Por: Daniela Flores, @hoteleficientedaniflores
Sustentabilidade é um tema muito atual que pode e deve ser aplicado a todos os empreendimentos e no nosso dia a dia, inclusive na Hotelaria. Há muitas vantagens em se fazer uma gestão sustentável na hotelaria e não necessita de muito gasto e nem trabalho, mas sim de escolhas mais conscientes.
Pensando nisso, neste artigo elencamos os principais passos para implementar uma gestão sustentável na hotelaria e as vantagens que ela oferece.
Continue aqui com a gente e confira!
Você conhece o Círculo de Ouro? Trata-se de uma teoria relacionada à gestão empresarial que diz que o mais convencional é que iniciemos um negócio pensando no que vamos entregar, como e por fim no porquê.
Mas isso se torna extraordinário quando pensamos primeiramente no porquê, que é o propósito, a causa em que você acredita, depois o como especificando o processo, e por fim no que traduzirá o resultado.
E a sustentabilidade pode ser esse porquê.
Sustentabilidade é vista hoje como um tripé que engloba as temáticas: ambiental, sociocultural e econômica.
A sustentabilidade ambiental garante a compatibilidade entre o desenvolvimento e a manutenção dos processos ecológicos essenciais à diversidade dos recursos naturais.
Sustentabilidade sociocultural garante que o desenvolvimento preserve a cultura local e os valores morais da população, fortaleça a identidade da comunidade, e contribua para o seu desenvolvimento.
E por fim a sustentabilidade econômica garante que o desenvolvimento seja economicamente eficaz, equidade na distribuição dos benefícios advindos desse desenvolvimento e gere os recursos de modo que possam suportar as necessidades das gerações futuras.
Aproveite para complementar sua leitura assistido a esta live gravada: Como levar a sustentabilidade para o setor de A&B?
A sustentabilidade ambiental pode ser aplicada atentando-se à gestão da água com ações como o reaproveitamento e armazenamento, escolhendo equipamentos que reduzam seu consumo e comunicando aos colaboradores e hóspedes das suas ações para que todos colaborem.
Também pode ser aplicada com a gestão da energia por meio de melhores escolhas dos equipamentos e sua manutenção, além das decisões de iluminação que gastem menos energia.
Outro assunto muito importante para se falar em sustentabilidade ambiental é sobre a gestão dos resíduos sólidos, praticando os 3 R’s: reduzir, reaproveitar e reciclar.
O foco com os resíduos não é somente enviar para reciclagem, mas inicialmente pensar em como não gerá-los e como reaproveitar o que é gerado para somente depois encaminhar para reciclagem. E para isso é necessário a reeducação de todos para que entendam os benefícios.
Leia mais: Plano de gestão de resíduos: o que é e por que fazer?
Com relação à sustentabilidade social pode-se contribuir com a comunidade local, comprando de produtores locais, auxiliando nesse desenvolvimento e internamente pensando em gerar emprego, renda e boas condições de trabalho aos colaboradores.
A sustentabilidade econômica leva em consideração a viabilidade econômica do empreendimento, a qualidade e satisfação do cliente, ou seja, a boa relação custo-benefício.
Você também pode se interessar por – Investir em conscientização ambiental diminui os custos e aumenta os lucros nos hotéis
Desta maneira, percebe-se que há grandes vantagens em se fazer uma gestão mais sustentável do seu hotel.
Existem os benefícios para o meio ambiente, economia de gastos, valorização dos colaboradores, redução de desperdícios, melhoria nos processos para os investidores, boa qualidade do serviço prestado ao cliente e uma ótima relação custo-benefício para todos.
Como já foi dito aqui, não há necessidade de grandes mudanças ou investimentos, mas sim de escolhas mais conscientes. Para que se possa colocar em prática essas ações segue o passo a passo:
Fazer um diagnóstico do empreendimento olhando para seus equipamentos, lâmpadas, gastos com água, energia e quais resíduos você está gerando com sua produção.
De preferência faça isso com seus fornecedores também, para que escolha parceiros mais alinhados com seu propósito. E não esqueça de olhar para seus colaboradores e sua valorização.
Troque o que for possível. Por exemplo: trocar lâmpadas é mais fácil e barato do que trocar equipamentos.
Compre de fornecedores mais conscientes que trabalhem, por exemplo, com embalagens mais fáceis de enviar para reciclagem, ou que sejam produtores próximos a seu empreendimento.
Crie um plano de desenvolvimento para seus funcionários.
Planeje ações futuras e reavalie o processo sempre. Melhoria contínua é o termo certo para tratar sustentabilidade.
Com essas dicas em mãos, é hora de colocá-las em prática aí na sua hospedagem. E, aproveite para nos contar os resultados aqui nos comentários!
Por: Julia Lopo A acessibilidade nos meios de hospedagem é uma exigência legal e uma…
A satisfação do hóspede é um dos critérios fundamentais quando se deseja analisar o sucesso…
Por: Nathália Borghi O mercado de hotelaria está em constante transformação, e com o ano…
Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, onde os consumidores utilizam múltiplos canais para planejar…
Receber reclamações de hóspedes é uma situação desafiadora para qualquer estabelecimento hoteleiro. Afinal, a satisfação…
Os serviços adicionais na hotelaria são uma oportunidade estratégica para aumentar a receita e oferecer…