mapa de reservas

Aumente sua ocupação na Páscoa com um mapa de reservas bem organizado!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Feriado de Páscoa chegando e o mapa de reservas ficando do jeitinho que os hoteleiros gostam de ver: cheinho!
Mas já viu como é difícil conquistar uma taxa de ocupação de 100%? Isso porque, a medida que as reservas entram, as datas e os quartos reservados se diferem, e se não houver organização, acaba surgindo alguns “furos” no mapa.

Saber organizar o mapa de reservas é a peça chave para encaixar aquela reservinha extra quando ele já parece lotado, e assim garantir uma taxa de ocupação máxima.

Então se você está com o mapa quase lotado para a Páscoa, essa é uma dica de ouro que você não pode deixar de conferir.

(Caso seu mapa ainda não está quase lotado, confira também! E depois, aproveita para dar uma espiada nesse outro post: 5 ideias para atrair mais reservas.)

A importância de saber organizar o mapa de reservas

Percebemos que muitos hoteleiros não conseguem atingir 100% de sua ocupação nos períodos de alta pelo simples fato de não alocar adequadamente as reservas. O ideal é ir organizando as reservas no momento em que são inseridas no sistema. Pois se deixar pra organizar quando o mapa estiver praticamente cheio, vai ficar bem mais complicado.

Quantas vezes seu estabelecimento deixou de receber uma reserva porque as disponibilidades dos quartos não batiam com as datas? Por exemplo, em um quarto havia a disponibilidade dos dias 15 a 17/08, o outro de 17 a 19/08, e o outro quarto de 19 a 21/08? Claro que você não vai receber uma reserva e ficar trocando seu hóspede de quarto a cada dois dias, não é mesmo?

Mas se lá atrás, quando começou a inserir as reservas deste período, tivesse alinhado corretamente, teria nesta data um quarto vago de 15 a 21/08.

Para quem tem channel manager integrado com o mapa de reservas a atenção deve ser maior ainda. Pois o gestor de canais vai entender que você tem disponibilidade de 15 a 21/08. E tem mesmo, porém em quartos diferentes, e é aí que entra aquela reservinha indesejada como overbooking.

Parece complicado? Mas não é, vamos exemplificar para você!

Como organizar o mapa de reservas na prática

Observe o mapa de reservas a seguir:

mapa-de-reservas-01

Perceba que se surgir uma reserva de 15 a 21 de agosto, não será possível alocá-la, certo?.

Mas uma pequena modificação já é suficiente para conseguir encaixar mais uma reserva. Basta alterar a reserva do quarto 103 para o 101.

mapa-de-reservas-2

Nesse contexto com apenas 4 quartos e algumas reservas parece simples, mas tente organizar assim quando você tem pelo menos 10 quartos com 90% da ocupação no período. Essa tarefa se torna bem mais complexa.

Tudo isso porque não ficou atento em organizar seu mapa quando inseriu a reserva a dois meses atrás.

Imagina então se seu estabelecimento tiver 30 quartos e 90% da ocupação sempre. O quebra cabeças toma outra proporção e será necessário alterar várias reservas para conseguir encaixar uma. E pior, você dormirá com o quarto vazio porque não deu para ajustar mais.

Então, para otimizar seu mapa de reservas e conquistar a ocupação máxima, procure inserir uma nova reserva no mesmo quarto que estiver com check-out agendado para aquele dia – parece bobeira, mas muita gente não faz. Depois quando a data chegar e a ocupação estiver tranquila, você pode alocá-la para o quarto que quiser, e até fazer um upgrade para agradar o cliente.

Portanto, organize as reservas com antecedência uma atrás da outra, combinado?

É disso que estamos falando:

mapa-de-reservas-3

Ahh e é sempre bom lembrar: organize as reservas dentro de uma mesma categoria ou dê um upgrade para seu cliente, nunca um downgrade sem o conhecimento antecipado dele.

Coloque as dicas em prática e bora aumentar sua ocupação na Páscoa!

É hora de dar aquela revisada no seu mapa, colocar as dicas em prática e garantir um feriado com 100% de ocupação!

Se você já é cliente Hospedin e ficou com alguma dúvida sobre como organizar o seu mapa de reservas, não deixe de contar com a ajuda do nosso time de sucesso ao cliente, que irá lhe orientar a fazer qualquer alteração de forma segura.

E se você ainda não faz parte da família Hospedin, que tal um teste grátis para conhecer nosso sistema de produtividade hoteleira?
Clique aqui e vem conhecer a ferramenta que vai mudar o jeito que você gerencia seu meio de hospedagem. São diversas funcionalidades para simplificar o seu dia-a-dia como hoteleiro. Conheça agora!

anúnciotestegratis-blue2

Leia também: Overbooking: tudo o que você precisa saber

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share:
Mais em Administração Hoteleira
Plano de negócio para pousada: dicas e modelo para montar o seu

Voar de avião se tornou uma prática muito comum nos dias de hoje. No entanto a maioria dos...

Fechar