Pixel Meta

Guia completo de e-mail marketing para hotéis e pousadas

Tempo de leitura: 7 minutos
e-mail marketing para hotéis e pousadas

Atualmente o e-mail marketing tem sido umas das mais poderosas ferramentas de marketing digital.

Em outros tempos o envio de e-mail marketing era taxado com intrusivo, em que poucos sequer abriam as mensagens com medo de receber um vírus em seus computadores. Falando assim, soa como algo primitivo, mas pode apostar que ainda hoje existem pessoas com essa mentalidade.

Mas apesar dos pesares, o fato é que com o avanço das tecnologias essa ferramenta alcançou outro patamar, sendo considerado hoje um dos canais de comunicação mais assertivos do marketing direto. Lógico que, quando utilizado da maneira correta, entregando o conteúdo certo para o público certo.

Pensando nisso, e nos resultados significativos que o e-mail marketing pode trazer para seu meio de hospedagem, preparamos este guia completo de e-mail marketing para hotéis e pousadas.

Então se você está aqui, querendo saber como, porque e para quem se faz esse raio de comunicação, está no lugar certo.

Vamos lá?!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing nada mais é do que a comunicação entre a empresa e seus clientes, ou potenciais clientes, através de e-mails.

Mas o intuito desta ferramenta, não é simplesmente “bater papo”. Todo envio precisa ter um objetivo definido, seja ele, informar, promover ou encantar.

A ideia é que através desta ação a marca alcance o consumidor de forma personalizada, criando um relacionamento e consequentemente levando-o a tomar alguma ação específica, como ler, comprar, baixar, etc.

Por que fazer e-mail marketing?

Há algum tempo surgiu uma discussão de que o e-mail marketing morreu. Mas não, ele não morreu. Ele continua vivinho da silva, e cada vez mais os profissionais de marketing digital vem apostando nesse canal, visto os resultados positivos que se tem alcançado.

Entre as vantagens que podemos ressaltar em investir e-mail marketing temos:

  • Grande alcance, tendo em vista o grande número de usuários que utilizam e-mail.
  • Alcance previsível, se você encaminha 1 e-mail para 100 destinatários, todos os 100 irão receber.
  • Formato flexível, pois o email é a tela em branco, não têm limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs.
  • Baixo custo e retorno financeiro, para fazer e-mail marketing, você vai precisar apenas de um domínio, como por exemplo pousada.com, uma ferramenta de automação e uma pessoa para executar a estratégia. Ou seja o investimento inicial é muito baixo, e lhe garante a possibilidade de aumentar seu volume de vendas.

 

Como fazer e-mail marketing?

Agora que você já sabe o que é e-mail marketing e quais as vantagens de utilizar esse tipo de comunicação, vamos te contar como se faz na prática.

Antes de mais nada é preciso entender que para ter sucesso nas campanhas de e-mail marketing para hotéis e pousadas é preciso ter uma estratégia.

Criar uma estratégia é basicamente, colocar no “papel” o que você quer alcançar através das campanhas de e-mail, e como isso irá de desdobrar. Você também irá definir o período para atingir estes objetivos, e como irá medir se os resultados foram alcançados ou não.

Então vamos ao passo a passo de como montar sua estratégia de e-mail marketing, e colocar em prática hoje mesmo!

1. Trace seus objetivos e metas

Como em todas as ações de marketing, o objetivo é a primeira coisa em que se deve pensar ao construir uma estratégia de e-mail marketing.

Nesse caso, o objetivo de suas campanhas pode ser amplo e de longo prazo, como posicionar e fixar sua marca na mente do consumidor, ou ainda pontual e específico, como uma promoção de ocupação para o próximo feriado.

Ainda podemos listar como objetivos de campanhas de e-mail marketing para hotéis e pousadas os seguintes: atrair público para as redes sociais; caso seu meio de hospedagem tem blog, anunciar conteúdo para aumentar o tráfego; fazer pesquisas de satisfação; entre outros.

Mas, como bem sabemos, o principal alvo dos hoteleiros é atrair clientes, e assim seus objetivos podem ser: dobrar a taxa de ocupação da última temporada; aumentar o número de reservas em determinados períodos de baixa ocupação; resgatar clientes antigos e por aí vai.

Nessa caso é muito importante analisar seus relatórios dos meses e anos anteriores. Assim você terá uma base solida para traçar suas metas.

Ah e por último, lembre-se que ao definir os objetivos, é crucial estabelecer prazos, pois só assim você garante que eles não serão esquecidos.

2. Defina o conteúdo

Definido o objetivo, o próximo passo é pensar no conteúdo das mensagens que serão enviadas.

A verdade é que conteúdo deve ser desenvolvido de acordo com o objetivo de suas campanhas, portanto é muito relativo. Independente disso, é muito importante utilizar sempre uma linguagem clara e objetiva.

Envie e-mails nominais e use seu próprio nome como remetente, pois pessoas gostam de se comunicar com pessoas. Se preocupe também em definir um bom assunto para o e-mail, pois é ele quem irá fazer ou não, com que seu alvo leia a mensagem. Opte sempre por uma frase curta para que não exceda o limite de caracteres e seu assunto fique com parte dele ocultado.

Para enriquecer ainda mais sua mensagem, utilize imagens que ajudem a vender o seu “peixe”. As imagens tem um amplo poder de convencimento, principalmente se tratando de propaganda de hotéis e pousadas. Só tome cuidado para não criar uma falsa propaganda, fazendo uso de imagens que não representam a sua realidade.

Se seu objetivo é promover vendas, não esqueça de colocar uma chamada para ação como “Reserve agora”, “Ligue agora” ou “Compre aqui”. Ao clicar o cliente deve ser direcionado para uma página onde possa realizar a ação que lhe foi sugerida. Preferencialmente em seu site.

Cuide para que seus e-mails não acabem caindo na lixeira ou caixa de spam. Todos os provedores de Internet utilizam um filtro de spam para controlar o que os usuários recebem em suas caixas de entrada. Dentro deles algumas palavras como “grátis”, “desconto”, ou “oferta” acabam não passando por esse crivo. O ideal é não utilizá-las no campo “assunto” e evitá-las ao máximo no corpo/texto do e-mail.

Não sabe que tipo de assunto abordar nos seus e-mails? Confira essas dicas:

#Dica 1: Faça promoções perto de datas especiais

Surpreenda seus clientes com uma promoção em véspera de feriado ou nos finais de semana. Sua oferta pode atrair aqueles que ainda estão sem um destino definido, sendo a oportunidade que apareceu para sair da rotina e descansar. Para muitos, é imperdível!

Não se esqueça de fornecer dados como, número de quartos disponíveis ou a validade dessa promoção. Assim, além de deixar claro para o cliente os prazos para conseguir garantir a vaga, você ainda cria um sentido de urgência e escassez. O que faz com que o cliente se apresse na tomada de decisão de compra.

#Dica 2: Envie e-mails para fidelizar

Sabe aquele cliente que sempre aparece no hotel? Ele é especial e merece ter algumas regalias. Ofereça descontos especiais ou um quarto melhor pelo mesmo valor do que ele costuma ficar. Aproveite o período de baixa temporada para usar deste atrativo.

#Dica 3: Busque feedback

Será que o cliente ficou feliz com a estadia dele no seu hotel? Será que ele tem alguma sugestão ou algo de que reclamar? O e-mail marketing para hotéis e pousadas pode, e deve, ser utilizado para obter esse tipo de feedback. Enviar um e-mail pedindo a opinião do hóspede ou fazendo um convite para que ele participe de uma pesquisa, é uma boa maneira de medir a satisfação e corrigir possíveis erros.

3. Tenha um cronograma

Ao definir seus objetivos e que tipo de conteúdo irá abordar em suas campanhas, é indispensável ter um cronograma de envios.

Se a ideia é compartilhar conteúdos do seu blog, defina se terá uma newsletter semanal, quinzenal ou mensal. Se irá fazer campanhas de venda, dê aquela checada no calendário e marque as datas que serão anunciadas em campanhas.

Programe-se com antecedência para enviar mensagens atrativas para os feriados, férias e períodos de maior procura. Assim, o cliente tem tempo para se programar, você sai na frente da concorrência, e é muito provável que ganhará a preferência!

O ideal é enviar e-mails para seus clientes com uma frequência moderada, e assim trabalhar sua marca na mente de consumidor. Cuide para não se tornar o chato da propaganda! Comunique-se somente quando houver algo relevante para falar, como uma promoção, um evento ou uma alteração nos preços.

4. Defina o público alvo

É nessa etapa que você determina o sucesso da sua campanha de e-mail marketing para hotéis e pousadas.

Portanto, para ser assertivo em sua ações, segmente suas listas de e-mails o máximo possível, como por exemplo: clientes, antigos clientes e potenciais clientes. Só assim você conseguirá enviar a mensagem certa para as pessoas certas. Caso contrário seus e-mails podem ser ignorados, e até jogados na caixa de spam.

Parece difícil segmentar, mas não é! Se liga nessas dicas:

#Dica 1: Conheça seus clientes

É muito importante que você acumule o máximo de informações possíveis sobre seus clientes. Aproveite o tempo de hospedagem para captar informações valiosas, saiba quais são os serviços que mais agradam e procure identificar os meios pelos quais eles tomaram conhecimento da sua pousada.

Quanto mais informações você tiver, mais personalizado será o conteúdo dos e-mails. E quanto mais personalizado for o atendimento, mais rápido será o processo de fidelização.

#Dica 2: Traga de volta antigos clientes

Antigos clientes se sentem especiais quando são lembrados e isso pode trazê-los de volta para sua pousada. Procure antigos registros e entre em contato com as pessoas que já se hospedaram com você. Diga como a pousada está renovada e ainda mais aconchegante, pronta para recebê-los novamente.

#Dica 3: Não envie e-mails para qualquer um

Você deve saber quem são as pessoas a quem quer atingir para alcançar seu objetivo. Nesse caso, NÃO recomendamos a compra de listas de e-mail, uma prática comum, mas um tanto quanto invasiva, já que as pessoas não autorizaram o envio de seu conteúdo. O ideal é criar seu próprio mailing através de seus canais de vendas e comunicação, como:

  • Site: disponibilizando um campo para preenchimento de dados como nome, cidade e e-mail para quem deseja receber suas novidades e promoções.
  • Formulário de hóspede: utilize as informações preenchidas na fnrh, e se necessário solicite outras informações no momento do check-in.
  • Facebook: essa ação pode lhe custar algum investimento, que poderá ser definido por você, de acordo com o número de contatos que deseja adquirir. Essa modalidade se chama Lead Ads, é fácil de usar e o próprio Facebook ensina como trabalhar sua estratégia e criar seu anúncio.

 

Outra possibilidade é deixar uma ficha atrativa no apartamento, para que a pessoa preencha caso queira receber promoções e descontos por e-mail. Basta ela preencher e deixar no quarto. O colaborador responsável limpeza deve ser orientado a levar esses documentos para a recepção. Assim, o cadastro pode ser realizado.

5. Analise seus resultados

Para saber se sua campanha de e-mail marketing surtiu o efeito almejado, é necessário medir os resultados.

Para facilitar esse e todos os outros processos do envio de e-mail marketing, é indispensável utilizar um sistema de mailing automático. É através dele que você vai conseguir segmentar seu contatos, extrair informações de clientes e personalizar os e-mails.

Além disso, a maioria das ferramentas disponíveis do mercado oferecem relatórios completos com índices de: aberturas do e-mail (totais e únicas), erros (quando algum digito do e-mail está incorreto), cliques direcionando para o site, quantas pessoas pediram exclusão da lista, ou ainda quantos contatos clicaram mais de uma vez na mesma comunicação. O que pode lhe ajudar a tomar ações mais assertivas aumentando suas chances de fechamento de reservas.

Apesar dos relatórios auxiliarem, e muito, na tomada de decisões, é indispensável realizar testes para avaliar o sucesso dos disparos. Saber quais são os dias da semana e horários com melhor desempenho, quais os assuntos com maior conversão (taxas de abertura), etc, e assim, se necessário, mudar a estratégia para atingir seu objetivo.

Busque por um software de qualidade e procure saber de antemão quais são as funções executadas pelo aplicativo escolhido, se elas se encaixam às suas demandas ou não.

O MailChimp é uma ferramenta de e-mail marketing que pode te ajudar nessa tarefa. Clique aqui e confira nosso post sobre o assunto.

Com uma boa estratégia, e sabendo explorar os recursos do e-mail marketing para hotéis e pousadas, certamente sua hospedagem atrairá mais hóspedes!

E aí, o que achou desse guia de e-mail marketing para hotéis e pousadas? Se gostou, deixa aquele like e conta pra gente!

Compartilhe

3 respostas

  1. qual respostas voces aconselhariam em casos de avaliaçoes negativas e quais em relação as positivas. Não sei se ja existe algum link de voces com o assunto. obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.