Ao se hospedar no seu empreendimento, o cliente espera que tudo funcione bem. Caso isso não aconteça, ele pode criar uma má impressão do seu meio de hospedagem, gerando assim, um marketing negativo o seu negócio.
Por isso, para agradar o hóspede, é fundamental executar as tarefas diárias evitando desperdícios. Afinal, a redução de custos atua diretamente no valor da diária e todo cliente adora um desconto ou preços abaixo da tabela. E para que isso seja possível, manter um programa de manutenção preventiva no seu estabelecimento é muito importante.
Continue a leitura e conheça os benefícios da manutenção preventiva e os principais passos para implementá-la na sua hospedagem.
O que é a manutenção preventiva?
A manutenção preventiva é aquela que se realiza em móveis, dispositivos, equipamentos e utensílios com a finalidade de reduzir e/ou evitar a perda de desempenho gerado pelo tempo e desgaste natural.
No ramo hoteleiro, a manutenção preventiva é mais importante do que se possa imaginar. Tanto por questões de economia quanto pela segurança do hóspede.
Esperar uma máquina ou equipamento quebrar para realizar a troca, por exemplo, pode custar mais caro do que realizar a manutenção dela periodicamente para que ganhe tempo de vida útil.
Além disso, quando se trabalha com o público, é preciso ser muito atencioso com todos os detalhes para garantir o conforto e a integridade física das pessoas. Uma vez que o mal funcionamento de qualquer equipamento pode colocar em risco a vida dos hóspedes ou provocar uma experiencia ruim no seu meio de hospedagem.
Por exemplo, um aquecedor de água com desgaste pode ultrapassar o limite de temperatura e machucar seus clientes. Ou então, um ar condicionado depreciado, pode falhar ou não funcionar corretamente e acabar gerando insatisfação no seu hóspede.
Muitas vezes, essas situações sairão mais caro – para sua imagem ou para o seu bolso – do que investir na manutenção preventiva do seu estabelecimento.
Confira também o Hospedin Break, nosso podcast: Episódio 11 | O setor de manutenção e a satisfação do hóspede
Quais os benefícios?
Existem muitos benefícios de possuir um cronograma de manutenção preventiva na sua hospedagem. Alguns deles são:
- Redução da incidência de defeitos;
- Otimização do funcionamento dos equipamentos;
- Identificação e correção de possíveis falhas antes mesmo do equipamento avariar;
- Diminuição considerável dos custos;
- Aumento da vida útil dos equipamentos;
- Garantia de mais segurança para quem utiliza e para quem se beneficia dos dispositivos;
- Registro histórico e atualizado sobre os utensílios do seu hotel.
Passos da manutenção preventiva
A manutenção preventiva constitui-se de alguns passos e você pode utilizar a lista abaixo como guia na hora de realizar a sua. No entanto, tenha em mente que cada caso é um caso e que é preciso jogo de cintura para não deixar nada de fora.
- Identificação e registro de todos os equipamentos, máquinas e utensílios do meio de hospedagem: cama, mesas, lençóis, chuveiros, louças, interruptores, aquecedores, televisores e assim por diante;
- Verificação do estado de conservação;
- Verificação da necessidade de troca de óleo ou fluidos;
- Conferência da necessidade de reaperto/ajustes;
- Substituição de peças quando necessário;
- Realização de calibração de equipamentos;
- Registro dos resultados.
Leia também: Plano de manutenção hoteleira: passo a passo completo
Se você quer garantir uma ótima gestão hoteleira e ter um estabelecimento de excelência não pode deixar de realizar manutenções preventivas. Elas serão decisivas para a longevidade, economia e sucesso do negócio.
Você já realiza manutenção preventiva? Conte para nós a sua experiência deixando um comentário!