Pixel Meta

Black Friday no setor hoteleiro vale a pena?

Tempo de leitura: 4 minutos
black friday no setor hoteleiro

Quando chega esta época do ano, o termo Black Friday invade os anúncios, e-mails e vitrines de lojas dos diversos segmentos pelo mundo. No Brasil a “sexta-feira negra” acontece na 4ª sexta-feira do mês de novembro, dia em que a maioria das lojas, seja ela física ou virtual, entra em uma mega promoção com preços baixos.

Já faz algum tempo que alguns hotéis e redes hoteleiras vem apostando neste movimento, oferecendo reservas com descontos bastante atraentes. É a tendência do Black Friday no setor hoteleiro.

Mas será que vale a pena para o seu hotel ou pousada entrar nessa onda do Black Friday? Confira essa resposta e outras neste artigo!

Primeiramente, o que é Black Friday?

O Black Friday tem sua origem nos Estados Unidos, sendo utilizado para designar a quarta sexta-feira do mês de novembro.

Este acontece sempre um dia após o Thanksgiving Day, o dia de Ação de Graças, feriado comemorado na cultura americana.

Apesar das diversas teorias de sua origem, há alguns anos, a data foi consolidada nos EUA, como a abertura oficial da temporada de compras natalinas, marcada pelas significativas promoções e baixa dos preços em todo o comércio.

Com o passar dos anos, a sexta-feira das promoções foi ganhando o mundo, e atualmente diversos países perceberam o potencial de venda na data, passando então a praticá-la.

No Brasil, o Black Friday passou a fazer parte do calendário comercial desde de 2010.

Lógico que como sempre, os brasileiros foram um pouco além, e criaram também o Pré-Black Friday, com descontos antecipados; o Black Week, com uma semana inteira de promoções; e o Black Weekend, com descontos e promoções por todo o fim de semana.

Cases de Black Friday no setor hoteleiro

Em 2017, a Rede de Hotéis Deville anunciou a Black Week, uma semana inteira com descontos de 40% no valor das diárias. “Nossa ideia é proporcionar às pessoas experiências de viagem, num período de temperaturas agradáveis, por um valor especial”. Explicou o gerente de relacionamento com o cliente Deville, Lucas Raganhan.

Outro caso de Black Friday no setor hoteleiro é da rede de hotéis AccorHotels, que em 2016 chegou a oferecer diárias a partir de R$ 79 entre os dias 23 e 26 de novembro.

Nesse mesmo ano, a rede espanhola de hotéis Meliá também participou, concedendo descontos de 40% nas diárias de seus hotéis no Brasil e em outros destinos pelo mundo.

A verdade é que as promoções de Black Friday estão cada vez mais comuns no setor hoteleiro, e a cada ano diversos novos meios de hospedagens resolvem aderir.

Algumas empresas já começam a anunciar dias antes da sexta-feira, criando um certo suspense e expectativa nos hóspedes, como foi o caso do resort Salinas Maceió, em 2018,  nesta imagem abaixo:

black friday salinas maceió

Vale a pena fazer promoção em plena temporada de verão?

Mas vamos a pergunta que não quer calar: afinal, vale a pena fazer promoção de reservas em pleno início da temporada de verão?

Para muitos hotéis e pousadas localizados no litoral, as promoções nessa época acabam por se tornar desnecessárias.

Tendo em vista o aumento das viagens e a demanda por hospedagem nesses locais, no período de férias e festas de fim de ano.

Mas ainda assim, para alguns, a alta temporada acaba deixando a desejar, e aí o Black Friday no setor hoteleiro começa a fazer sentido.

Uma opção para você que tem a temporada de verão garantida, é aproveitar a fama do Black Friday para promover ofertas de reservas em períodos fora da temporada.

A empolgação da data, dos preços baixos, e da palavrinha “promoção“, causam um certo incentivo a compra. Assim você já garante a receita destas reservas para os períodos de baixa temporada também.

Leia tambémBaixa temporada hoteleira: como atrair mais hóspedes para esse período

Já para hotéis e pousadas serranas, a data é uma ótima oportunidade para criar ofertas e atrair o público que nem sempre procura por praias. Apesar de ser a minoria, o preço baixo pode dar aquela forcinha e garantir um up nas reservas.

Mas o Black Friday no setor hoteleiro não tem segredo.

O ideal é que cada hotel ou pousada analise seu histórico e mapa de reservas, observando em qual período há essa baixa na demanda de hospedagens.

Logo, poderá mapear os melhores períodos a serem promovidos, e assim fazer valer a pena.

DICA: Aproveite para dar uma olhada no calendário e procure fazer promoções para datas específicas, como feriados, por exemplo.

Assim você seleciona períodos com maior probabilidade das pessoas terem interesse em viajar. Consequentemente a venda se torna muito mais fácil.

Como anunciar?

O Black Friday no setor hoteleiro precisa de uma logística diferente de outros produtos ofertados.

Normalmente a maioria das pessoas que consomem este tipo de serviço, estadias em hotéis e pousadas, precisam de um certo planejamento antes de efetuar a compra.

Eles precisam de tempo para se organizar e planejar a viagem.

Logo o ideal é que o Black Friday no setor hoteleiro seja avisado com antecedência, a exemplo do Resort Salinas Maceió, ou então que seja uma Black Week, em que as reservas são anunciadas durante uma semana inteira.

Para anunciar invista no uso das redes sociais, no seu próprio site e principalmente do uso de e-mail marketing.

Leia também: Guia completo de e-mail marketing para hotéis e pousadas

Mas se a ideia de criar promoções para o Black Friday não havia passado ainda pela sua cabeça, e agora que você recebeu essa luz da Hospedin, ficou interessado, corre que ainda dá tempo!

O Black Friday no Brasil no ano de 2020 acontece no dia 27 de novembro.

E aí hoteleiro, preparou, ou vai preparar alguma promoção para seus clientes nessa Black Friday? Compartilhe conosco sua opinião sobre o assunto 😉

Quem leu este artigo também se interessou por: Como aumentar o número de reservas da sua pousada

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.