Pixel Meta

Como a tecnologia dos chatbots pode ajudar seu hotel

Tempo de leitura: 5 minutos
chatbots-hotel

Por Asksuite Hotel Chatbot

Hoje as pessoas querem tudo na hora. Vivemos na Economia do Instante.

Você já deve ter recebido um e-mail de cotação às 22h da noite de uma quinta-feira, e no outro dia às 8h da manhã o cliente enviando um segundo e-mail perguntando porque ainda não o responderam, não é mesmo?

O fato é que não é nada fácil responder e-mail, Facebook Messenger, chat do site, e Whatsapp, tudo ao mesmo tempo e de forma ágil. Vivemos na Era da Economia do Instante, onde o bem mais valioso das pessoas é o tempo. Então sempre que perdemos tempo seja com a demora no atendimento, filas ou telefones ocupados, ficamos extremamente zangados.

Esse estilo de vida marcado pela correria e a falta de tempo constante, tanto dos gestores de hotéis e pousadas, quanto dos clientes, demandam mudanças na política de atendimento dos meios de hospedagens.

A inteligência artificial chegou justamente para ser mais um braço da sua pousada, com alto nível de automação. Hoje a disponibilidade 24h e o atendimento ágil, são extremamente relevantes na opinião dos hóspedes, já que o tempo de planejamento das viagens vem caindo ano após ano, demandando respostas cada vez mais rápidas.

Outro fato importante é que os viajantes a lazer dispõe apenas do período da noite para pesquisar, tirar dúvidas, planejar suas viagens e reservar as acomodações. Repare que atualmente, o horário que mais demanda atendimento dos hotéis e pousadas, é das 18 às 00:00h.

Logo, cada vez mais sua pousada precisa estar disponível para o contato fora do horário comercial. Para o cliente, não importa se você precisa dormir, beber e comer. Ele também não quer saber como é difícil manter um funcionário atendendo com precisão durante a noite. Ele quer é ser atendido no instante que desejar.

Mas como? A resposta está na tecnologia da inteligência artificial, ou seja, nos chatbots. Eles são o futuro do atendimento ao cliente, e vem evoluindo em uma velocidade absurda.

5 vantagens de utilizar chatbots no atendimento ao hóspede

Confira a seguir algumas vantagens que a tecnologia dos chatbots pode garantir a você, seu hotel, funcionários e clientes:

mobile-hello

1. Atenda seus hóspedes e 3 idiomas diferentes

O número de turistas estrangeiros no Brasil vem crescendo ano após ano. E isso demanda maior capacidade dos hotéis e pousadas em prestar atendimento em pelo menos duas ou mais línguas – de preferência o inglês e espanhol. Sabemos como é caro e difícil encontrar funcionários qualificados nesse quesito. Sendo assim, a inteligência artificial ajuda, e muito.

O chatbot de atendimento online da Pousada dos Sonhos atende no seu site e no Facebook Messenger instantaneamente em 3 idiomas. E o mais bacana, no site do hotel, a tecnologia desenvolvida pela Asksuite, já reconhece o idioma do navegador do usuário, e desde o início já faz o atendimento na língua da pessoa. É fantástico!

tempo-espera

2. Libere tempo dos sócios e gerentes

Não é fácil ter que cuidar dos quartos, compras, reservas, e ainda ficar online para responder e-mails, telefonemas, chats, em todos os lugares e com a velocidade que o cliente quer. Por isso a automação do atendimento online com inteligência artificial é um caminho indispensável no mercado hoteleiro.

Aquela famosa frase “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido, como nos dias de hoje. Quanto mais automático estiver os processos da sua pousada, mais tempo sobra para você e para seus clientes investirem no que realmente importa.

Invista em processos que agilizam e facilitam a vida de seus hóspedes e potenciais clientes, e saia na frente da concorrência!

3. Diminua o tempo de espera dos clientes

Quanto tempo você espera ouvindo músicas de um call center para ser atendido? E por uma resposta por email? Até mesmo os míseros segundos do micro-ondas nos angustiam.

Segundo o Google, cada vez as pessoas gastam menos tempo para planejar suas viagens, resolvendo tudo em cima da hora. E quanto mais rápido é o processo de decisão, mais rápido seu hotel ou pousada precisa ser para responder os clientes. Caso contrário, ele fecha com o concorrente.

Não há nada pior para o seu empreendimento do que um cliente enviar um email na sexta-feira a noite e só receber a resposta na segunda. Esse tipo de atendimento deveria estar no passado do seu negócio. A inteligência artificial tem a grande vantagem de ser instantânea nas respostas. Nem um minuto de espera e as dúvidas são todas tiradas na hora.

Acesse agora a página do Facebook da sua pousada e veja aquele indicador de velocidade de resposta. Como está o seu?

  • Responde normalmente em um dia
  • Responde normalmente em algumas horas
  • Responde rapidamente as mensagens

Você contataria um estabelecimento que responde normalmente em algumas horas? Se você estiver precisando da resposta na hora, não!

E mais, o último status acima só é conquistado através do uso de inteligência artificial no atendimento. Pois é humanamente impossível atingir a velocidade instantânea de resposta todos os dias e horários da semana.

4. Aumente as reservas diretas

É muito comum você ter algumas dúvidas antes de finalizar a compra de um produto, ou mesmo na hora de reservar um quarto de hotel, não é mesmo? E é isso que muitas vezes, faz as pessoas não comprarem na Booking.com e acessarem o site do hotel para ver informações adicionais. Essa é a chance de ganhar definitivamente seu alvo, e ter um sistema de chat com inteligência artificial nessas horas, é matador!

O cliente pergunta umas 4 questões que são relevantes para a sua tomada de decisão, e o bot, depois de respondê-las, é programado para induzir a pessoa a reservar direto no seu site. Bingo! O cliente é seu.

Integrados aos principais motores de reservas online do mercado, os chatbots conseguem expor direto nas conversas os valores dos quartos, fotos, descrições e disponibilidade de forma instantânea e muito mais ágil que um chat humano.

Simples assim, aquele cliente em potencial que antes entraria no seu site apenas para coletar informações para voltar ao Booking.com e concluir a reserva, agora, em virtude desse contato online, passou a fazer a reserva direto com você.

reservas-mobile

5. Gere leads altamente qualificados

É comum você anunciar seu meio de hospedagem nas redes sociais, Google Adwords, e-mail marketing e outros canais de divulgação. Toda essa propaganda normalmente tem como objetivo atrair visitas para o site do hotel, e consequentemente gerar uma reserva direta.

No entanto, nem sempre o viajante impactado pelo seu anúncio está pronto para comprar na hora. Às vezes ele está apenas almoçando, então olha para o celular e vê seu anúncio no Facebook. Clica, acessa seu site, gosta do que vê, mas acaba deixando para depois.

Um bot com inteligência artificial nesses casos funciona como uma isca interativa. Qualquer pergunta que a pessoa tenha em mente pode ser motivo para acessar o chat e esclarecer a questão. É nessa hora que o chatbot coleta a cidade de origem, nome, e-mail, tudo que seja relevante saber dessa pessoa. Assim, mesmo que não efetive a compra naquele instante, seu hotel ficará com o contato do potencial cliente interessado, para engajá-lo até o momento ideal de compra.

Foque seu tempo no que realmente importa

Não ache que este tipo de tecnologia é cara. Há diversos hotéis e pequenas pousadas automatizando o atendimento online com inteligência artificial. A tendência é que cada vez mais os robôs ajudem você e sua equipe com a parte braçal, liberando você para cuidar da experiência, e do contato próximo com o cliente!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.