Como montar uma pousada

Como montar uma pousada?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Muita gente sonha em montar uma pousada, viver perto da natureza e ter seu próprio negócio. Sonhos são bons, mas é bom estar com um pé na realidade e ter consciência que todo empreendimento exige conhecimento do ramo, cálculos de riscos, localização adequada, conhecimento do público alvo, noções de marketing e diversos outros aspectos ligados ao empreendedorismo.

Quando o assunto é pousada, dois itens básicos devem ser pesquisados exaustivamente: as instalações e a localização. É preciso estar atento e preparar-se profissionalmente para o atendimento ao cliente, lidar com o pessoal de serviço e analisar a própria capacidade de investimento.

Localização e perfil

O perfil da pousada deve estar de acordo com a localização. Uma pousada situada junto à natureza pode ser uma excelente opção de negócio para muitos empreendedores, mas também é possível montar uma pousada urbana, que recebe turistas, estudantes e viajantes de maneira geral. Deverão estar próximas a pontos de táxis, terminais de ônibus, centros de compra, bancos e restaurantes. Isso porque o viajante geralmente não conhece a cidade e a proximidade a estas necessidades básicas acaba facilitando muito a vida dele.

A pousada turística junto à natureza também deve ser bem localizada e planejada de acordo com o público que pretende atender: praia, região serrana, parques nacionais, região de floresta, etc. Se tiver um restaurante junto, melhor ainda, pois assim poderá ficar um pouco afastada do centro urbano sem problemas.

Pousadas que atendem a turistas de praias são preferidas quando localizadas bem próximo a elas; nesse caso, é importante oferecer um café da manhã bem reforçado.

Instalações e investimentos

Além do quarto, que é fundamental, as pousadas costumam oferecer áreas comuns de convívio para quem quer assistir TV, descansar ou comer. Para quem pode investir um pouco mais, estruturar espaços de lazer e bem estar como sala para serviços de massagem, prática de yoga, salas de meditação e pequenas academias pode ser uma grande ideia.

Escolha o serviço a ser implantado considerando o seu público alvo e a sua capacidade de investimento, bem como a estrutura existente na pousada. Essas instalações e os serviços oferecidos são decisivos para o seu nível de competitividade.

Equipe de serviços

Em qualquer empreendimento, é importante oferecer um atendimento de qualidade, ainda mais em uma pousada, onde o foco é justamente o atendimento. Então, invista na seleção de pessoas qualificadas. É importante que o pessoal que trabalha na pousada seja atencioso e tenha habilidade especial para se relacionar com o público.

Facilidade para trabalhar em equipe também é um requisito fundamental, já que os profissionais terão de interagir o tempo todo para prestar o melhor serviço possível. Muitas pousadas oferecem excelentes instalações, mas pecam pelo mau atendimento, perdendo terreno para a concorrência.

Investimento em decoração

A decoração de uma pousada deve ser pensada com muito cuidado. Trata-se de um investimento muito importante para que o empreendimento seja bem sucedido. Lembre-se de que uma pousada vai acolher as pessoas e deve fazê-las se sentirem bem.

A decoração deve ser adequada a cada tipo de pousada. No campo, as pousadas devem ser bucólicas, com elementos preferencialmente em harmonia com a natureza do lugar, sem agredir o meio ambiente.

Na praia, a decoração deve estar em sintonia com este tipo de lugar, incluindo um chuveiro externo para que os hóspedes possam tomar uma chuveirada antes de entrar. As decorações urbanas, práticas e eficientes, não devem dispensar belos quadros, vasos de plantas e algumas obras de arte.

Faça tudo com muito planejamento. De preferência, faça um plano de negócios, tenha na ponta do lápis tudo o que necessita, pesquise bastante, conheça os valores praticados na sua região, os hábitos de seu público alvo e tenha uma boa margem de persistência antes de esperar retorno. Como em toda empresa, uma boa administração e um bom marketing determinam o sucesso.

Você é dono de algum empreendimento? Que passos seguiu para criá-lo? Conte sua experiência nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: