A computação em nuvem ganhou seu espaço nos últimos anos e, atualmente, todas as grandes empresas investem em soluções dentro desse segmento. Afinal, ela permite que sistemas rodem em um ambiente externo, que possa ser acessado de qualquer lugar, eliminando a necessidade de um hardware próprio.
Mas, de que maneira a computação em nuvem pode ajudar na gestão de uma pousada? Como ela pode te ajudar a oferecer um melhor atendimento e ainda cortar gastos?
Continue a leitura e confira 3 principais vantagens da computação em nuvem.
1) Gaste apenas o que usar
Quando uma empresa utiliza um software de gestão tradicional, ela precisa fazer um grande investimento em equipamentos. Para que o sistema funcione bem, será necessário comprar um servidor mais robusto, que representará uma grande despesa para a pousada. Então, além desses custos em hardware, existirá ainda os custos operacionais de manutenção.
Por outro lado, com um sistema de computação em nuvem, esses custos são eliminados. Pois, como o software e as informações armazenadas estão num ambiente externo, não há a necessidade de investir em um servidor próprio com grande capacidade de processamento.
Sendo assim, com a computação em nuvem, você paga um plano que atenda às suas necessidades e o software roda em um servidor de uma empresa especializada.
Ainda, os sistemas de gestão em nuvem oferecem a vantagem de serem facilmente escaláveis. Ou seja, com o crescimento do movimento e das operações da pousada, é possível contratar uma maior capacidade do servidor externo, sem necessitar arcar com custos extras de hardware.
Leia também: Software para hotéis: online x offline
2) Garanta maior segurança das informações
Outra grande vantagem proporcionada por um software em nuvem é a segurança das informações e a redução dos custos com a perda de dados. Isso porque, os dados ficarão armazenados em um servidor externo e não em um servidor dentro da pousada.
Desta forma, as informações da pousada ficam protegidas contra acidentes como incêndios, picos de luz e alagamentos, por exemplo. Com isso, você garante que não perderá informações essenciais como lista de fornecedores, cadastros de clientes, histórico da pousada e uma série de outros dados importantes.
Além disso, caso opte por um sistema em nuvem de qualidade, serão realizados backups sistemáticos nos seus dados, de modo a garantir a segurança das informações importantes ao longo do tempo. E não só isso: empresas sérias neste ramo possuem uma equipe treinada para realizar um bom serviço de suporte online. Esta equipe estará preparada para resolver prontamente quaisquer tipos de problemas que o sistema apresente.
3) Melhore o atendimento ao cliente com menos custos
A computação em nuvem traz ainda uma vantagem primordial em relação aos softwares de gestão tradicionais: a mobilidade. Ou seja, você pode realizar uma série de tarefas como agendamento de reservas, consultas de relatórios financeiros e visualização de disponibilidade de quartos, por exemplo, diretamente de casa ou de qualquer outro lugar.
Logo, é possível oferecer um serviço com maior qualidade ao hóspede sem precisar, necessariamente, contratar mais funcionários.
Por fim, a contratação de um software de gestão que utilize a computação em nuvem deve ser vista não como um gasto, mas um investimento de longo prazo. Ele proporcionará à sua pousada mais segurança das informações, mobilidade no atendimento aos clientes e uma maior flexibilidade no uso da tecnologia, sem a necessidade de investir em hardware.
Estas características de um sistema em nuvem, além de melhorar os processos internos e o atendimento ao cliente, vão permitir uma expressiva redução de custos na sua pousada.
Faça o seu negócio crescer
Confira a opinião de quem já usa um sistema em nuvem:
Compartilhe sua opinião sobre como a computação em nuvem pode reduzir os custos da sua pousada. Deixe seu comentário!