Pixel Meta

Saiba como montar e cuidar do enxoval do seu hotel para garantir economia e satisfação

Tempo de leitura: 3 minutos
enxoval-hotel

Por Conamore Hotelaria

Investir em um enxoval de qualidade para o seu hotel é garantia de economia, praticidade e satisfação dos hóspedes, que vão reconhecer ali o cuidado e conforto que merecem e esperam.

De nada adianta um quarto bem decorado e bem equipado se os lençóis, toalhas, travesseiros, cobertores e colchas não forem agradáveis ao toque e envolverem de fato quem usa.

No entanto, a boa gestão dessas peças por parte da governança é fundamental para assegurar uma vida útil maior. Essa manutenção precisa ser feita de acordo com algumas recomendações, para assim, aumentar o tempo de uso do enxoval sem deixá-lo com carinha de velho.

Ficou interessado em como garantir um enxoval de qualidade, e como gerir os itens da melhor forma? Então, acompanhe a leitura a seguir.

É preciso contar para controlar

Ao enviar as roupas de cama e banho para os processos de lavagem e higienização, que geralmente, são feitos por lavanderias terceirizadas, é preciso que as camareiras façam a contagem das peças e registrem as quantidades retiradas de cada quarto. Assim, é possível manter o controle e evitar possíveis furtos e extravios. Ao retornar da lavanderia, a contagem deve ser feita novamente para checar se tudo que foi enviado, está de volta ao hotel.

Para um desempenho ainda mais eficaz, a recomendação é fazer um inventário mensal, discriminando todas as peças do hotel. Para realizar o inventário, será preciso envolver um grande número de pessoas e despender um certo tempo. Existem hoje em dia, no entanto, recursos tecnológicos que podem viabilizar e fazer esse processo de forma mais segura e rápida, como o uso de chips de identificação, por exemplo.

Produtos demais, tempo de menos

O enxoval de um hotel precisa ser resistente para passar sem danos pelos processos de lavagem e higienização que são feitos constantemente. Tecidos práticos, de fácil manutenção, secagem e manuseio, também precisam ser levados em consideração na hora da escolha dos itens de cama e banho.

Para assegurar mais rentabilidade com o enxoval comprado, vale ficar atento às quantidades e qualidades dos produtos químicos utilizados durante a lavagem das roupa de cama e de banho. Esses fatores são determinantes para uma maior ou menor longevidade do enxoval.

Uma dica interessante para preservar as peças é fazer um sistema de rodízio e não usar o enxoval que acabou de chegar da lavanderia antes de 48 horas para possibilitar, assim, a completa regeneração das fibras dos tecidos. Outras informações importantes sobre como gerir e fazer a manutenção correta dos artigos, você encontra aqui.

Qualidade em primeiro lugar

O cuidado com as peças e a boa gestão do enxoval são importantes e necessários, mas de nada adiantam se o estabelecimento não dispor de um aparato de cama e banho de qualidade. Itens inferiores podem até custar mais barato inicialmente, mas serão facilmente danificados, e os prejuízos para repor serão, certamente, maiores.

Por isso, preze pelo conforto e bem-estar de seu hóspede e de seu bolso. Invista em lençóis feitos em 100% algodão, de preferência Percal – tecido formado por trama (vertical) e urdume (horizontal) – que concilia densidade e suavidade. Tecidos mistos, com algodão e poliéster de boa procedência, por exemplo, também podem ser uma boa opção, já que são confortáveis, amarrotam menos e lavam e secam mais rápido. Em relação às toalhas, essa composição mista de algodão com poliéster é útil, porque facilita a secagem.

Existem também, opções de gramaturas que devem ser analisadas para ver qual se adequa melhor às necessidades do seu hotel. Quanto mais “grossa” for a toalha, melhor será a absorção e a maciez, porém, será um pouco mais demorado para secar.

Todas essas recomendações devem ser levadas em consideração. E, para saber mais, veja aqui outras dicas para a escolha do enxoval ideal.

Trouxemos aqui algumas orientações que podem fazer a diferença na gestão e na decisão de compra do enxoval do seu hotel. Elas servem como uma referência para ajudar sempre que for necessário. Caso tenha outras recomendações, compartilhe conosco!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.