Você sabia que o transporte marítimo é responsável por mais de 80% do transporte no comércio global? Essas viagens internacionais em alto mar são consideradas uma grande indústria e por isso, sua regulamentação é fundamental.
Quando abordamos esse tema, também precisamos destacar a hotelaria offshore.
Ou seja, dentro de embarcações marítimas, funcionários e todos os tripulantes precisam de condições adequadas para viajar – independente do tempo que passarão no mar.
A hotelaria offshore oferece aos trabalhadores esse conforto, bem como, hospedagem, entretenimento, segurança e alimentação.
Neste contexto, vale a comparação: todos os profissionais que trabalham num hotel – como cozinheiros, nutricionistas, camareiras, atendentes, etc – também estão aptos a trabalhar na hotelaria offshore.
Entretanto, a exigência por capacitação é um pouco mais específica, como destacamos no artigo abaixo.
Sendo assim, nas próximas linhas você vai descobrir:
Vamos conferir?
Segundo a Marinha do Brasil, para o embarque em plataforma é necessário o Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP).
Já para o embarque em navio de passageiros se faz necessário ter o Curso Básico de Segurança de Navio (CBSN) e o Curso de Familiarização de Proteção de Navio (CFPN).
No próprio site da Diretoria é possível encontrar cursos como ensino profissional marítimo (EPM), ensino complementar (offshores) e de segurança do tráfego aquaviário (STA), além de outras informações relevantes para quem deseja conhecer mais sobre a área.
A Shelter também oferta o curso profissional offshore – qualificação para trabalhar embarcado em plataformas com aulas teóricas e práticas, além de cursos à distância relacionados à hotelaria offshore.
Saber uma língua estrangeira pode não ser obrigatório para trabalhar em offshore, porém, assim como em outras áreas, isso pode fazer diferença no currículo.
Isso porque, alguns materiais – como manuais de operação de máquinas, por exemplo – estão disponíveis apenas em inglês. Ou seja, ao conhecer o idioma, será mais fácil se familiarizar com processos diários e operar máquinas específicas.
Vale destacar também que é comum encontrar neste ramo trabalhadores estrangeiros e por isso, saber se comunicar em inglês ajuda na interação e no trabalho com demais membros da equipe.
Você também pode gostar de ler: Inglês para hotelaria: atenda hóspedes estrangeiros com mais facilidade
Veja abaixo algumas empresas que contratam para hotelaria offshore:
A empresa faz parte do grupo Cosulich que a mais de 150 anos atua em vários segmentos da indústria naval. Opera no Brasil desde 2007 na área de hotelaria marítima, shipchandler (vendedor especializado em produtos para navios) e fornecimento de produtos alimentícios.
A empresa e suas subsidiárias formam um grupo que possui, atualmente, uma frota de 5 embarcações de Apoio Marítimo, que trabalham para o mercado de óleo e gás no Brasil.
Presente no Brasil desde 2003, a MODEC é a empresa com o maior número de empregados em unidades em operação na indústria offshore de petróleo e gás.
Desde 2003 atua no atendimento a clientes do segmento Offshore, em plataformas e navios. Especializada na oferta de serviços de hotelaria marítima como alimentação 24 horas, organização e limpeza de camarotes, entretenimento, lavanderia, gerenciamento e destinação de resíduos, controle de embarque e desembarque (check-in e check-out), entre outros serviços.
Uma empresa de alimentação e serviços que atua no ramo há 17 anos. Proporciona uma alimentação balanceada, hotelaria e entretenimento aos funcionários embarcados.
E aí, gostou de saber mais sobre a hotelaria offshore? Você já tinha informações sobre essa área? Compartilhe com a gente através dos comentários.
Complemente a sua leitura com o vídeo abaixo e se inscreva no nosso Canal do Youtube: Hospedin. Toda semana tem conteúdo exclusivo por lá.
Para garantir uma experiência impecável e organizada, os meios de hospedagem precisam lidar com um…
Com o mercado hoteleiro cada vez mais dominado pelas OTAs, os meios de hospedagem têm…
Pode parecer fácil, porém encantar clientes requer habilidade. É preciso proporcionar uma experiência ímpar, a…
Há um tempo, ter presença no digital deixou de ser apenas um complemento para o…
Quem trabalha no setor hoteleiro sabe que um dos grandes desafios enfrentados nessa área é…
Você sabia que a imagem do seu meio de hospedagem, seja nas mídias on-line ou…
Ver comentários
Estou dentro dos padrão para começar .Tenho todos os curso em dia ok
Oi Renato! Nós desejamos muito sucesso. 😊
Estou muito einteresado em poder fazer parte dessa progresso,sou cozinheiro profissional!
Como faço pra manda um currículo ou participar de um processo seletivo.
Olá Daiane, tudo bem?
O primeiro passo é procurar vagas abertas no cargo desejado, recomendamos a busca em sites confiáveis como Vagas.com e LinkedIn.
Sucesso na sua jornada!