Está sentindo que o movimento está morno, que sua hospedagem não está atingindo o pleno potencial que tem? Gostaria divulgar o seu hotel por todo o Brasil? Que tal destacar a localização da sua pousada e, ainda, encantar e atrair potenciais hóspedes? Pois saiba que o caminho ideal para atingir tudo isso pode estar a um clique de distância, nas redes sociais!
Se você mergulhou de cabeça no setor hoteleiro e agora precisa garantir a prosperidade do investimento, as redes sociais podem ser excelentes aliadas nesse processo.
Eis uma forma de conquistar credibilidade e visibilidade perante futuros e atuais clientes. Mas atenção — não bastar simplesmente criar uma página no Facebook ou Instagram e dar o projeto por terminado, deixando-a às moscas, sem atualizações.
Antes de mais nada, é preciso lançar mão de estratégia e planejamento. Mas como fazer isso? Confira aqui algumas dicas sobre como usar as redes sociais para atrair e fidelizar hóspedes.
Quando se fala em rede social, a primeira coisa que vem à mente é o Instagram, correto? Pois saiba que existem uma infinidade de redes. Quer exemplos? Twitter, Facebook, Youtube, TikTok e Tumblr, por exemplo.
E as empresas utilizam todas elas em seu favor, a depender do público e da proposta. Para fazer um marketing digital mais eficaz, procure identificar qual é a melhor rede para atingir seus clientes e quais recursos cada uma delas pode oferecer.
Os hóspedes fazem mais uso dos poucos caracteres do Twitter? Da versatilidade e onipresença do Facebook? Assistem constantemente vídeos pelo Youtube?
Faça pesquisas, converse com o público, pergunte diretamente aos visitantes. E atenção: não é preciso optar por uma ou por outra. A escolha não é necessariamente única — ou seja, você pode combinar uma ou mais redes. Só se certifique de que todas sejam alimentadas e atualizadas com frequência!
Confira: As melhores práticas de gerenciamento de redes sociais para hoteleiros
Decidiu criar um perfil em alguma rede social para o seu hotel? Ótimo, mas mantenha-a atualizada! Um perfil sem movimento pode passar uma ideia de desleixo e pouco profissionalismo.
Se você for de fato investir no marketing digital, certifique-se de que irá alimentar a página e postar conteúdo para seus seguidores.
Providencie fotos do hotel, dos aposentos, de locais cruciais como piscina, salão de jogos. Grave vídeos publicitários, divulgue notas, promoções, opiniões e impressões dos clientes. O importante é manter a rede ativa!
As redes sociais viraram excelentes espaços de comunicação entre clientes e empresas. Com um hotel, isso não é diferente.
Através de mensagens, postagens ou comentários, os seus hóspedes poderão estabelecer contato, e é importante respondê-los.
Tire dúvidas, dê um parecer sobre questionamentos e reclamações, fique atento às queixas e procure encontrar solução para os problemas.
Use a rede para criar um diálogo aberto com seus hóspedes e — o mais importante — faça com que se sintam escutados, prestigiados. Mostre que a opinião deles importa!
Hoje em dia, diversos programas e dispositivos asseguram não apenas uma contagem precisa dos visitantes e do tráfego da página, como também estatísticas específicas e detalhadas do comportamento dos visitantes: tempo de acesso, de onde vieram, onde clicaram etc.
Instale um desses aplicativos e tenha controle maior sobre os acessos à sua página.
Interprete e utilize esses dados a favor de sua empresa. Veja o que gera mais interesse (quais foram as postagens mais comentadas, mais compartilhadas?) e o detecte aquilo que requer melhorias.
As estatísticas podem ser poderosas aliadas para dar um up no seu hotel!
E então, o que achou dessas dicas? Tem outras ideias sobre como usar as redes sociais para atrair hóspedes? Conte pra gente nos comentários!
Leia também – Reels na hotelaria: como usa-lo na sua estratégia de marketing?
Nós vivemos na era da informação e da velocidade, consumidores conectados e ágeis requerem um…
Na hotelaria, a qualidade operacional e a experiência do hóspede são fundamentais para o sucesso…
Por Aline Silva Eis a pergunta que não quer calar: como melhorar a experiência do…
No setor hoteleiro, a eficiência na administração das reservas não só impacta diretamente na ocupação…
Nos últimos anos, a Black Friday deixou de ser um evento exclusivo do varejo e…
Para garantir uma experiência impecável e organizada, os meios de hospedagem precisam lidar com um…