Pixel Meta

Colaborador temporário: Saiba como encontrar a pessoa certa para a alta temporada

Tempo de leitura: 4 minutos
Colaborador Temporario

A sazonalidade é uma das características marcantes do segmento hoteleiro.

Normalmente para atender o aumento da demanda esperada na alta temporada, hotéis e pousadas optam pela contratação de colaboradores temporários, uma vez que há a necessidade de aumentar o quadro de funcionários para suprir a demanda de serviços e tal modalidade de contratação reduz custos operacionais.

Entretanto, além de analisar o perfil de cada candidato é preciso tomar alguns cuidados na hora de efetuar uma contratação temporária. Separamos as principais informações que você precisa conhecer para encontrar a pessoa adequada.

Novas regras para contratação de colaborador temporário

A Lei da Terceirização (Lei 13.429), alterada recentemente, facilita o processo de contratação de colaboradores temporários e ainda proporciona mais segurança para as empresas.

Hoje em dia, de acordo com a Legislação, a contratação de temporários só é permitida em duas condições: para substituir um funcionário ausente (por exemplo, em férias) ou para atender a uma demanda complementar sazonal.

Outra alteração que merece atenção é que a admissão de um colaborador temporário não deve ser feita de forma direta, ou seja, seu hotel ou pousada deve procurar uma empresa séria e confiável que faça esse tipo de serviço.

Ambas devem assinar um contrato justificando a demanda do trabalho, bem como a remuneração e o prazo em que o colaborador temporário permanecerá na empresa. 

Cada trabalhador contratado deverá ter seu próprio contrato, o qual não poderá ultrapassar o prazo de 180 dias – consecutivos ou não.

Entretanto, caso seu hotel ou pousada precise dos serviços do colaborador por mais tempo, é possível ampliar o contrato por mais 90 dias, somando 270 dias. 

Vale ressaltar que o trabalhador temporário só poderá ser colocado à disposição da mesma empresa após 90 dias do término do último contrato. Caso contrário, caracteriza-se um vínculo empregatício.

Dicas para contratar colaboradores temporários

Seja para substituir um funcionário ausente ou para atender a uma demanda sazonal, a contratação de colaboradores temporários deve fazer parte do planejamento e da gestão do hotel ou pousada.

 Para que isso aconteça de forma assertiva, é fundamental ter em mente alguns passos que facilitam esse processo:

  • Saiba o perfil ideal de colaborador: entender exatamente quais as características que você precisa de um colaborador é fundamental para encontrá-lo. Antes de começar a procurá-lo, descreva as prioridades que serão analisadas no momento da contratação.
  • Compartilhe sobre a vaga com a sua equipe: converse com o seu time interno e entenda se alguém tem interesse em executar a atividade em questão ou se indicam algum profissional temporário.
  • Divulgue: aproveite seus canais para comunicar as vagas disponíveis. As redes sociais são bons canais para alcançar muitas pessoas.
  • Construa seu próprio banco de dados: armazene os dados dos colaboradores sazonais que já passaram pelo seu estabelecimento para futuras contratações. Assim, você economiza tempo e esforço nas próximas épocas de alta temporada.

Principais características de um colaborador temporário 

Uma das maiores dificuldades do hoteleiro é encontrar mão de obra qualificada. 

Os candidatos, muitas vezes, não possuem o conhecimento necessário sobre o ramo da empresa, o comportamento dos clientes e até sobre os produtos.

Por isso, ao contratar um colaborador temporário para a alta temporada é fundamental analisar os pontos a seguir:

Resiliência: o profissional vai lidar com diferentes perfis de pessoas e enfrentar diversas situações no dia a dia. Para isso precisa superar obstáculos, resistir à pressão e ser flexível perante cada condição;

Bônus: Aposte em empresas especializadas para encontrar a pessoa certa

Apesar de muitas redes hoteleiras utilizarem a contratação de novos colaboradores através de contratos de experiência, outras preferem os serviços de empresas de trabalho temporário. Isso porque o hotel ou pousada não pode contratar diretamente um temporário, como já falamos ao longo do texto.

Caso isso aconteça, o trabalhador será considerado empregado efetivo da empresa contratante e não um empregado temporário.

Para encontrar a pessoa certa para a alta temporada você pode contar com empresas especializadas em trabalhos temporários, pois elas se responsabilizam pelo processo de seleção, recrutamento e treinamento.

Você informa o perfil da vaga ou indica candidatos e a empresa faz todo o processo.

Mas atenção: Ao escolher uma empresa de trabalho temporário verifique o seu histórico, assim como o cumprimento de suas obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Leia também: O que você precisa saber sobre trabalho temporário na hotelaria

Procure parcerias

Estabelecer parcerias com entidades de qualificação como Pronatec e Senac também são uma boa maneira de encontrar colaboradores para a alta temporada.

Além disso, você pode dar prioridade a candidatos que são moradores da região em que atua e que já tenham alguma experiência na área para qual você está ofertando.

Um dos maiores desafios da hotelaria é encontrar mão de obra qualificada. Os candidatos, muitas vezes, não possuem o conhecimento necessário sobre o ramo da empresa, o comportamento dos clientes e até sobre os produtos.

Por isso, a solução nesse caso pode ser a atribuição de funções operacionais para funcionários temporários deixando o atendimento ao cliente sob responsabilidade de quem trabalha com você a mais tempo.

Na hotelaria, os funcionários têm grandes chances de construir um plano de carreira, por isso, se os trabalhadores temporários mostrarem bom rendimento e interesse em qualificação é possível que possam ser efetivados após a temporada.

Como as contratações acontecem em caráter de urgência, o tempo de seleção pode ser curto.

Coloque essas dicas em prática com antecedência e encontre a pessoa certa para a alta temporada!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.