Pixel Meta

Práticas sustentáveis na hotelaria: o que você já sabe sobre esse tema?

Tempo de leitura: 3 minutos
2016_05_24_blog_hospedin

Práticas sustentáveis são todas ações tomadas para atender as necessidades do presente sem comprometer o futuro das próximas gerações. É, portanto, uma questão cíclica e que envolve impactos no meio ambiente, consumo consciente de recursos naturais e responsabilidade social, dentre outras coisas. Mas o que isso tem a ver com a hotelaria?

No mundo atual, o tema sustentabilidade está cada vez mais em pauta, os próprios clientes (no nosso caso os hóspedes), além de conscientes, estão passando a optar por produtos e fornecedores de serviços que estejam alinhados às práticas sustentáveis.

No exterior, a hotelaria já aderiu a essas questões há algum tempo e, aqui, no Brasil vem ganhando força com o tempo, pois além de ser uma mudança de cultura, financeiramente falando também traz grandes benefícios, como a redução de custos, já que um dos conceitos é fazer mais, com menos, sem abandonar a qualidade.

Se o seu hotel ainda não incorporou essa cultura vale a pena fazer algumas pesquisas e identificar como pode inserir essas práticas sustentáveis nos seus processos.

Até pouco tempo atrás, muitos pensavam que sustentabilidade estava relacionada apenas a ecologia e meio ambiente. É claro que os assuntos mais comentados desse tema tratam exatamente de questões ambientais e sobre os impactos causados pelas ações humanas. Mas não é só isso.

O que vamos abordar nesse artigo é como podemos nos adequar e promover a sustentabilidade dentro do nosso segmento e como isso pode influenciar na vida da sociedade e ganhos do hotel.

Do ponto de vista ecológico

O lixo produzido e a forma como é descartado, o consumo de energia e água, escolha do tipo de alimento (orgânico ou industrializado) que será servido a mesa desde os colaboradores até os hóspedes, ou ainda os fornecedores de serviços com quem se relaciona comercialmente, são ações e decisões que influenciam diretamente no meio ambiente, começando pela qualidade do ar que respiramos.

Por isso, devemos optar por escolhas e atitudes inteligentes e ecologicamente corretas, como por exemplo:

  • Coleta de lixo seletiva para reciclagem de produtos que levam centenas de anos para fazerem sua decomposição.
  • Coleta da água da chuva para utilização na limpeza do estabelecimento.
  • Alimentos orgânicos ao invés de processados e industrializados, pois agridem menos o meio ambiente e saúde das pessoas.
  • Utilização de lâmpadas de baixo consumo de energia elétrica.
  • Sensor de presença para acendimento automático de luz em todos os ambientes.
  • Tratamento periódico da água da piscina (quando houver) para evitar a necessidade de troca
  • Distribuição de sacolinhas de lixo para os hóspedes quando saírem aos passeios, a fim, de evitarem de jogar lixo no chão e assim manterem a cidade limpa.

Confira também – Programa de reuso de toalhas: o que é e como funciona?

Sociedade sustentável

Uma sociedade sustentável existe quando seus membros aderem às boas práticas, respeitando às regras de convívio se importando com o outro.

Nisso, também incluímos ações beneficentes, formação acadêmica e profissional dos indivíduos a fim de capacitá-los e poder oferecer-lhes empregos, condições dignas e politicamente corretas de trabalho.

Além de ajudar a formar uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres, promove a qualidade de vida.

Como as práticas sustentáveis podem reduzir custos?

A partir do momento que sua gestão pratica os princípios da sustentabilidade, naturalmente passará a reduzir o consumo de energia e água, assim como evitar o desperdício de insumos e alimentos descartados, muitas vezes, de maneira desnecessária.

Conscientizando e treinando sua equipe de colaboradores, todos irão trabalhar melhor e mais conscientes sobre as consequências econômicas para o hotel e o próprio bolso.

Para tanto, uma dica é reforçar o controle sobre tudo que entra e sai de seu hotel e também as praticas nele realizadas e sugeridas acima a fim de que tudo funcione da forma mais sustentável possível e continue oferecendo a qualidade desejada pelos seus hóspedes e, de quebra, ainda ajude o desenvolvimento econômico da região.

Conte-nos quais práticas sustentáveis tem aplicado em seu hotel e nos ajude a construir uma rede do bem! Deixe seu comentário e mãos à obra!

Leia também – A gestão hoteleira e os indicadores de sustentabilidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.