Divulgar a estrutura do seu hotel é fundamental para despertar o interesse dos clientes. E quanto mais informações detalhadas, melhor será.
Entretanto, quando o assunto é escolher um tipo de acomodação para ficar, muitas pessoas ficam confusas com os diferentes tipos de quartos e acreditam que apenas o tamanho do espaço e o número de pessoas acomodadas é que muda.
Para evitar equívocos, confira como classificar os quartos do seu hotel e mostrar as diferenças entre cada um deles aos futuros hóspedes.
Table of Contents
ToggleTipos de quartos por quantidade de camas
Os quartos de hotel podem ser caracterizados a partir do tipo de cama ou quantidade.
Quarto de solteiro ou Single Room
Conhecido como single room ou SGL, conta com uma cama de solteiro. É ideal para pessoas que estão viajando sozinhas ou querem privacidade caso estejam em grupo. Dentre todas as opções, o quarto individual, normalmente, é o mais barato.
Duplo solteiro ou Twin Room
O twin room contém duas camas de solteiro destinadas a duas pessoas, que podem ser apenas companheiros de viajem e, não necessariamente um casal, por isso existe a necessidade de ter camas separadas, uma para cada pessoa.
Opção mais indicada para quem viaja com amigos, familiares ou pessoas conhecidas, possibilita uma viagem mais econômica já que ao dividir o quarto divide-se também os custos.
Apesar do nome “duplo”em sua classificação, dependendo do tamanho há a possibilidade de oferecer quartos com até cinco camas de solteiro.
Quarto casal ou Double Room
O double room ou DBL é um quarto para duas pessoas e conta com uma cama única de casal. Na comparação com os outros tipo, tem o tamanho do quarto maior.
É ideal para uma viagem a casal em que se necessita de um espaço confortável para um tempo a dois.
Em alguns hotéis, pode ter uma cama extra para crianças pequenas.
Dormitórios
Oferecem várias camas, beliches e até treliches. Costumam ser mais baratos do que quartos tradicionais, são muito oferecidos em hostels e albergues, entretanto não possuem muita privacidade ou autonomia já que divide-se espaço com desconhecidos.
Apartamentos
Há ainda a opção de apartamentos inteiros, que apesar de mais cara é mais interessante para certas pessoas. Nesse formato, é possível usufruir de outros cômodos além de um quarto como, por exemplo, cozinha, sala, área de estar e muito outros.
Esse modelo, é indicado para viagens em família que exigem desse conforto maior para que todos estejam bem instalados e tenha suas diferentes necessidades atendidas.
Como fazer a classificação de quartos de hotel
Além da quantidade de camas disponibilizadas nos quartos, os quartos de hotel também podem ser categorizados por serviços complementares e outras características. Conheça abaixo algumas categorias de quartos de hotel:
Standard
Conhecido como os quartos mais simples, são também os que oferecem o básico para a estadia dos seus hóspedes.
Além disso, conta com móveis padrão: cama, criado-mudo, luminária, armário, mesa e banheiro privativo equipado com toalhas, sabonete, xampu e condicionador.
Por se tratar de um espaço mais modesto, geralmente é a escolha do público que não está disposto a investir muito em hospedagem.
Ademais, os quartos standard quando localizados na praia, não possuem vista para o mar; já quando estão na cidade, costumam ser virados para o fundo.
Master ou executivos
Essa é uma classificação que desperta mais interesse aos hóspedes que desejam quartos maiores e mais equipados: frigobar, sofá, cadeiras, vista mais privilegiada e andares mais altos são alguns dos atrativos que o master (ou executivo) oferece.
Em alguns hotéis é possível até colocar mais de uma cama.
Em questão de valores de diária, é considerado um meio termo entre um quarto standard e um deluxe.
Master superior ou deluxe
O próprio nome já diz muito! Os quartos dessa classificação não são para qualquer um.
Sendo assim, hóspedes que buscam por essa acomodação podem desfrutar de um espaço mais amplo, muitos serviços agregados, banheira, varanda e sem dúvidas, apreciam a melhor vista do hotel.
Por oferecer uma verdadeira experiência, são os quartos com as diárias mais elevadas.
Atenção: vale destacar que os quartos Standard, Executivo e Deluxe podem ser para solteiros ou casados.
Contudo, os serviços agregados oferecidos aos hóspedes são determinantes, mas não a quantidade de camas.
Viu só como é fácil classificar os quartos do seu hotel? Agora você pode esclarecer as dúvidas dos hóspedes com mais clareza.
E aí, como você classifica os quartos do seu estabelecimento? Compartilha aqui nos comentários com a gente!
Leia também – Como calcular a diária do seu hotel ou pousada
Perguntas Frequentes
Os tipos de quarto de hotel são:
Quarto de Solteiro(Single Room)
Duplo Solteiro (Twin Room)
Quarto Casal (Double Room)
Dormitórios
Apartamentos
Quarto standard é uma classificação utilizada, principalmente, em hospedagens mais básicas. Esse quarto de hotel simples normalmente conta com estrutura básica, composta por banheiro privativo, cama, armário, TV e abajur.
O quarto Duplo Standard é composto pela mesma estrutura básica do quarto Standard (composta por banheiro privativo, cama, armário, TV e abajur), a diferença entre as duas classificações está na quantidade de camas disponíveis. O Duplo Standard terá uma cama de casal maior destinada a duas pessoas, normalmente queen ou king-size.
O quarto deluxe é o mais completo no hotel tanto em termos de serviço como de acomodações. Costuma dispor de uma porta que separa os ambientes do quarto e da sala. Além disso, a metragem tende a ser maior, comportando mais hóspedes com mais conforto.
Os quartos destinados as categorias Deluxe ou Master Superior são comumente as melhores opções que as hospedagens disponibilizam, tanto em termos de acomodação quanto de serviço.
Deluxe é o melhor, apresentando uma estrutura mais robusta e serviço mais completo.
2 respostas
Estou com Duvida
Quarto Triplo , vai se hospedar um casal e uma Criança que é Free ate 11 anos . O Correto é Cobrar tarifa como quarto duplo ou Triplo ?
Solange, depende. Se a politica do hotel/ resort for CHD Free até 12 anos que é comum, não se pode cobrar o valor triplo.