crise economica- 5 dicas para mante-la longe de sua pousada

Crise econômica: 5 dicas para mantê-la longe de sua pousada

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Em tempos de crise econômica o primeiro item cortado do orçamento é o lazer, sobretudo as viagens. Mas segundo grandes pensadores, como Albert Einsten, “é na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias, e quem sobrevive à ela sai fortalecido”. Portanto, obter alguma vantagem durante um período crítico é possível, desde que haja muita inspiração (criatividade) e transpiração (trabalho duro). Retrair-se e conformar-se não é o caminho.
Por isso, nesse artigo trouxemos algumas dicas para que seu hotel ou pousada mantenha a crise econômica bem longe!

1. Planeje

Qualquer negócio, em qualquer segmento, para obter sucesso é necessário ter por trás um bom planejamento, ter seu posicionamento definido e objetivos claros, pois se não se sabe onde irá chegar, certamente não irá a lugar algum.
Como já falamos aqui, é fundamental conhecer bem seu mercado, perfil de clientes, seus concorrentes e como eles atuam. A sazonalidade que assola o segmento de hotelaria deve ser considerada e a partir dela se pode criar as estratégias para regularizar a taxa de ocupação.

2. Controle

Quando se vive uma crise econômica, impossível não pensar em redução de custos e “fazer mais com menos” com foco na rentabilidade do empreendimento. Renegociar com fornecedores de materiais, produtos alimentícios, de serviços, ou ainda criar campanhas internas de redução de energia e água, por exemplo, são medidas simples que permitem diminuir seus custos e despesas. Porém, para isso é importante ter em conta tudo que entra e sai do caixa de seu hotel. Veja aqui como podemos ajudá-lo.

3. Fidelize

Os hóspedes são o que você tem de mais importante e a razão de ser do seu empreendimento. Portanto, não faça por menos e o valorize como é devido. Como? A primeira coisa é saber o que ele pensa e quais são suas expectativas. Se seu hotel ainda não aplica nenhuma pesquisa de satisfação, pense nisso. Você verá que as informações são valiosas e lhe ajudarão a fazer as mudanças e melhorias necessárias.
Além disso, que tal criar um programa de fidelidade para que ele retorne e o indique? Veja algumas ideias que certamente farão com que o cliente se lembre de seu hotel ou pousada quando ele pensar em viajar novamente.

  • Descontos para o hóspede que retornar dentro de um determinado período
  • Desconto para o hóspede que retornar e trouxer amigos para outros quartos / apartamentos
  • Noite extra para o hóspede com reservas em períodos de baixa temporada

 

4. Faça parcerias e use multicanais de vendas

Como diz um famoso ditado popular, “quem não é visto, não é lembrado”, em situações difíceis como a atual crise econômica, é necessário estar disponível nos canais de vendas onde o seu possível cliente está. Abaixo listamos alguns deles:

  • Agentes de viagens e Operadoras de turismo
  • Clubes de compras online
  • Buscadores de hotéis. Exemplos: Booking.com, Trip Advisor e Trivago
  • Brockers de hotéis

5. Invista em Divulgação

Assim como estar presente nos canais de vendas, é preciso ampliar a divulgação e anunciar as promoções do hotel como isca para atrair seus clientes. Para verbas mais curtas, a melhor opção é investir na internet, uma vez que o alcance é maior que as mídias convencionais, e permite medir o retorno e trabalhar a estratégia de forma mais assertiva, segmentando por público, região e etc. Mas vale lembrar que para qualquer ação online é necessário ter um site adequado.

Todas as dicas são realizáveis e de baixo investimento, mas pedem acompanhamento e gestão dos resultados.

Esperamos tê-lo ajudado. Até o próximo artigo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: