Um dos grandes desafios de quem trabalha no setor hoteleiro é a sazonalidade. A queda na procura de hospedagens na baixa temporada atinge muitos roteiros turísticos. Mas, como atrair mais hóspedes para este período?
Confira algumas estratégias que podem ser colocadas em prática durante essa fase de baixa movimentação para atrair mais hóspedes para seu hotel.
Baixar o valor da diária é uma das primeiras estratégias adotadas, mas é importante entender o momento adequado para não sair no prejuízo. Perceba os dias em que há mais movimento e direcione ações para outros períodos. Por exemplo: se durante o final de semana você possui um bom fluxo de hóspedes, reduza a tarifa de estadia entre segunda a quinta. Dessa forma, você atrai clientes durante a semana e não prejudica os seus melhores dias.
Para não se prender apenas a redução de preços é importante diversificar o mix de promoções para atender novos públicos. Oferecer um simples brinde, um bom desconto para novas diárias ou até ofertar serviços agregados são formas diferentes de conquistar e até reter o seu público.
Casais podem se beneficiar de noite de núpcias, mas também de noites românticas; universitários possuem orçamento para viagem mais limitado; pessoas de terceira idade têm mais flexibilidade e podem viajar em outras épocas. Utilize essas informações para ter ideias de como oferecer um ótimo serviço de acordo com as particularidades de cada nicho.
Outras estratégias que podem funcionar: descontos para aniversariantes do mês, 3 diárias pelo preço de duas, promoções sazonais como férias de baixa temporada, feriados + serviços personalizados, oferecer descontos nas hospedagens durante os finais de semana caso o seu público seja corporativo, entre outras.
Muitas pessoas pesquisam sobre viagens justamente na baixa temporada, por isso, além de ter seu próprio site e uma boa presença nas redes sociais, é importante manter suas informações atualizadas.
Entregar conteúdo qualificado para o seu público, estabelecer um canal de comunicação com os clientes, analisar suas avaliações, críticas e sugestões para transformá-las em melhorias e ter um site traduzido para outras línguas ajuda a atrair turistas estrangeiros. Essas ações feitas nos meios digitais podem trazer bons resultados para a época de baixa temporada.
Utilize eventos locais da sua cidade ou região para informar sua lista de contatos. Isso pode inspirá-los a visitar o seu destino e consequentemente, ficar em seu hotel. Além disso, ofereça vantagens aos hóspedes como descontos, ingressos, transporte até o local, etc.
Você também pode criar suas próprias atrações e torná-las tradicionais na cidade, fazendo com que os clientes voltem todos os anos na mesma época. Promova eventos, feiras ou encontros baseados na cultura local ou até mesmo de acordo com o perfil de hóspedes que você costuma receber.
Não venda apenas um lugar para se hospedar. Transmita ao seu cliente seus valores e aquilo em que você acredita. Além disso, mostre o destino e faça percebê-lo todos os pontos que ele encontrará escolhendo esta região.
Faça enxergá-lo que ele terá uma boa experiência – seja por visitar um novo local quanto se hospedando em seu hotel.
Essa queda no número de hóspedes é uma característica do setor. Por isso, tenha sempre novas estratégias e alternativas diferenciadas para driblar a situação na baixa temporada hoteleira.
Por: Julia Lopo A acessibilidade nos meios de hospedagem é uma exigência legal e uma…
A satisfação do hóspede é um dos critérios fundamentais quando se deseja analisar o sucesso…
Por: Nathália Borghi O mercado de hotelaria está em constante transformação, e com o ano…
Em um mercado altamente competitivo e dinâmico, onde os consumidores utilizam múltiplos canais para planejar…
Receber reclamações de hóspedes é uma situação desafiadora para qualquer estabelecimento hoteleiro. Afinal, a satisfação…
Os serviços adicionais na hotelaria são uma oportunidade estratégica para aumentar a receita e oferecer…