Se você se interessou pelo título desse artigo é porque sabe que um gestor de canais pode contribuir consideravelmente nos seus processos de reservas e vendas.
Além de ser uma ferramenta que organiza, agiliza e traz segurança para o trabalho do dia a dia, o gestor de canais pode aumentar a sua visibilidade na vitrine dos canais terceirizados, ou seja, pode fortalecer seu potencial de vendas.
Quando o hoteleiro está em busca de sistemas que o ajudem a vender mais e melhor, o gestor de canais, também conhecido como channel manager, aparece na lista entre os mais cotados.
É por este motivo que nós escrevemos um artigo com 7 dicas de ouro para ajudá-lo na escolha desse sistema. Pois desta forma, você terá o retorno de cada real investido no seu gestor de canais.
Sendo assim, confira o que você vai encontrar nesse artigo:
Antes de partir para a escolha da melhor ferramenta, é preciso entender como o gestor de canais ajuda o seu meio de hospedagem.
Esse entendimento é premissa consistente para fazer uma escolha que atenda a sua real necessidade.
É importante ressaltar que o channel manager não vai resolver todos os seus problemas relacionados a quantidade de vendas. Isso quer dizer que ele não vai fazer vendas sozinho.
O gestor de canais tem duas grandes funções dentro do meio de hospedagem:
Veja que o trabalho e o tempo do hoteleiro pode ser otimizado com o gestor, mas não substituído.
Para que a ferramenta entregue o seu melhor resultado e retorne o valor investido é preciso que todas as configurações sejam feitas, os anúncios sejam caprichados, o tarifário esteja atualizado e que o hoteleiro use a ferramenta nas suas estratégias de venda.
Desta forma, o gestor de canais fará uma administração completa de todas as reservas vendidas nos seus canais de venda (ainda que você trabalhe com poucos) atualizando as disponibilidades automaticamente em todos os pontos de venda. Sem dor de cabeça ou confusão.
Para saber com detalhes como o channel manager funciona leia o artigo: Channel Manager: 6 vantagens de utilizar na gestão das reservas
Portanto, destaca-se como as principais vantagens do gestor de canais:
Quando falamos em vantagens estratégicas, ainda podemos citar que a adesão a um channel manager eleva o nível de gestão do meio de hospedagem que passa a olhar suas vendas pela capacidade de potencialização.
Ou seja, o hoteleiro passa a vender mais, mas também a vender melhor, com melhor preço, atraindo hóspedes alinhados com seu valor de entrega e mantendo uma taxa de ocupação saudável.
Uma vez que você deseja aderir ao gestor de canais, confira o que não pode ficar de fora na hora de escolher o melhor:
1) Integração com os demais sistemas
O channel manager é potencializado se você o tiver integrado ao seu sistema de gestão hoteleira e ao seu motor de reservas. Isso porque, as reservas vinda desses canais também passarão pelo channel, que atualizará a disponibilidade em todos os canais, como já vimos antes.
Até porque, você seguirá fazendo reservas diretas, no balcão e tudo mais.
Sem essa integração, você terá que atualizar essas vendas manualmente. E já que queremos facilidade, o caminho mais indicado é a integração total.
O gestor de canais vai necessitar que você cadastre seu tarifário por seis meses ou um ano. Ou seja, você terá que ter essas informações e analisar se o tarifário do gestor atende a sua realidade. Caso você precise fazer adequações na configuração do tarifário, essa é a hora de entender e fazer.
Assim como todo sistema hoteleiro, é interessante que você procure um gestor de canais que tenha uma usabilidade fácil e simples. Com isso, você terá facilidade de entender o processo, poderá se sentir seguro no uso e envolver pessoas do seu time na gestão.
Com um sistema simples de usar, você tem condições de delegar as tarefas operacionais na gestão das reservas para focar na estratégia de vendas.
Ao ser simples, seus colaboradores poderão ser treinados com facilidade.
Essa é uma dica super importante, pois o gestor de canais escolhido precisa atuar com os canais de venda que você já utiliza, que normalmente são: Booking, Decolar e Airbnb.
Mas é interessante saber que os gestores oferecem uma gama de canais terceirizados, fazendo com que seu meio de hospedagem possa aparecer em um maior número de vitrines, aumentando suas chances de fazer reservas.
Essa é uma oportunidade para construir uma estratégia de vendas que não dependa de um único canal, mas que coloque o seu hotel ou sua pousada em primeiro lugar.
O gestor de canais da Hospedin oferece mais de 100 canais de vendas, incluindo os principais. Nós queremos que você apareça ainda mais!
Complementando a dica da usabilidade, o suporte especializado faz uma grande diferença no momento da adesão e do uso diário do sistema, principalmente se você está iniciando ou migrando de ferramenta.
O suporte especializado precisa estar disponível para tirar dúvidas, ajudar nas configurações, auxiliar nas ideias de vendas e olhar para sua necessidade de forma singular. Procure entender se o fornecedor do gestor de canais se preocupa com isso.
Como já falamos por aqui, a adesão ao gestor de canais requer uma série de configurações iniciais para que você possa ter a atualização automática.
Ainda que esse seja um sistema on-line, as configurações iniciais garantem que ele tenha o melhor desempenho possível e entregue o resultado que você deseja ao contratar. Para isso, é preciso que o hoteleiro dedique tempo e trabalhe junto com a equipe de implantação para deixar seu sistema pronto no menor tempo possível.
O implantador, por sua vez, deverá trabalhar de acordo com a necessidade do hoteleiro, trazendo todas as orientações necessárias para encaminhar esse processo.
Você também pode gostar de ler: Para que serve um channel manager? Características indispensáveis
O channel manager oferecerá uma série de relatórios que são diferentes daqueles oferecidos pelo PMS.
E isso é bastante interessante, visto que você poderá fazer análises mais completas sobre suas vendas, o que consequentemente, vai ajudar na estratégia de crescimento das reservas.
Para fechar nossa conversa sobre esse assunto, levantamos uma questão que vale a reflexão.
Para que você tenha o maior e melhor retorno dos seus sistemas, assim como do gestor de canais, é preciso que você entenda os processos do seu negócio hoteleiro.
Uma vez que você sabe o que, de fato, precisa, será mais fácil buscar um sistema que atenda sua necessidade. É comum que os hoteleiros busquem sistemas com a esperança de que eles vão resolver seus problemas e tornar a venda mais fácil, mas isso pode se tornar uma frustração, quando ele não sabe os detalhes do seu funcionamento interno e da sua necessidade real.
Saber buscar o que você precisa é parte primordial desse sucesso.
Aprofunde o seu conhecimento sobre o gestor de canais assistindo ao vídeo abaixo no nosso Canal no Youtube.
Por: Julia Lopo A acessibilidade nos meios de hospedagem é uma exigência legal e uma…
A satisfação do hóspede é um dos critérios fundamentais quando se deseja analisar o sucesso…
Por: Nathália Borghi O mercado de hotelaria está em constante transformação, e com o ano…
Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, onde os consumidores utilizam múltiplos canais para planejar…
Receber reclamações de hóspedes é uma situação desafiadora para qualquer estabelecimento hoteleiro. Afinal, a satisfação…
Os serviços adicionais na hotelaria são uma oportunidade estratégica para aumentar a receita e oferecer…