“Eu preciso de um dia de 48 horas.” Algum hoteleiro aí já teve este pensamento? Isso é mais comum do que se imagina, pois pequenos e médios hoteleiros acabam por assumir muitas responsabilidades e funções dentro do hotel. Ou seja, vivem em um contexto onde a produtividade hoteleira se torna aliada do sucesso do negócio.
E eu tenho duas notícias para você, uma boa e uma ruim.
A ruim é que nunca existirá um dia de 48 horas. E que os sugadores de tempo podem estar bem aí do seu lado. Sem que você perceba eles estão roubando suas horas e sua energia ao longo do dia.
Apesar disso, a boa notícia é que você pode resgatar a sua produtividade hotelaria com apenas um clique. Sim! A tecnologia vai ajudar nesta missão, como veremos mais à frente.
Desta forma, até o final da leitura você conhecerá um pouco mais sobre produtividade, sobre os sugadores de tempo e como um software de gestão hoteleira focado em produtividade pode transformar o seu dia a dia.
O que é produtividade hoteleira
Conhecida também como gestão do tempo, a produtividade é um assunto que está na pauta dos gestores e pessoas de sucesso. Isso porque, o tempo é o único bem que não se pode acumular ou comprar mais.
O desafio aqui é a forma como aproveitamos o tempo disponível para viver a vida que sonhamos.
Algumas pessoas confundem produtividade com estar ocupado em tempo integral. E isso é um equívoco sério. Você pode passar o dia inteiro executando várias tarefas e ainda assim, não ser uma pessoa produtiva.
Uma outra situação bem comum é quando o hoteleiro chega ao final do dia com a sensação de que não conseguiu fazer tudo que precisava ou deveria. Com isso surgem os sentimentos de ansiedade e desmotivação.
Se você passa por essa situação é possível que esteja sendo vítima dos sugadores de tempo. Veja alguns deles:
- Desorganização: falta de processos alinhados e uso excessivo de papéis;
- E-mail: checagem da caixa de entrada a cada 5 minutos;
- Notificações do celular: chamam a atenção e despertam um senso de urgência para conferi-las;
- Interrupções internas e externas: colaboradores e familiares que o requisitam o tempo inteiro;
- Multitarefas: acreditar que você consegue fazer várias tarefas ao mesmo tempo.
Eliminar ou mitigar os sugadores do tempo é o primeiro passo para se tornar uma pessoa mais produtiva e focada em resultados.
Isso porque, ser produtivo está muito mais relacionado a fazer o que é importante para o seu negócio do que passar o dia inteiro ocupado. Se você passa a maior parte do tempo executando tarefas que não trazem retorno para o hotel, você não está sendo produtivo e pode comprometer os resultados a longo prazo.
O equilíbrio é a palavra-chave quando se fala em produtividade, pois a vida pessoal e profissional é uma só.
E foi pensando em aumentar a produtividade dos hoteleiros que o Hospedin foi revitalizado. Com base nos estudos e conceitos sobre produtividade o novo PMS se tornou ainda mais intuitivo, simples e prático.
Agora deixa eu te contar como um software de gestão hoteleira pode ajudar na sua produtividade. O que aconteceu comigo, acontece com muitas pessoas, hoje em dia.
Como um software de gestão hoteleira pode ajudar na produtividade?
Eu sempre fui adepta da agenda de papel e carregava uma durante o meu horário de trabalho. Só que fora do horário de trabalho, eu não tinha o hábito de levá-la comigo e sempre que eu precisava registrar uma tarefa ou compromisso, teria que fazê-lo quando estivesse perto da agenda. Eu não percebia o quanto esse hábito me engessava até que adotei um sistema para gestão de tarefas.
Vale ressaltar que antes de adotar o sistema de gestão de tarefas eu acreditava ser uma pessoa produtiva e ágil por utilizar a agenda de papel.
No entanto eu não fazia ideia de que eu usava somente 10% da minha capacidade produtiva por ficar presa a um hábito que já não atendia as minhas necessidades.
E, por fim, me peguei pensando em como a internet e a tecnologia estão cravejadas na nossa vida. E isso só aconteceu porque elas realmente nos ajudam a ser mais organizados, ágeis e produtivos.
Como falei antes, o Hospedin é um software de gestão hoteleira que cresceu com um objetivo: levar produtividade e simplicidade a vida dos hoteleiros.
Com mais de 1300 usuários, a 5 anos o Hospedin já faz isso no dia a dia de quem se conecta com ele para executar suas funções. Contudo, a nova versão do PMS torna os processos hoteleiros ainda mais intuitivos e práticos.
Além disso, por ser um software de gestão hotelaria focado em produtividade ele tem funcionalidades, relatórios e gráficos que possibilitam ao hoteleiro fazer a gestão completa do seu negócio de um único lugar com apenas um clique!
Ainda que o hoteleiro não possa ter um dia de 48 horas, ao se tornar mais produtivo com a ajuda de um PMS de produtividade hoteleira ele ganhará algo ainda mais valioso: 24 horas aproveitadas com equilíbrio e resultado.
Tempo, o bem mais precioso
O tempo é o bem mais precioso que temos. Nada pode ser vivido ou apreciado se não tivermos um tempo de qualidade.
É por esse motivo que se fala tanto em produtividade nos dias de hoje.
Para que o hoteleiro possa ter uma vida produtiva, seja no trabalho ou na família, é preciso olhar para as possibilidades de uma forma diferente. Usar as tecnologias a favor da gestão hoteleira e delegar tarefas com sabedoria são atitudes que fazem parte do repertório um hoteleiro de sucesso.
O tempo passa para todos da mesma forma. O que diferencia é a capacidade de aprender, se reinventar e utilizar ferramentas para ser mais produtivo com equilíbrio e qualidade, antes que o tempo não possa mais ser recuperado.
Leia também: Como um software para pousada pode aumentar sua produtividade
E você, o que tem feito para melhorar a sua produtividade hoteleira?