faculdade-de-hotelaria

Faculdade de Hotelaria, tudo o que você precisa saber

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

É natural para quem está entrando na área de hotelaria, buscando recolocação no mercado ou até mesmo quem busca uma especialização para melhorar o currículo, ficar em dúvida sobre qual é a melhor forma de construir uma carreira. Por isso, hoje vamos falar sobre a faculdade de hotelaria e tudo o que esse curso pode oferecer para quem pretende ingressar neste segmento promissor.

Apesar da crise nos últimos anos, causada pela pandemia do COVID-19, o setor da hotelaria nacional está se fortalecendo novamente, encarando os desafios da reabertura e novas tendências dos viajantes.

Eventualmente, para 2022, as expectativas são ainda maiores. Assim, como consequência da recuperação do segmento, mais investidores são atraídos a injetar verba nesta economia e novos profissionais se qualificam para entrar no mercado.

Continue a leitura e confira!

Faculdade de Hotelaria vs Hotelaria e Turismo

Primeiramente, o estudante deve saber que o curso de Hotelaria e o de Turismo são diferentes. Apesar de muitos acharem que são praticamente iguais, eles abordam matérias distintas e possuem algumas particularidades. Vejamos:

Hotelaria

Primordialmente, o profissional de hotelaria é responsável pela direção de estabelecimentos como hotéis, resorts, pousadas, flats e spas. Seu trabalho está ligado aos serviços de acomodação, alimentação, recreação e lazer.

Dessa forma, é ele quem contrata, orienta e supervisiona colaboradores, cuida das questões financeiras, organiza as compras e mantém as instalações funcionando adequadamente.

É fundamental que esse profissional também domine outros idiomas, principalmente o inglês, já que em alguns momentos também precisará lidar com público estrangeiro.

Faculdade de Hotelaria

O curso de Hotelaria pode ser encontrado em duas modalidades: tecnólogo e bacharel. Entre os principais assuntos abordados estão: a gestão de alimentos e bebida, a gestão de qualidade, administração, marketing, e princípios de viagens e turismo em parâmetros nacionais e internacionais.

Leia também: Técnico em hotelaria: o que faz esse profissional?

Onde estudar

Entre as instituições que ofertam o curso no país podemos destacar: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – oferece o curso de maneira gratuita, mas exige a participação do candidato no ENEM e no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Centro Europeu, a Unip, a Estácio e a Anhembi Morumbi.

Uma possibilidade para quem quer cursar a faculdade de hotelaria, mas não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades, é optar pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (Pronatec).

Essa iniciativa do governo federal oferece formação técnica e profissional gratuita em instituições como Senac, Senai, Sesc e Sesi, institutos federais e estaduais de educação, em 120 cidades brasileiras. São oferecidas vagas, tanto em cursos presenciais, como em cursos a distância.

O Catálogo Nacional de cursos Técnicos do MEC, por exemplo, divide em sete categorias os cursos da área, sendo:

  • Agenciamento de Viagem
  • Cozinha
  • Eventos
  • Guia de Turismo
  • Hospedagem
  • Lazer
  • Serviço de Restaurante e Bar

Neste material desenvolvido pelo MEC, é possível ver todos os detalhes sobre cada um dos cursos oferecidos.

Curso de hotelaria à distância

Uma outra opção para quem deseja estudar é escolher um curso de hotelaria EAD, sigla para Ensino à distância. Essa modalidade apresenta diversas vantagens ao aluno, como maior flexibilidade de horários e deslocamento. Principalmente para quem já trabalha e conta com uma rotina corrida, um curso de hotelaria à distância pode ser a escolha ideal.

Além disso, os cursos licenciados pelo MEC possuem a mesma qualidade do presencial e ainda podem oferecer mensalidades mais em conta.

Onde atuar

As principais oportunidades e vagas de trabalho para os profissionais formados em Hotelaria vem de hotéis, flats, pousadas e apart-hotel. Além de empresas que trabalham em conjunto com as redes de hospedagem, como os parques temáticos, áreas de lazer e eventos. Entre as áreas, pode-se destacar:

Administração: gerencia estabelecimentos de hospedagem, além das áreas de recepção de hospitais, shopping centers, bancos e clínicas médicas. Também estão aptos a supervisionar tarefas ligadas à operação e à manutenção desses locais, como limpeza, reservas e serviço. Além de organizar todos os serviços oferecidos aos hóspedes e clientes.

Planejamento: planeja a construção de estabelecimentos de hospedagem com base no potencial turístico do local, sua localização e infraestrutura.

Concierge: orienta os hóspedes e presta assistência em assuntos relacionados a reservas de restaurantes, ingressos para shows, eventos e espetáculos, passeios, locais para conhecer, entre outros.

Gastronomia: coordenar a preparação de refeições em hotéis, pousadas e até mesmo restaurantes, sendo o responsável pela criação dos cardápios e da contratação da equipe.

Leia também: Departamentos, funções e rotina de trabalho na hotelaria

Hotelaria e Turismo

o profissional com formação em hotelaria e turismo é responsável por planejar, organizar, promover e divulgar viagens, eventos e atividades de lazer e de negócios. Além disso, é ele quem coordena os serviços necessários para o bom funcionamento de hotéis, pousadas, resorts e outros estabelecimentos ligados ao turismo.

Entre as atividades que fazem parte da sua rotina estão:

  • Fazer contratações, orientar e supervisionar os funcionários;
  • Administrar empresas turísticas;
  • Gerenciar viagens, exposições e congressos;
  • Organizar eventos como feiras, congressos, exposições, convenções e tudo o que envolve sua infraestrutura – desde estrutura até acomodação, alimentação, segurança e transporte de participantes.

Faculdade de Hotelaria e Turismo

O curso superior em Hotelaria e Turismo hoje é oferecido em duas modalidades: bacharelado, com duração de três a quatro anos, ou no formato tecnólogo, com duração média de dois anos, sendo possível cursá-lo presencialmente ou a distância.

Como o próprio nome sugere, a faculdade de hotelaria e turismo é mais completa do que a faculdade de hotelaria. Isso porque, além da hospitalidade, o curso engloba outras áreas do turismo.

Algumas matérias fundamentais que os estudantes irão aprender durante a faculdade de hotelaria e turismo estão relacionadas a hospedagem, gerência de alimentos e bebidas, administração, relações públicas e marketing.

Idiomas como inglês e espanhol também são abordados na grade curricular, porém é apenas a base, sendo recomendado buscar cursos mais aprofundados para alcançar a fluência necessária em cada um deles.

Como em muitos outros cursos, a faculdade de hotelaria e turismo exige que o aluno faça um estágio supervisionado na área, assim como entregue ao final da graduação o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Onde estudar

No país, é possível encontrar algumas instituições que ofertam o curso de hotelaria e turismo, como:

Univali – Campus Balneário Camboriú
A instituição localizada no sul do Brasil forma bacharéis em Turismo e Hotelaria em 08 semestres, em turnos matutino e noturno presencialmente.

OLIMPIO – Escola de Educação Profissional
Localizada no sul do país, a escola oferece o curso profissionalizante de hotelaria e turismo, e o único pré-requisito é ter mais que 14 anos de idade.

PUC Minas
Esta é uma opção para quem deseja se especializar na instituição mineira. É necessário ser graduado para ingressar no curso.

Microlins
A empresa de cursos profissionalizantes oferta os curso de hotelaria e turismo com a possibilidade do aluno estudar também Informática ou Gestão Empresarial.

Senac SP
Conhecido no Brasil todo, oferece diversos cursos na área de hotelaria e turismo em diversos formatos.

Para encontrar todas as faculdades de Hotelaria, e Hotelaria e Turismo ofertadas no Brasil, acesse o Portal do Educa Mais Brasil. Basta digitar o nome da cidade na lista que irão aparecer todas as instituições disponíveis.

Onde atuar

Ao passo que nosso país conta com um potencial turístico muito vasto, profissionais com o diploma em Hotelaria e Turismo podem atuar em áreas como:

Empresas do segmento: gerenciando e coordenando agências de viagens, restaurantes, casas noturnas e hotéis, companhias aéreas, marítimas, rodoviárias e ferroviárias, parques temáticos etc;

Consultoria e marketing: pode desenvolver análises de mercado, assim como elaborar estratégias para organizar roteiros em locais que precisam explorar seu potencial turístico através do turismo cultural, rural, ecoturismo, turismo de negócios e eventos;

Prefeituras e órgãos públicos: coordenar a exploração turística de uma região, a medida que promove e divulga as atrações locais;

Redes de ensino: com seu conhecimento, pode ser professor e ministrar cursos e treinamentos. Vale lembrar que para seguir neste caminho é preciso ter uma ampla formação, sendo pós-graduado, mestre ou até mesmo doutor na área.

Tecnólogo x bacharel

Conforme mencionamos, ambas as formações podem ser através de cursos de bacharelado ou tecnólogo.

Enquanto o primeiro modelo tem características mais generalistas por mesclar matérias teóricas e práticas correlacionadas, o segundo está mais focado na prática da profissão.

As instituições priorizam aulas realizadas em laboratório que simulam ambientes hoteleiros, ou até mesmo vão a campo nos próprios estabelecimentos, enquanto em sala de aula, o aluno estuda as disciplinas teóricas.

Vale observar também as facilidades que podem ser encontradas em cada uma delas, como financiamentos, descontos, convênios, ProUni e FIES. Em algumas, também é possível ingressar no curso através de descontos e bolsas oferecidos pela própria instituição.

Confira: Descubra os salários de hotelaria e turismo no Brasil

Vale a pena fazer uma faculdade de hotelaria?

É válido analisar que ambas as profissões, apesar de parecidas, possuem particularidades diferentes. Apesar disso, vale a pena ingressar em um bom curso de hotelaria, pois além de ser a base para começar a carreira, ele pode despertar o seu interesse em se especializar cada vez mais na área.

Bem como uma boa formação, o profissional de hotelaria precisa de habilidades básicas para se comunicar e lidar com o público. Sejam hóspedes, clientes ou fornecedores, é essencial ter empatia e entender as culturas e necessidades de cada um.

Por fim, agora que você já conhece o necessário para começar seus estudos, deixamos como recomendação este episódio no nosso podcast Hospedin Break.

Cursou Hotelaria, ou está interessado no curso? Compartilhe conosco suas experiências na área, vamos adorar saber!

Leia também: Hotelaria: tudo o que você precisa saber

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: