Quem realiza a gestão financeira de uma empresa precisa estar atento às previsões do mercado para o negócio.
O gestor deve sempre buscar de informações valiosas que o ajudem a tomar decisões estratégicas. Contudo, não é apenas no próprio negócio que é necessário estar de olho. Estudos realizados por grandes empresas do setor hoteleiro podem contribuir para definir as metas ideais e atingíveis para o seu empreendimento.
Para te ajudar com um panorama do mercado, trazemos as perspectivas para o setor hoteleiro em 2019 e 2020 no Brasil. Confira!
Você anda apreensivo sobre o ano de 2019, e já está de olho na previsão de 2020 para o negócio? Então, temos uma boa notícia: você vai poder respirar após ler este estudo. E quem traz este alívio é o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), autor da sexta edição da pesquisa “Perspectivas de Desempenho da Hotelaria”. A entidade analisou expectativas de desempenho de redes em todo o país e relata positivos dados do setor hoteleiro.
O estudo abrange o período entre 2017 e 2020 e apresenta o panorama de 18 destinos turísticos brasileiros. São eles: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, São Paulo, Jundiaí, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória. Em todas as cidades, foi realizada uma análise com as redes hoteleiras associadas ao FOHB e coletados dados dos principais índices da área, sendo eles:
Todos esses três indicadores hoteleiros são essenciais para a gestão hoteleira estratégica. Pois, somados a outros indicadores econômicos, eles permitem uma visão ampla do mercado hoteleiro brasileiro. No infográfico abaixo, você confere alguns dados do estudo. Também verá os principais insights do setor para os anos de 2019 e 2020.
Leia também Indicadores Hoteleiros: uma visão geral sobre os resultados do seu hotel
O Ministério do Turismo também traz boas perspectivas para a hotelaria no ano. Em pesquisa realizada pelo órgão, empresas brasileiras do setor aparecem otimistas. E ainda esperam obter bons resultados logo no primeiro semestre de 2019. São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco lideram entre os estados que mais acreditam lucrar. Eles preveem mais de 50% de aumento no faturamento com hospedagem no mercado hoteleiro brasileiro.
Para a projeção de investimentos, Pernambuco e São Paulo também aparecem na lista dos maiores investidores. Junto a eles, está Rio Grande do Norte. Cada um dos três estados pretende realizar mais de 20% de investimento no setor. Em entrevista ao portal do governo, o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, defende a importância dos índices relacionados à hospedagem. Segundo ele, esses indicadores podem medir o desempenho do setor como um todo, e impactam diretamente na economia do turismo.
E você, o que espera para os anos de 2019 e 2020? Como está se preparando para o aquecimento do setor? Conta pra gente nos comentários!
Nós vivemos na era da informação e da velocidade, consumidores conectados e ágeis requerem um…
Na hotelaria, a qualidade operacional e a experiência do hóspede são fundamentais para o sucesso…
Por Aline Silva Eis a pergunta que não quer calar: como melhorar a experiência do…
No setor hoteleiro, a eficiência na administração das reservas não só impacta diretamente na ocupação…
Nos últimos anos, a Black Friday deixou de ser um evento exclusivo do varejo e…
Para garantir uma experiência impecável e organizada, os meios de hospedagem precisam lidar com um…