Você sabia que o transporte marítimo é responsável por mais de 80% do transporte no comércio global? Essas viagens internacionais em alto mar são consideradas uma grande indústria e por isso, sua regulamentação é fundamental.
Quando abordamos esse tema, também precisamos destacar a hotelaria offshore.
Ou seja, dentro de embarcações marítimas, funcionários e todos os tripulantes precisam de condições adequadas para viajar – independente do tempo que passarão no mar.
A hotelaria offshore oferece aos trabalhadores esse conforto, bem como, hospedagem, entretenimento, segurança e alimentação.
Neste contexto, vale a comparação: todos os profissionais que trabalham num hotel – como cozinheiros, nutricionistas, camareiras, atendentes, etc – também estão aptos a trabalhar na hotelaria offshore.
Entretanto, a exigência por capacitação é um pouco mais específica, como destacamos no artigo abaixo.
Sendo assim, nas próximas linhas você vai descobrir:
Vamos conferir?
Segundo a Marinha do Brasil, para o embarque em plataforma é necessário o Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP).
Já para o embarque em navio de passageiros se faz necessário ter o Curso Básico de Segurança de Navio (CBSN) e o Curso de Familiarização de Proteção de Navio (CFPN).
No próprio site da Diretoria é possível encontrar cursos como ensino profissional marítimo (EPM), ensino complementar (offshores) e de segurança do tráfego aquaviário (STA), além de outras informações relevantes para quem deseja conhecer mais sobre a área.
A Shelter também oferta o curso profissional offshore – qualificação para trabalhar embarcado em plataformas com aulas teóricas e práticas, além de cursos à distância relacionados à hotelaria offshore.
Saber uma língua estrangeira pode não ser obrigatório para trabalhar em offshore, porém, assim como em outras áreas, isso pode fazer diferença no currículo.
Isso porque, alguns materiais – como manuais de operação de máquinas, por exemplo – estão disponíveis apenas em inglês. Ou seja, ao conhecer o idioma, será mais fácil se familiarizar com processos diários e operar máquinas específicas.
Vale destacar também que é comum encontrar neste ramo trabalhadores estrangeiros e por isso, saber se comunicar em inglês ajuda na interação e no trabalho com demais membros da equipe.
Você também pode gostar de ler: Inglês para hotelaria: atenda hóspedes estrangeiros com mais facilidade
Veja abaixo algumas empresas que contratam para hotelaria offshore:
A empresa faz parte do grupo Cosulich que a mais de 150 anos atua em vários segmentos da indústria naval. Opera no Brasil desde 2007 na área de hotelaria marítima, shipchandler (vendedor especializado em produtos para navios) e fornecimento de produtos alimentícios.
A empresa e suas subsidiárias formam um grupo que possui, atualmente, uma frota de 5 embarcações de Apoio Marítimo, que trabalham para o mercado de óleo e gás no Brasil.
Presente no Brasil desde 2003, a MODEC é a empresa com o maior número de empregados em unidades em operação na indústria offshore de petróleo e gás.
Desde 2003 atua no atendimento a clientes do segmento Offshore, em plataformas e navios. Especializada na oferta de serviços de hotelaria marítima como alimentação 24 horas, organização e limpeza de camarotes, entretenimento, lavanderia, gerenciamento e destinação de resíduos, controle de embarque e desembarque (check-in e check-out), entre outros serviços.
Uma empresa de alimentação e serviços que atua no ramo há 17 anos. Proporciona uma alimentação balanceada, hotelaria e entretenimento aos funcionários embarcados.
E aí, gostou de saber mais sobre a hotelaria offshore? Você já tinha informações sobre essa área? Compartilhe com a gente através dos comentários.
Complemente a sua leitura com o vídeo abaixo e se inscreva no nosso Canal do Youtube: Hospedin. Toda semana tem conteúdo exclusivo por lá.
Nós vivemos na era da informação e da velocidade, consumidores conectados e ágeis requerem um…
Na hotelaria, a qualidade operacional e a experiência do hóspede são fundamentais para o sucesso…
Por Aline Silva Eis a pergunta que não quer calar: como melhorar a experiência do…
No setor hoteleiro, a eficiência na administração das reservas não só impacta diretamente na ocupação…
Nos últimos anos, a Black Friday deixou de ser um evento exclusivo do varejo e…
Para garantir uma experiência impecável e organizada, os meios de hospedagem precisam lidar com um…
Ver comentários
Estou dentro dos padrão para começar .Tenho todos os curso em dia ok
Oi Renato! Nós desejamos muito sucesso. 😊
Estou muito einteresado em poder fazer parte dessa progresso,sou cozinheiro profissional!
Como faço pra manda um currículo ou participar de um processo seletivo.
Olá Daiane, tudo bem?
O primeiro passo é procurar vagas abertas no cargo desejado, recomendamos a busca em sites confiáveis como Vagas.com e LinkedIn.
Sucesso na sua jornada!