Pixel Meta

Restaurante de hotel: como torná-lo uma excepcional fonte de receita?

Tempo de leitura: 5 minutos
restaurante-de-hotel

O restaurante do hotel pode trazer uma excelente renda para o seu negócio. Quem tem em seu meio de hospedagem um restaurante não deve vê-lo como apenas um setor do hotel, deve usar de todas as estratégias para lucrar com esse ambiente.

Para alcançar bons resultados com o restaurante do hotel é preciso saber que ele se diferencia de um restaurante convencional. Um dos motivos é que o nível de exigência dos hóspedes está sempre lá em cima, já que a experiência do hóspede é um dos indicativos mais fortes para que ele indique, ou mesmo volte, ao seu estabelecimento.

Diante disso, oferecer a melhor experiência com uma comida de primeira e um atendimento nota 10, é fundamental para mexer com os sentimentos do seu hóspede.

Leia este artigo até o fim e descubra quais diferenças o restaurante do hotel guarda, as vantagens de se investir nesse setor do hotel, quais os desafios para o hoteleiro na gestão do restaurante e como vencê-los e, ainda, fique por dentro das dicas para gerenciar com sucesso o restaurante do hotel.

Diferenças entre um restaurante de hotel e outros

O restaurante de hotel tem como objetivo servir os clientes acomodados no meio de hospedagem, em alguns casos pode servir a clientela externa. Muitos restaurantes de hotel tem uma culinária básica, mas capricham no sabor e apresentação.

Existem vários tipos de restaurantes que possuem características bem definidas e algumas delas até comuns entre si, por estarem fora de um estabelecimento hoteleiro. Veja alguns: Fast Food, Estilo Familiar; Jantar Fino; Bistrô; Restaurante Típico; Restaurante Buffet.

Somente para exemplificar e mostrar as diferenças pertinentes ao restaurante de hotel, os restaurantes de estilo familiar costumam disponibilizar serviços de mesa e opções com preços acessíveis em seu cardápio. Seu objetivo é fazer com que as pessoas sintam como se estivessem jantando em família.

No conceito de restaurante buffet é o próprio cliente que serve as suas refeições. As refeições mais baratas estão presentes nesse restaurante e o trabalho dos funcionários em servir é menor, pois só precisam repor a comida. Esse é um caso de restaurante que não usa personalizar seu atendimento e o cliente sabe disso.

Mais um exemplo que possui bastante diferença de um restaurante de hotel é o restaurante típico, a começar pela decoração. Além de garantir em seu cardápio a comida típica que se propõe a oferecer, ele também pode oferecer apresentações tradicionais.

Desafios em um restaurante de hotel

Existem alguns desafios para lidar com o restaurante do hotel, uns mais simples, outros nem tanto. Montar um cardápio, por exemplo, pode ser um desses desafios. 

Isso porque é preciso pensar no que oferecer ao cliente, se for oferecer sabor deve seguir por um caminho, inclusive com a contratação de chefs de cozinha. Se for oferecer praticidade e rapidez, o caminho pode ser o das refeições pré-prontas, por exemplo.

Outro desafio diz respeito à agilidade, nesse sentido não vai adiantar o restaurante do hotel ser esplêndido em sabor ou decoração e ter um serviço demorado. Mesmo que o ambiente seja acolhedor e os pratos deliciosos, não são todas as pessoas que possuem a característica da paciência.

Lidar com as várias despesas com suprimentos, equipe e infraestrutura também pode sobrecarregar o financeiro do hotel e, por isso, fazer a análise diária do faturamento dá a dimensão exata de onde mexer para vencer o desafio das despesas.

Como pode ser visto, existem, além desses, vários desafios a serem vencidos no restaurante de hotel e, mesmo que seja de ordem estrutural, funcional ou de ordem das finanças, a dica é obter conhecimento prático para resolver os problemas e obter lucro com o funcionamento do restaurante.

Como enfrentar os desafios e fazer do restaurante de hotel um sucesso

Para enfrentar os desafios que podem surgir no restaurante tem-se que munir de estratégias e tecnologia nos dias atuais. Veja algumas delas:

Conheça a clientela

Saber quem frequenta o seu estabelecimento hoteleiro indica que potenciais clientes você pode ter no restaurante do hotel. 

Um bom banco de dados sobre os hóspedes dará direcionamento para investir no cardápio e ambiente do hotel.

Diga não ao desperdício

Existe bastante tecnologia moderna que evita o desperdício no setor. Usá-las aumenta a produtividade e assim torna o serviço ágil, além de elevar a qualidade dos pratos. Isso diz respeito ao conhecimento sobre congelar alimentos, por exemplo. 

Existe, por exemplo, uma tecnologia que se chama Cook and Chill que mantém o sabor dos alimentos e guarda suas propriedades. Nesse sentido, pode-se programar para apenas algumas vezes na semana fazer certos pratos.

Estabeleça processos

Para uma cozinha funcionar em sua plenitude é preciso focar em processos. Desde antes do preparo dos pratos até o momento de servir, e tudo precisa estar bastante claro e possível para os executores. 

Cada profissional do restaurante do hotel precisa ter desenhado na sua cabeça o seu papel, a sua função e isso será mostrado nos dias de alto movimento.

 Invista em equipamentos

Se o intuito é enfrentar o desafio do tempo e aproveitar as tecnologias que são oferecidas atualmente como a Cook and Chill e a Sous-vide, por exemplo, comprar os equipamentos corretos para utilizá-las é fundamental.

 Atraia a clientela externa

Essa estratégia vai gerar mais renda para o hotel, e, além disso, quebra aquela ideia de que o restaurante só atende os seus hóspedes. 

Mas é preciso fazer um marketing bastante forte nos arredores para conquistar os clientes e, também treinar o seu pessoal para os horários de pico.

Dicas para transformar o restaurante de hotel em um lugar excelente

Em se tratando do restaurante de um estabelecimento hoteleiro, deve- se lembrar que as pessoas que o frequentam podem ser externas, mas em sua maioria são os hóspedes do hotel. 

Por isso a atenção tem que ser redobrada, pois se algo não estiver a contento no restaurante do hotel pode refletir em uma reclamação sobre a hospedagem. A dimensão dessa reclamação aumenta, infelizmente.

Para isso, seguem algumas dicas para que o seu restaurante de hotel seja excelente e, assim, gere um lucro extra para o hotel:

1- Ofereça atendimento personalizado

Para um atendimento de mestre e superior, treine o seu pessoal especialmente para prestar os serviços no hotel. 

Não “utilize” os serviços dos colaboradores de outras áreas para cumprir o expediente no restaurante. 

No treinamento ensine o seu pessoal a tratar cada hóspede pelo nome, pois isso o acolhe e mostra um atendimento no qual o hóspede se sente pertencente àquele local.

2- Seja rápido nos serviços

Quando as pessoas viajam é natural que queiram aproveitar ao máximo as possibilidades da viagem e, sinceramente, aguardar muito tempo pelo atendimento, não está nos planos de ninguém. 

Dito isso, um restaurante de hotel que otimiza o seu tempo e o tempo do cliente também, contempla a expectativa de ambos. Para auxiliar nesse sentido é bom que o hotel invista em tecnologia que agilize os pedidos, por exemplo, comandas digitais.

3- Cardápio exclusivo

Ter um cardápio exclusivo não se aplica apenas a ter um chefe gourmet que pense nele especialmente para o hotel, diz respeito também a enaltecer a cultura local. 

Então, se o seu hotel está em uma localidade turística, a culinária dali não pode ser ignorada. Afinal existem clientes que viajam especialmente para provar comidas típicas, não é verdade?

Leia também: 4 vantagens de oferecer um cardápio sazonal no seu hotel

4- Crie experiências memoráveis

Uma das motivações dos viajantes é criar memórias inesquecíveis, então contribua para isso. O seu restaurante de hotel tem a vantagem de sempre contar com um público certo, os hóspedes que ocupam o hotel. 

Dessa forma, criar campanhas temáticas ou mesmo um happy hour diferenciado para os hóspedes é uma maneira de atraí-los para o local. Não se esqueça de fazer a divulgação dessa programação por todo o hotel.

Percebe que o restaurante de hotel bem estruturado e bem comandado dá chance diária de fidelização de clientes? Esse é só um dos motivos para que você invista nesse ambiente. 

Faça isso e veja que fantástica fonte de renda o restaurante é para o seu hotel.

Você também pode gostar de ler: Como aumentar os lucros com Alimentos e Bebidas

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.