Pixel Meta

Vale a pena usar sites de compras coletivas para atrair hóspedes?

Tempo de leitura: 3 minutos
compras coletivas

Independentemente das estratégias de marketing que você utiliza, o objetivo final ainda é o mesmo: atrair e fidelizar hóspedes! Para isso, existem diversas opções de investimento, como os links patrocinados, parcerias, sites de reservas, agências de viagem, redes sociais, dentre outros.

Neste contexto, podemos também incluir os sites de compras coletivas, um modelo de negócios diferente das parcerias de vendas tradicionais. Este esquema causou uma grande revolução no modelo de compras de diversos itens, incluindo viagens e até mesmo reservas em hotéis, pousadas e hostels.

Contudo, um dilema sempre surge quando o assunto é disponibilizar a oferta destes serviços nos sites de compras coletivas: vale mesmo a pena utilizá-los para atrair hóspedes? É sobre isto que trataremos no artigo de hoje!

Como os sites de compras coletivas funcionam?

Antes de julgar se vale a pena ou não investir nos sites de compras coletivas para atrair novos hóspedes, é preciso entender como este tipo de negócio funciona para o cliente e para sua empresa.

Para o consumidor, a ideia é criar um senso de urgência de compra através de grandes descontos, em um curto espaço de tempo para cada oferta. Ainda, para que o benefício seja concedido, é necessário um número mínimo de compras realizadas.

Do outro lado, temos as empresas que disponibilizam o serviço de hospedagem com um percentual de desconto considerável, geralmente entre 40 e 90%, de acordo com o volume de compras efetuadas.  Além disso, você paga um comissionamento ao site, que costuma variar entre 15 e 60% do valor negociado por venda, haja visto que todo o esforço de marketing e vendas fica por conta deles.

Invista também em suas vendas diretas: Site para hotel: como torná-lo uma máquina de reservas direta

Então… Eu vou perder dinheiro?

Bem, tudo é uma questão de colocar os valores “na ponta do lápis” e ter uma estratégia bem definida. Ao se atentar para algumas questões básicas, o negócio pode ser bastante vantajoso para atrair novos hóspedes ao seu estabelecimento.

No que tange a questão dos valores, é necessário considerar que você, provavelmente, já utiliza propostas de parceria similares com agências de turismo, por exemplo, pagando uma comissão para cada reserva realizada em seu estabelecimento por meio delas.

Da mesma forma ocorre com as compras coletivas. A diferença está na abrangência e visibilidade que estes canais proporcionam, o que assegura a você um volume mínimo de vendas para que a ação seja compensadora. Por isso, as comissões também costumam ser maiores que as parcerias com agências tradicionais.

Além disso, é preciso calcular, com base no valor real da diária em seu estabelecimento, os custos reais para arcar com a hospedagem, o percentual desconto da oferta e o comissionamento do site de compras coletivas, além de garantir uma margem, mesmo que pequena, de lucro.

Mas lembre-se: o ganho está no volume das vendas. Sendo assim, não seja tão ambicioso para que consiga ter uma certa lucratividade.

Sites de compras coletivas: como fazer o investimento valer a pena?

A grande sacada desta estratégia, no entanto, não está na lucratividade da ação em si, mas nos benefícios que ela proporciona ao seu negócio para a atração de hóspedes. Veja dicas sobre como fazer o investimento valer a pena:

1. Escolha cautelosamente os canais da oferta

Existem centenas de sites de compras coletivas no mercado. Quanto maior e mais conhecido o site, maior a base de contatos para a sua oferta. Contudo, maior também será o comissionamento exigido pelo canal. Isso porque estes sites já ganharam a confiança do consumidor e este “detalhe” é fundamental para a marca de sua empresa.

Verifique as opções genéricas e de nicho (específico para viagens) e defina os sites mais adequados para sua hospedagem com base nas informações de acessos, volume de vendas, ações de divulgação e valores de comissão.

2. Aproveite a divulgação e a base de contatos

Uma das grandes vantagens desta estratégia é a grande visibilidade que o seu estabelecimento terá, mesmo que nem todos os clientes do site efetivem uma reserva a partir da sua oferta.

A outra questão é que, ao montar uma oferta irresistível, você terá um grande volume de vendas. Estes clientes se tornam contatos para tratativas de relacionamento e novos negócios após o período promocional.

Complemente sua leitura:

3. Restrinja os períodos de utilização dos cupons de compras coletivas

Aqui está um ponto-chave para o sucesso de sua estratégia: nas especificações da oferta, determine os períodos de utilização dos cupons. Opte por datas de baixa temporada, quando o seu estabelecimento não atinge a capacidade máxima de hospedagem, por exemplo.

Feriados e período de férias já são épocas com taxas de ocupação maiores, por isso, investir nesta estratégia nesses períodos pode não ser uma grande vantagem.

4. Sirva bem para fidelizar

Não é porque o cliente pagou menos que ele não merece o mesmo tratamento dos demais hóspedes. Pelo contrário! Busque cativá-lo para que ele retorne e indique as acomodações de seu estabelecimento sem depender do intermédio das ofertas de compras coletivas.

Uma boa ideia também é oferecer um desconto para uma próxima reserva durante um determinado período após a hospedagem. Mesmo com uma margem de lucro menor, você agrada o hóspede e não terá que pagar a taxa para o site.

E você, já utiliza as compras coletivas para atrair novos hóspedes ao seu hotel, hostel ou pousadas?

Qual a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe conosco nos comentários!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.