Pixel Meta

Por que você precisa de um software de produtividade hoteleira?

Tempo de leitura: 7 minutos
software-produtividade-hoteleira

Produtividade é uma palavrinha que ficou famosa nos últimos tempos. Em épocas de grandes demandas de informações, agilidade e conexão, ser produtivo parece uma habilidade indispensável. E quando se fala em hotelaria, o software de produtividade hoteleira se torna um aliado nessa missão.

Como assim, software de produtividade hoteleira?

O que ele tem de diferente dos outros PMSs?

Esta é a questão que vamos responder nas próximas linhas. Pois existem diferenças, sim!

Para começar, é preciso entender que ser produtivo não significa fazer muitas coisas durante o dia ou executar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Ser produtivo é conseguir fazer a coisa certa, na hora certa. Ou seja, dedicar o seu tempo àquilo que fará o negócio crescer de verdade.

Dito isto, saiba que é possível contar com um sistema de gestão nesta jornada fazendo com que o hoteleiro tenha um dia a dia mais produtivo e tranquilo. Apesar de parecer difícil, isso pode acontecer com você.

Se deseja aprender mais sobre este assunto e de que forma um software de produtividade hoteleira pode ajudar no sucesso do seu negócio, você está no lugar certo.

E antes de qualquer coisa, vou explicar brevemente o que significa produtividade na prática. Afinal, para entender como esse tipo de sistema hoteleiro fará a diferença no seu estabelecimento, precisamos compreender o conceito de produtividade, que por muitas vezes causa confusão entre as pessoas.

Continue aqui para conferir.

Produtividade no dia a dia hoteleiro

É comum encontrarmos hoteleiros que chegam no final do dia exaustos após executar diversas atividades acreditando que tiveram um dia produtivo. E isso acontece com muitos empreendedores por aí.

Contudo, produtividade está muito além da execução de tarefas rotineiras.

Ser produtivo é dedicar tempo àquilo que fará o seu negócio crescer. E com isso, o hoteleiro precisa aprender a delegar funções que podem ser executadas pela equipe hoteleira.

Delegar nem sempre é fácil, mas esse é assunto que renderia um artigo inteirinho só sobre ele.

O importante aqui é saber que se o hoteleiro passa seu dia checando reservas, anotando recados, tirando pó da recepção, conferindo os itens do café da manhã sem dedicar tempo a gestão dos indicadores de resultado do hotel, por exemplo, não está sendo produtivo afinal.

Essa realidade costuma assustar as pessoas que acreditam ser produtivas ao realizar muitas tarefas no dia ou que fazem diversas coisas ao mesmo tempo.

Para os estudiosos de produtividade, como Christian Barbosa, encher o dia com tarefas pouco relevantes é um verdadeiro tiro no pé.

Ser produtivo está diretamente ligado a entrega de resultados efetivos, dedicando tempo e se mantendo organizado para trabalhar no que é importante para o crescimento da empresa. Delegando e gerenciando as demais atividades com apoio de sistemas.

Como é o caso de um software de produtividade hoteleira, a exemplo do Hospedin.

Características do software de produtividade hoteleira

Um bom sistema de produtividade hoteleira não apenas simplifica as operações diárias como também pode ajudar a elevar a experiência do hóspede a um novo patamar.

Então, chegou a hora de conferir algumas funcionalidades essenciais desta ferramenta para a sua gestão:

  • Gerenciamento eficiente de reservas: um software de produtividade hoteleira permite que o controle das reservas seja realizado de forma simples e centralizada, utilizando um Mapa de Reservas, por exemplo. Desta forma, fica muito mais fácil verificar as disponibilidades e situação de cada quarto em tempo real.
  • Agilidade no check-in e checkout: ao optar por um sistema intuitivo e prático de utilizar, como o Hospedin, a equipe de reservas consegue realizar o check-in e checkout do hóspede em poucos cliques, reduzindo assim, a demora no atendimento e as filas na recepção.
  • Ferramentas de relatórios e análises: um software de produtividade hoteleira fornecerá os dados mais importantes para sua gestão de maneira organizada. Relatórios de vendas, de ocupação, entre outros, para você possa embasar as tomadas de decisões.
  • Histórico de estadas: essa funcionalidade é muito interessante para que você possa oferecer um serviço cada vez mais personalizado. Ao manter todas as informações do hóspede centralizadas, você pode ter acesso a todo o histórico dele de forma rápida e atendê-lo de forma única.
  • Usabilidade e facilidade de navegação: o dia a dia na hotelaria é corrido, então, é preciso que o software seja intuitivo e prático. Este fator contribui para a produtividade do time como um todo e facilita o treinamento de novos colaboradores.
  • Apoio financeiro: a parte financeira geralmente é uma preocupação para os hoteleiros. Quando se utiliza um sistema hoteleiro para dar apoio nesta área, fica muito mais fácil gerenciar os pagamentos e recebimentos da hospedagem.

5 motivos pelos quais a hospedagem precisa de um software de produtividade hoteleira

Estamos em um momento onde a experiência do hóspede é cada vez mais valorizada e o tempo é um dos recursos mais escassos. Sendo assim, a adoção de um software de produtividade hoteleira é mais do que uma escolha, é uma necessidade para qualquer hospedagem que queira se manter competitiva no mercado.

Confira 5 motivos pelos quais você precisa utilizar essa ferramenta no seu negócio:

1 – Mais eficiência operacional: ao simplificar as tarefas rotineiras e automatizar processos, você ganha mais eficiência em processos manuais e operacionais do dia a dia.

2 – Experiência 5 estrelas para o hóspede: da reserva ao checkout, a experiência do hóspede é aprimorada em todas as etapas com a utilização de um software de produtividade hoteleira eficiente. Check-ins rápidos, comunicação personalizada e atendimento ágil são apenas algumas maneiras pelas quais ele pode ajudar com isso.

3 – Tomada de decisões embasadas: softwares de produtividade hoteleira oferecem relatórios, indicadores e métricas baseados em dados reais e atualizados que auxiliam nas decisões importantes do empreendimento.

4 – Gestão simplificada de reservas: tudo fica centralizado e organizado em um único lugar e de forma segura. 

5 – Competitividade: em um mundo cada vez mais digital, a hospedagem precisa se adaptar. Sendo assim, um software de produtividade não é apenas uma atualização tecnológica é um passo importante para a longevidade do negócio.

Software de produtividade hoteleira Hospedin versus outros PMSs

Hoje em dia, o mercado conta com uma variedade enorme de sistemas de gestão hoteleira e isso é ótimo, principalmente para os hoteleiros.

O grande desafio passa a ser a escolha do melhor software de hotelaria que atenda às necessidades da pousada ou do hotel. E dentre todas as possibilidades possíveis, alguns sistemas tendem a se destacar.

Um software de produtividade hoteleira é um desses exemplos.

Totalmente voltado a melhorar a qualidade do dia a dia do hoteleiro, o software de produtividade hoteleira, assim como o Hospedin, foi idealizado para trazer mais tempo, organização e gestão de resultados para o mercado hoteleiro.

Para que não restem dúvidas sobre as diferenças entre um software de produtividade hoteleira e os outros PMSs do mercado, preparamos uma breve comparação.

Veja só:

software-de-produtividade-hoteleira

Perceba que um software de produtividade hoteleira entrega mais do que gestão de reservas. Ele vai além, otimizando o dia a dia do hoteleiro e da sua equipe através de processos simples, seguros e claros.

Automatizar um hotel e inseri-lo no mundo da tecnologia pode ser doloroso quando se opta por sistemas complexos e engessados. Diante de uma situação como essa, o hoteleiro pode desistir de informatizar seu negócio e, consequentemente, não colherá os bons frutos de uma gestão hoteleira completa e conectada.

Por isso, um sistema simples e prático como o Hospedin pode ser a melhor opção.

Veja nosso Mapa de reservas, por exemplo. De forma visual e prática, é possível acompanhar a ocupação da hospedagem e fazer ajustes, conforme necessário:

mapa-de-reservas-organizado

O Hospedin é para mim?

Sim. Não é atoa que o PMS Hospedin, nosso software de produtividade hoteleira, está no mercado desde 2014 e acompanha muitos hoteleiros desde o início de sua jornada na hotelaria.

Além de possuir todos os atributos já mencionados anteriormente, existem muitos outros aspectos que o tornam único:

  • Suporte de primeira: sabemos que a gestão de uma hospedagem é cheia de desafios, por isso, nossa equipe presta um atendimento especial. De forma consultiva e única, buscamos que o nosso cliente tenha sempre sua necessidade atendida com agilidade
  • Treinamento semanais ao vivo: os clientes Hospedin contam com treinamentos toda semana ao vivo com nosso time de Relacionamento com o cliente. Nestas oportunidades, hoteleiros e sua equipe têm a chance de interagir e tirar todas as dúvidas.
  • Sistema modularizado: sabemos que a utilização de um sistema muito complexo pode ser uma dificuldade para os pequenos hoteleiros. Por isso, o Hospedin é modularizado, de forma que conforme o gestor vá se familiarizando com a ferramenta, ele possa incorporar novas funcionalidades.
  • Software em nuvem: o Hospedin é um sistema em nuvem, ou seja, você pode acessar sua hospedagem com segurança e rapidez de qualquer lugar conectado à internet.
  • Backup automático: todas as informações ficam salvas de forma segura para que você não perca nada.

Tudo isso e muito mais!

Assista também:

Ser produtivo ou não ser, eis a questão!

Se você chegou até aqui e ainda tem dúvidas sobre o seu nível de produtividade, saiba que isso é mais comum do que parece.

Para descobrir se você é produtivo, faça a seguinte pergunta: as minhas tarefas do dia a dia podem ser delegadas sem prejuízo?

Se a resposta for sim, você é um hoteleiro ocupado, mas não produtivo.

Já se a resposta for não, é sinal de que está dedicando seu tempo às atividades corretas. Ou seja, aquelas que influenciam diretamente no sucesso do seu estabelecimento.

E para ser mais produtivo, liste suas tarefas e defina aquelas que poderá delegar. Com o auxílio de um software de produtividade hoteleira essa missão se torna mais simples.

A partir disso, você terá mais tempo para pensar na estratégia de crescimento da sua pousada ou do hotel.

Você também pode gostar de ler: Um software de gestão hoteleira que vai transformar sua produtividade.

Antes de ir embora, conta pra gente nos comentários abaixo: você se considera um hoteleiro ocupado ou produtivo?

gerenciamento-de-hotel

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.