Pode parecer uma pergunta óbvia, mas o fato é que a diferença entre hotel e pousada costuma deixar muita gente confusa.
Apesar de ambos oferecerem hospedagem, eles têm suas particularidades. O hotel, por exemplo, geralmente é maior e conta com uma estrutura mais completa, incluindo serviços como restaurante, piscina, bares e academia. Já a pousada é uma opção mais aconchegante, com menos quartos e uma vibe mais caseira.
Claro, cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas no final das contas, vai depender do perfil do viajante.
Então continue a leitura, você aprenderá de uma vez por todas, a diferença entre os meios de hospedagem!
De acordo com a definição do dicionário, tanto um hotel quanto uma pousada são estabelecimentos que provêm alojamento, e, habitualmente, refeições, entretenimento e outros serviços para o público.
Desta forma, a principal semelhança entre esses dois tipos de hospedagem está no fato de serem estabelecimentos comerciais que oferecem estadia a alguém em troca de um valor x determinado, denominado diária.
Além disso nos dois tipos de hospedagem, toda a prestação de serviço e atendimento são embasados pelos princípios da hospitalidade.
Apesar da semelhança nas definições, no geral existem certas características distintas entre os dois modelos de hospedagem, conforme apontamos ao longo deste artigo. Confira no infográfico abaixo quais são elas:
Vale ressaltar que nada disso é regra. Tanto hotel, como pousada, podem variar suas peculiaridades de acordo com os serviços oferecidos, tipo e tamanho do negócio.
Leia também – Serviços de hotelaria para atrair mais hóspedes
Segundo o dicionário, o termo pousada pode ser entendido como, “casa em que se admite hóspedes; pensão, hospedaria, albergue.”
Logo, uma pousada é um estabelecimento comercial que oferece estadia a alguém, em troca de um valor x determinado, denominado diária.
Até aqui nenhuma novidade.
No geral, existem algumas características que diferem as pousadas dos outros meios de hospedagem, conforme veremos logo abaixo.
Por padrão, as pousadas são estruturas menores que os hotéis, contemplando de 3 a 4 andares, no máximo. Seu ambiente intimista e aconchegante muitas vezes pode remeter a uma casa ou cabanas.
Entretanto, é possível encontrar pousadas de diferentes estilos, desde as mais simples às mais estruturadas, contendo quartos mobiliados com muito bom gosto e requinte.
Pensando em montar sua pousada?
Baixe grátis: Plano de Negócio para Pousadas
A principal delas talvez seja o fato de, normalmente, as construções em que estão instaladas são horizontais, com no máximo três andares.
Característica essa que confere uma atmosfera mais intimista e acolhedora ao ambiente.
Ainda sobre a estrutura, ela pode estar concentrada em uma única construção ou dividir-se em diversas construções menores como: cabanas, chalés, bangalôs e pequenas casinhas. Esse tipo de construção tem como ponto positivo o fato de proporcionar maior privacidade aos hóspedes.
Outro aspecto interessante sobre as pousadas é o fato de, normalmente, suas decorações apresentarem uma certa temática.
O que isso quer dizer? Se a hospedagem estiver localizada em uma praia, por exemplo, os elementos decorativos tendem a remeter àquele ambiente.
No que diz respeito aos serviços oferecidos, é de costume nas pousadas os serviços de recepção, alojamento e alimentação.
Já o atendimento tende a ser mais informar e pessoal, diferente dos hotéis que trabalham de forma mais formal.
Apesar de apontarmos aqui algumas características específicas de pousadas, é importante ressaltar que devido a grande quantidade desse tipo de hospedagem espalhada pelo mundo, estruturada de diferentes formas, por diferentes pessoas e culturas, essas características não são descritas em pedra e podem variar bastante.
Seja qual for o estilo, o que as pousadas têm em comum são:
Com certeza, a principal vantagem de uma pousada está no fato aproveitar ao máximo a atmosfera do destino em que está localizada com o conforto de como se estivesse em casa.
Além disso, o atendimento costuma ser personalizado e os preços mais convidativos.
O hotel é, sem dúvidas, uma das opções mais comuns de hospedagem. Este tipo de hospedagem é ideal para famílias, em razão da infraestrutura completa que disponibiliza.
Ao optar por esse tipo de acomodação, o hóspede é direcionado para uma opção de UH (unidade habitacional), que pode ser quarto de solteiro, privativo, casal, família e outros.
Os valores das diárias são definidos conforme a escolha dos quartos, localização e estrutura do hotel, que vai desde as mais simples até as mais sofisticadas, oferecendo spa, lavanderia, serviço de transfer etc.
Normalmente hotel, o quarto é mobiliado, com banheiro privativo, frigobar, telefone, internet e outras peculiaridades que podem variar de hotel para hotel.
Além disso, os hotéis oferecem:
De modo geral, o hotel se destaca pela sua localização central, na maioria das vezes. O que o torna uma opção prática, segura e confortável para os diferentes perfis de hóspedes.
Além disso, as roupas de cama e banho, são disponibilizados e trocados de acordo com a necessidade do hóspede.
Entre os serviços comumente oferecidos em hotéis estão a recepção, café da manhã — que pode ser incluído na diária ou cobrado a parte— estacionamento, piscina, sauna, academia e restaurante.
No entanto, opções mais sofisticadas de hotéis podem disponibilizar também serviços como translado, lavanderia, spa, bar e outros.
Os hotéis ainda podem pertencer a outras categorias, como veremos a seguir.
Os hotéis se diferem das pousadas também no que diz respeito às categorias. Existem 4 principais categorias desse tipo de hospedagem, que são: hotel, resort, hotel-fazenda, hotel histórico e outros.
Cada um deles possui na sua estrutura e cultura a concepção básica de um hotel, no entanto agregam aos seus serviços diferenciais que os encaixam em suas devidas categorias.
Vejamos quais são suas particularidades que os diferenciam de um hotel comum:
Localizado em zonas rurais, esse tipo de hotel tem como objetivo proporcionar uma experiência no campo a partir da valorização da agropecuária.
As instalações e decoração possuem um estilo campestre e rústico. Há uma integração dos ambientes com a natureza de forma a promover a convivência com os animais.
Normalmente, os alimentos servidos durante nas refeições são produzidos na propriedade e apresentam um toque caseiro bastante acolhedor.
Um charme a parte, esse tipo de hotel tem como diferencial sua edificação histórica que pode ter sido preservada na sua originalidade ou restaurada e até mesmo, ter sido palco de eventos históricos-culturais reconhecidos formalmente pelo Estado.
No que diz respeito aos serviços oferecidos, são semelhantes aos de um hotel comum.
Reconhecidos pela suas robustas estruturas de lazer e entretenimento, os Resorts também têm como diferencial o fato de proporcionar o convívio com a natureza.
Além dos serviços comuns de hotel, os resorts conta com opções exclusivas, como estética, recreação e atividades físicas ao ar livre.
Alguns oferecem serviço all inclusive, no qual todas as refeições e bebidas já estão incluídas na diárias, enquanto outros oferecem meia-pensão ou apenas café da manhã.
Outra particularidade dos hotéis é a classificação por estrelas.
Ou seja, esse tipo de hospedagem tem a sua qualidade (estrutura e serviço) medida a partir de uma a cinco estrelas. Nesse sentido, hotéis com apenas uma estrela são mais simples e econômicos, já os que contêm cinco estrelas tendem a ser mais robustos e luxuosos.
Essas estrelas são adquiridas a partir de uma série de requisitos estabelecidos pela regulamentação de cada país. Conforme listamos abaixo:
De uns tempos para cá surgiram tantos modelos de hospedagem diferentes que fica difícil afirmar com certeza as características de cada um.
Tanto pode acontecer de você encontrar pousadas maiores que hotéis como hotéis mais familiares que pousadas.
Saiba mais – O que são meios de hospedagem e quais tipos existem?
Agora que você já sabe a diferença entre hotel e pousada, conta pra gente o que você achou desse artigo!
Nós vivemos na era da informação e da velocidade, consumidores conectados e ágeis requerem um…
Na hotelaria, a qualidade operacional e a experiência do hóspede são fundamentais para o sucesso…
Por Aline Silva Eis a pergunta que não quer calar: como melhorar a experiência do…
No setor hoteleiro, a eficiência na administração das reservas não só impacta diretamente na ocupação…
Nos últimos anos, a Black Friday deixou de ser um evento exclusivo do varejo e…
Para garantir uma experiência impecável e organizada, os meios de hospedagem precisam lidar com um…
Ver comentários
Eu fiquei com minha família uma vez em um hotel e foi maravilhoso.
Outra vez ficamos em uma pousada e foi decepcionante.
Oi Josias. Puxa, que pena! Sentimos pela experiência ruim na pousada. Mas existem muitas que oferecem uma hospedagem especial. 😊
Estou numa pousada em bonito, e é muito aconchegante e acolhedor por aqui! E tudo dividido por chalés e tem bem poucas pessoa s trabalhando, mas todas são super gentis e amigáveis!
Cesar, que maravilha! Aproveite bastante! 💜
Obrigada pelas informações. Sou professora e ajudou-me a preparar minha aula
A pousada pode ser tão boa quanto um hotel, quadradas as devidas proporções, vai depender do tipo de viajante, turismo de aventura, os custos da hospedagem, a segurança oferecida, refeições,etc...