Pixel Meta

Administração de Hostel: dicas para aumentar os resultados

Tempo de leitura: 4 minutos
administração hostel


Os Hostels estão se espalhando pelo Brasil sendo um mercado novo, porém, em plena ascensão. Este tipo de hospedagem que foge aos padrões dos hotéis tradicionais caiu no gosto dos jovens viajantes, principalmente.

Se você tem um Hostel ou pensa em ter um, aqui vão algumas dicas muito importantes para aumentar os resultados de seu empreendimento.

Dica 1: Tenha um Plano de Negócios

Com certeza, sua intenção é que tudo dê certo, mas, para que isso ocorra, é necessário fazer um cuidadoso planejamento.

Um plano de negócios nada mais é do que identificar as principais variáveis envolvidas em um empreendimento. Algumas questões precisam ser respondidas, como por exemplo, quem é o comprador do seu produto? É possível ter um custo comercialmente viável? Seu projeto é lucrativo?

Inúmeras outras questões a serem analisadas são determinantes para o sucesso ou fracasso do empreendimento e a busca por essas respostas tem boas chances de gerar conhecimento, diminuindo incertezas e conseqüentemente os riscos para o empreendedor.

O plano de negócios é uma ferramenta necessária para quem está iniciando o processo de abertura de um Hostel, porém também é fundamental para quem já abriu seu negócio e não tem um caminho determinado ou planejado. Ele é fundamental para acompanhar se os resultados esperados estão sendo atingidos e se não estão, como atingí-los.

Os principais pontos a serem analisados do Plano de Negócios são:

  • Análise de Mercado;
  • Plano de Marketing;
  • Plano Operacional;
  • Plano Financeiro;
  • Construção de Cenários;
  • Avaliação Estratégica.

Para entender melhor o que significa cada ponto apresentado e criar seu plano de negócios, recomendamos o download do manual que o SEBRAE preparou para auxiliar os empreendedores.

O plano irá ajudá-lo a concluir se sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, sobre seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Ao final, seu plano irá ajudá-lo a responder a seguinte pergunta: “Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?”.

Dica 2: Crie um ambiente acolhedor, aconchegante e convidativo

Não é necessário grandes investimentos para criar um ambiente aconchegante. Primeiramente, é necessário definir um tema ou uma abordagem, ou seja, o que você quer transmitir ao seu hóspede quando ele chegar em seu estabelecimento, ou quando ele vir as fotos através de suas ferramentas de marketing.

A grande tendência dos Hostels atuais é investir em ambientes coletivos que permitam a integração de seus hóspedes, como por exemplo: sala de TV, sala de jogos e internet, cozinha e área para churrasqueira.

O público alvo dos Hostels geralmente é de viajantes solitários, jovens casais e pequenos grupos, que prezam por essa integração, buscam conhecimento e troca de culturas. Investir em pufs, sofás, mesas e tapetes para esses ambientes é fundamental para promover essa integração, além dos murais de fotos e recados que, também, são uma boa pedida.

Dica 3: Abuse de ferramentas de Marketing Digital

A medida que o mundo caminha em direção à tecnologia, cada vez mais devemos nos preocupar com a forma com que nosso cliente nos enxerga nesse ambiente e se estamos visíveis ou disponíveis para que eles nos encontrem nos meios digitais.

Por esse motivo, torna-se necessário e imprescindível saber utilizar as ferramentas de marketing digital como estratégia para captar novos hóspedes e aumentar o resultado de seu Hostel.

marketing-digital-para-hoteleiros

Para se aprofundar um pouco mais nesse assunto, temos um artigo específico sobre isso em nosso blog, uma leitura que vale a pena, segue link para acesso: clique aqui

Dica 4: Capacite-se e capacite sua equipe

Com a demanda crescente de pessoas investindo no mercado de Hostels e com o hóspede se tornando cada vez mais exigente, cresce proporcionalmente a necessidade de investir-se em capacitação.

Capacitar profissionais se tornou algo fundamental, pois na maioria das vezes valorizar funcionários que correspondem às necessidades da empresa e que trabalham de forma adequada e produtiva tem apresentado resultados bastante positivos.

Além disso, para que uma empresa ganhe espaço e credibilidade é importante que tenha uma excelente equipe e, consequentemente, ofereça ao mercado um produto ou serviço de qualidade.

Leia também: 5 dicas de treinamento para a sua equipe hoteleira

Porém, de pouco adianta treinar sua equipe se você não estiver preparado para gerir seu estabelecimento, esse é um dos principais motivos da causa de fracasso nas empresas, a falta de preparo de seus proprietários na parte de gestão.

Abaixo listamos alguns dos benefícios alcançados com a capacitação nas empresas:

  • Redução de custos;
  • Ambiente de trabalho agradável;
  • Diminuição na rotatividade de pessoal;
  • Empresa mais competitiva;
  • Elevação na produtividade;
  • Qualidade no atendimento com o cliente;
  • Participação efetiva do colaborador na empresa;
  • Melhora na comunicação entre empregador e empregado.

Investir na capacitação e treinamento dos funcionários, é investir no SUCESSO do seu Hostel.

5. Conheça o seu hóspede

Conhecer melhor seu cliente é a chave de sucesso de qualquer empresa. O desafio é como executar esta tarefa.
Para conseguir entender as necessidades, perfil e anseios dos clientes o quesito fundamental é manter um bom relacionamento com eles, principalmente, no setor das hospedagens onde é possível de fato acompanhar toda a trajetória dele no estabelecimento.

Ouvir sugestões, analisar reclamações e executar as melhorias sugeridas é um começo. Partimos do princípio de que o cliente que nos revela suas frustrações e sugestões de melhorias esperando nosso retorno quanto às necessidades apresentadas. Se resolvermos, a chance de ele retornar é grande, no entanto, se o cliente sai insatisfeito e não se pronuncia tem chances ainda maiores de não voltar mais.

Conhecer o cliente é uma iniciativa que envolve toda a empresa, todos os colaboradores precisam estar atentos às necessidades dos hóspedes e o que eles procuram quando se hospedam no Hostel.

De acordo com a revista Exame existem quatro perguntas fundamentais para conhecer seu cliente:

Quem é o cliente?
O que fez o cliente procurar você?
O que você vende?
O que ele acha da concorrência?

Respondendo a estas perguntas você conseguirá identificar o perfil do seu hóspede e a expectativa dele com relação ao seu Hostel. Seu cliente é a sua melhor fonte de informações, não desperdice a oportunidade.

Vocês notaram que com algumas ações, boa vontade e organização é possível aumentar os resultados de seu Hostel? Se tiver alguma dica ou dúvida, deixe um comentário aqui embaixo. Vamos adorar conhecê-lo melhor e ajudá-lo!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.