Pixel Meta

5 dicas de pós-venda para hotéis

Tempo de leitura: 3 minutos
dicas-de-pos-vendas-para-hoteis

Muitos hotéis focam tanto na pré-venda e em como atrair novos clientes que acabam se esquecendo de algo fundamental: a retenção de clientes. Também conhecida como fidelização, a retenção de clientes é um fator de suma importância, que garante a longevidade de todo o empreendimento.

Você investe uma boa quantia de capital em infraestrutura, mobiliário, decoração, capacitação de funcionários e publicidade para atrair novos clientes e isso realmente acontece.

No entanto, após realizar a venda, você simplesmente deixa que seus clientes se vão – ou seja, seu investimento serviu apenas para uma única venda. Desse ponto de vista, não parece muito rentável, não é mesmo?

Mas e se ao invés de realizar apenas uma venda por pessoa, você fosse capaz de criar meios para que esse mesmo hóspede voltasse várias vezes ao seu estabelecimento?

É exatamente essa a função do pós-venda para hotéis: coletar informações, manter vínculos e criar meios de atrair todos os clientes que já experimentaram os serviços do seu negócio.

Pois bem. Aprenda agora como usar a pós-venda em prol do seu meio de hospedagem!

 

5 dicas de pós-venda para hotéis e pousadas


1 – Realize pesquisas de satisfação
 


As pesquisas de satisfação permitem o acompanhamento do desempenho da sua hospedagem. Podem ser realizadas por meio de entrevistas e visam sempre identificar pontos falhos, aceitação de determinado serviço e até mesmo a influência da 
concorrência sobre seus clientes.
 

Baixe grátis o modelo de Formulário de Pesquisa de Satisfação de Hotel!


2 – Colete os comentários dos clientes
 


Faça formulários e disponibilize-os nos balcões de atendimento, nos quartos ou em qualquer outro lugar onde estejam à vista de todos.

Esses formulários podem ser dos mais variados formatos e podem até mesmo valer brindes ou descontos. Seu objetivo é monitorar a satisfação dos seus hóspedes através das possíveis reclamações ou das sugestões fornecidas.

Essa forma de pós-venda aposta na percepção individual de cada cliente para criar uma solução que se estenda ao máximo de critérios possíveis, resultando na melhoria dos pontos fracos apontados. 

Leia também: 5 maneiras de medir a satisfação dos seus hóspedes


3 – Contrate clientes ocultos
 


Uma técnica não muito recente, mas que ganhou maior adesão nos últimos anos, é a contratação de clientes ocultos. Esses clientes se apresentam nos estabelecimentos como simples hóspedes e avaliam todo o processo como se fossem um cliente normal.

Dessa forma, é possível ter resultados de atendimento, qualidade de serviço e a flexibilidade da equipe em momentos difíceis, tudo isso de forma espontânea, igual ao tratamento de um cliente normal. 


4 – Aposte no velho e conhecido SAC
 


O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) já é um aliado da pós-venda de longa data
. Já foi realizado via carta, depois passou pelo telefone e hoje em dia conta com a poderosa internet para realizar a interação entre empresa e consumidor.

Um serviço de SAC bem capacitado consegue converter reclamações em novas vendas ou experiências fantásticas para o consumidor. 


5 – Envie n
ewsletters
 


Muitas vezes, é preciso lembrar o seu cliente de que você existe e que ele está perdendo uma ótima chance. Nesses casos, uma boa medida para o pós-venda para hotéis é adotar os chamados newsletters, anúncios
eletrônicos enviados via e-mail com informativos promocionais ou dicas para o dia a dia.

Mas é preciso tomar cuidado para não transformar o seu modesto anúncio em uma rede de spam. Por isso, envie newsletters apenas para os clientes que aceitarem esse tipo de informativo, conforme previsto na LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

E você, qual estratégia de pós-venda utiliza no seu hotel? Deixe o seu comentário!

Solte o play e veja como usar o seu PMS neste processo:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.