Pixel Meta

A importância da manutenção preventiva para o seu hotel

Tempo de leitura: 2 minutos
a-importancia-da-manutencao-preventiva-para-o-seu-hotel

Ao se hospedar no seu empreendimento, o cliente espera que tudo funcione bem. Caso isso não aconteça, ele pode criar uma má impressão do seu meio de hospedagem, gerando assim, um marketing negativo o seu negócio.

Por isso, para agradar o hóspede, é fundamental executar as tarefas diárias evitando desperdícios. Afinal, a redução de custos atua diretamente no valor da diária e todo cliente adora um desconto ou preços abaixo da tabela. E para que isso seja possível, manter um programa de manutenção preventiva no seu estabelecimento é muito importante.

Continue a leitura e conheça os benefícios da manutenção preventiva e os principais passos para implementá-la na sua hospedagem.

O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é aquela que se realiza em móveis, dispositivos, equipamentos e utensílios com a finalidade de reduzir e/ou evitar a perda de desempenho gerado pelo tempo e desgaste natural.

No ramo hoteleiro, a manutenção preventiva é mais importante do que se possa imaginar. Tanto por questões de economia quanto pela segurança do hóspede.

Esperar uma máquina ou equipamento quebrar para realizar a troca, por exemplo, pode custar mais caro do que realizar a manutenção dela periodicamente para que ganhe tempo de vida útil.

Além disso, quando se trabalha com o público, é preciso ser muito atencioso com todos os detalhes para garantir o conforto e a integridade física das pessoas. Uma vez que o mal funcionamento de qualquer equipamento pode colocar em risco a vida dos hóspedes ou provocar uma experiencia ruim no seu meio de hospedagem.

Por exemplo, um aquecedor de água com desgaste pode ultrapassar o limite de temperatura e machucar seus clientes. Ou então, um ar condicionado depreciado, pode falhar ou não funcionar corretamente e acabar gerando insatisfação no seu hóspede.

Muitas vezes, essas situações sairão mais caro – para sua imagem ou para o seu bolso – do que investir na manutenção preventiva do seu estabelecimento.

Confira também o Hospedin Break, nosso podcast: Episódio 11 | O setor de manutenção e a satisfação do hóspede

Quais os benefícios?

Existem muitos benefícios de possuir um cronograma de manutenção preventiva na sua hospedagem. Alguns deles são:

  • Redução da incidência de defeitos;
  • Otimização do funcionamento dos equipamentos;
  • Identificação e correção de possíveis falhas antes mesmo do equipamento avariar;
  • Diminuição considerável dos custos;
  • Aumento da vida útil dos equipamentos;
  • Garantia de mais segurança para quem utiliza e para quem se beneficia dos dispositivos;
  • Registro histórico e atualizado sobre os utensílios do seu hotel.

Passos da manutenção preventiva

A manutenção preventiva constitui-se de alguns passos e você pode utilizar a lista abaixo como guia na hora de realizar a sua. No entanto, tenha em mente que cada caso é um caso e que é preciso jogo de cintura para não deixar nada de fora.

  1. Identificação e registro de todos os equipamentos, máquinas e utensílios do meio de hospedagem: cama, mesas, lençóis, chuveiros, louças, interruptores, aquecedores, televisores e assim por diante;
  2. Verificação do estado de conservação;
  3. Verificação da necessidade de troca de óleo ou fluidos; 
  4. Conferência da necessidade de reaperto/ajustes;
  5. Substituição de peças quando necessário;
  6. Realização de calibração de equipamentos;
  7. Registro dos resultados.

Leia também: Plano de manutenção hoteleira: passo a passo completo

Se você quer garantir uma ótima gestão hoteleira e ter um estabelecimento de excelência não pode deixar de realizar manutenções preventivas. Elas serão decisivas para a longevidade, economia e sucesso do negócio.

Você já realiza manutenção preventiva? Conte para nós a sua experiência deixando um comentário!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.