Se você é um hoteleiro antenado com a modernidade, mas principalmente, uma pessoa que entende que o uso da tecnologia na hotelaria se tornou fundamental para o crescimento, gestão e bons resultados do hotel, deve buscar entender o que é B.I.
Já conhece o termo? Se sim, aprofunde-se na leitura desse artigo, mas se não conhece leia com mais vontade ainda. Esse termo está presente na hotelaria e impacta nessa atividade de forma muito útil. As ferramentas presentes permitem acessar, analisar dados e utilizá-los de forma estratégica para o sucesso do seu empreendimento.
Vamos lá? Boa leitura.
A tradução literal de Business Intelligence é Inteligência de Negócios, ou seja, é fazer uso de dados e informações do seu hotel de forma inteligente para alcançar resultados reais. O B.I são processos de coleta e análise de dados com o objetivo de fornecer informações estratégicas para um negócio.
Isso quer dizer que os diversos relatórios que você tem acesso via software de hotelaria não são apenas mais uns relatórios, mas sim instrumentos-base para a tomada de decisões.
Esse termo é bastante disseminado no mundo dos negócios em geral, e, também se estende para a atividade hoteleira. Afinal, como o B.I pode ser aplicado no hotel?
O Business Intelligence deve ser usado no hotel igualmente como se usa nas empresas, claro que com a realidade do seu estabelecimento e com um objetivo em foco.
Leia também: Guia de definição de metas na hotelaria
Assim, os processos e métodos de coleta de informações, o armazenamento e a análise de dados são apresentados em painéis e gráficos de forma que a visualização proporciona confiabilidade e segurança para agir estrategicamente.
A visualização de dados por si só já auxilia no entendimento de quem os vê, pois, as pessoas são bastante visuais e sensíveis às formas e cores dos gráficos, por exemplo.
As visualizações de dados mostram as informações de maneira mais acessível e compreensível.
Depois desse primeiro impacto visual, é necessário entrar nos meandros dos gráficos e relatórios que o B.I pode oferecer.
Nesse caso, faça anotações de tendências e padrões que se apresentarem nos gráficos e crie estratégias em reuniões com os funcionários de aprimoramento dos serviços, se for fazer de forma manual a análise.
Agora, se tiver uma ferramenta de B.I integrada ao PMS, analise os dados que essa ferramenta te oferece e parta para a reunião.
De antemão, o nome já diz muito, pois é fazer o seu negócio caminhar de forma inteligente e que vise o lucro, mas se ganha muito mais com a escolha dessa ferramenta.
Gerir o hotel dessa forma é antever os possíveis problemas e gerenciá-los de modo que não alcancem o seu hóspede.
O Business Intelligence analisa as informações do mercado hoteleiro para que você possa criar oportunidades de negócio melhores para você e para o seu cliente.
Em um hotel para que o hóspede saia com a melhor experiência e falando bem do seu estabelecimento, a estadia dele precisa ser excepcional dentro do que ele reservou de acordo com a promessa.
Dessa forma, todos os quartos devem condizer com o que se propõem. Se é luxo, precisa ter os itens que compõem os quartos de alto nível também.
O BI auxilia na verificação dessas falhas.
Solte o play e saiba mais:
A utilização do B.I permite a identificação de gargalos nos procedimentos e serviços e possíveis insatisfações dos hóspedes.
Com esses dados em mãos, o hoteleiro pode aprimorar os serviços, melhorando-os de forma que o hóspede possa constatar na sua próxima vinda ao estabelecimento.
Isso tudo ainda fideliza o hóspede.
Como a ferramenta é capaz de mostrar uma fotografia do seu negócio, é fato que nem tudo será resolvido de imediato. Até porque isso envolve investimentos, não é mesmo? No entanto, essa mesma fotografia do hotel mostra o que é prioridade, ou seja, o que está no topo da lista para ser melhorado no seu hotel. Comece por aí.
É muito particular a escolha da plataforma de Business Intelligence, mas o primordial é que com uma boa plataforma de B.I, todas as informações importantes ficam dispostas de maneira visual e objetiva.
Fácil de serem compreendidas pelo usuário e usufruídas nas melhores estratégias de negócio pela gestão.
Dessa forma, a análise dos dados sai do setor de TI e se expande para todos os interessados em fazer o hotel crescer.
Deve-se lembrar que a alimentação do sistema hoteleiro é vital para que tudo corra bem e, por isso, mantenha os colaboradores cientes de que independente da plataforma escolhida ou do software hoteleiro que o hotel possua, nada vale se não tiver alimentação dos dados.
Pode-se dizer que essa é a ferramenta de B.I mais conhecida pelas empresas e trabalha com computação na nuvem.
Uma das melhores funcionalidades do Watson é entender perguntas feitas em linguagem simples, com suas próprias palavras, para a obtenção de respostas e, por isso, pode ser usada por qualquer funcionário e não só um analista.
Essa é uma ferramenta de B.I gratuita. Essa plataforma faz conexão com outras plataformas do Google e por isso é tão amada.
Além disso, gera relatórios de fácil compreensão, personalizados e que podem ser compartilhados.
Essa plataforma provém de uma gigante no mercado de informática e consegue integrar diferentes fontes de dados, como planilhas de Excel, redes sociais, aplicativos na nuvem etc.
Esse tipo de B.I consegue disponibilizar os gráficos e métricas para visualização em desktop, tablet e smartphone.
Tecnologia na hotelaria é algo que não tem volta, contrário a isso, só veio para ajudar no seu crescimento e consolidação.
Por isso, invista na ferramenta de Business Intelligence para administrar os dados do hotel por meio de softwares, você verá que as ações serão mais direcionadas e eficientes.
Nós não ficamos de fora, pois o Hospedin te ajuda a fazer a captação e gestão desses dados, gerando relatórios que nortearão as melhores estratégias de crescimento do seu hotel. Peça um teste grátis agora mesmo e confira!
Complemente sua leitura, solte o play:
Nós vivemos na era da informação e da velocidade, consumidores conectados e ágeis requerem um…
Na hotelaria, a qualidade operacional e a experiência do hóspede são fundamentais para o sucesso…
Por Aline Silva Eis a pergunta que não quer calar: como melhorar a experiência do…
No setor hoteleiro, a eficiência na administração das reservas não só impacta diretamente na ocupação…
Nos últimos anos, a Black Friday deixou de ser um evento exclusivo do varejo e…
Para garantir uma experiência impecável e organizada, os meios de hospedagem precisam lidar com um…
Ver comentários
Excelente matéria. Fiquei com uma dúvida. O hospedin possui integração com o Microsoft Power BI? Consigo obter dados direto do hospedin para meu relatório Power Bi?