Concorrência Hoteleira

Concorrência hoteleira: vantagem competitiva no setor

Quando se fala em concorrência hoteleira, é necessário entender o conceito para conseguir identificar aqueles que podem ameaçar sua fatia de clientes, no caso, os hóspedes.

No geral, existem dois tipos de concorrentes, os diretos e os indiretos. O diretos, são os que têm o mesmo tipo de negócio, oferecem o mesmo serviço e buscam o mesmo consumidor. Os indiretos não necessariamente tem o mesmo perfil de serviços, mas também brigam pelo mesmo público, o que afeta diretamente a demanda de clientes. Um exemplo simples de concorrente indireto quando se trata de um hotel, são os parques de diversões, aquáticos e etc.

Falando de concorrência hoteleira, essa questão é muito abrangente, já que há uma grande diversidade de opções para o consumidor. Por isso, para uma boa gestão hoteleira é importante conhecer bem seu segmento e, principalmente, os seus concorrentes. Quem são, como atuam e sua reputação.

Para analisar a concorrência direta, o primeiro passo é ter bem definido seu público alvo. Depois é fundamental mapear a sua área geográfica de atuação e identificar os outros hotéis e pousadas da região. Assim você terá a noção de seu mercado e saberá com quantos concorrentes está disputando a preferência de seus clientes. Nessa etapa do processo, a ferramenta de busca do Google pode ser um grande aliado, já que é atualmente a melhor forma de ser encontrado pelo público, e relaciona os resultados por ordem de relevância em relação ao tema e sua presença no mundo online. Contudo, você ainda poderá recorrer à órgãos municipais, caso queira ter um número mais exato.

Agora que você já conhece a dimensão do mercado, pode estabelecer alguns critérios de qualificação hoteleira, focar em seus concorrentes diretos e analisar seus pontos fortes e fracos. Com isso, conseguirá definir suas estratégias e construir uma vantagem competitiva diante deles.

Mas como identificar esses concorrentes diretos? Aqui indicamos alguns critérios básicos para análise da concorrência hoteleira:

1. Localização

Onde o hotel ou pousada está situado e o que há nos arredores que poderá facilitar permanência do hospede.

2. Classificação

Qual é a categoria do hotel ou pousada de acordo com a associação de hotéis.

3. Tipos de acomodação

Tipos de quarto, quantas pessoas acomodam, o que incluem, como por exemplo, frigobar, ar condicionado, e microondas.

4. Serviços oferecidos

Refeições inclusas, amenidades nas acomodações, internet e estacionamento, são alguns serviços avaliados.

5. Preços e formas de pagamento

Valores por tipo de acomodação e período, bem como facilidade para pagamento em cartão de crédito, cheque ou ainda boleto.

6. Reputação

Nesse item também é possível contar com ferramentas online gratuitas como o TripAdvisor, o mais utilizado e referência para maioria dos turistas. Outro site que deve ser investigado é o Reclame Aqui, que apontará dados negativos, quando houver.

7. Estratégias de marketing

Quais são as ações de marketing utilizadas para chegar ao público? Anúncios na mídia imprensa e online (portais, sites de busca, rede sociais, dentre outros), parcerias com sites compras coletivas ou promoções.

Obter essas respostas irá demandar de uma pesquisa e para isso existem empresas especializadas, porém de custo relativamente alto, ou é possível dedicar um tempo e realizá-la fazendo uso de algumas ferramentas online gratuitas, além das já mencionadas no item 6. Abaixo listamos algumas delas, que permitem o mapeamento do site de seu hotel e da concorrência hoteleira, caso possuam presença e atuação online.

Google Alerts – google.com.br/alerts

Além de ser a mais poderosa ferramenta de buscas, o Google fornece diversas outras que auxiliam o sistema hoteleiro em sua gestão. O Google Alerts você poderá ser notificado por e-mail sempre que seu nome, de um concorrente ou determinado assunto quando for mencionado.

SemRush – semrush.com

De fácil manuseio, tem opção de leitura em português e basta inserir o endereço do site que deseja analisar para ter acessos como origem dos acessos, palavras chave mais utilizadas, principais concorrentes nos resultados de busca orgânica, dentre outros.

Similar Web – similarweb.com

Apesar de ser todo em inglês, a linguagem é de fácil entendimento. As informações são amplas, com dados de tráfego no site desejado, inclusive apresenta quem são os principais sites similares.

Após coletar e cruzar todos os dados, ficará mais fácil traçar a estratégia de vendas para que seu hotel mantenha sempre uma boa ocupação.

Até o próximo artigo, grande abraço!

Ver comentários

  • Além das estratégias, ainda há uma necessidade de regularidade na otimização do site, por isso precisamos de um programa analisador de SEO totalmente gratuito - por exemplo - https://sitechecker.pro/pt/. Ele mostrará todos os erros no seu site e reduzirá significativamente os custos de tempo.

Posts recentes

Fatores indispensáveis para personalização de serviços na hotelaria

Em um mercado tão dinâmico e em constante evolução, em que a arte da hospitalidade…

2 dias atrás

Confiabilidade de dados na hotelaria: por que é tão importante?

Na era digital em que vivemos, a confiabilidade de dados desempenha um papel fundamental em…

4 dias atrás

O que são meios de hospedagem e quais tipos existem?

Hotéis, pousadas, hospedarias e resorts, são apenas alguns entre os diversos tipos de meios de…

1 semana atrás

Branded residences: como esse modelo de negócio impacta a hotelaria?

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem se destacado no setor imobiliário e hoteleiro: os…

2 semanas atrás

10 anos da Hospedin: uma década de compromisso com a hotelaria

Você já parou para refletir qual é o valor da sua palavra? Quando você se…

2 semanas atrás

Channel Manager: gestão de canais de venda para o seu hotel

O Channel Manager é um dos principais sistemas utilizados na hotelaria. Afinal, ele é um…

3 semanas atrás