Pixel Meta

Dicas e estratégias de Marketing Hoteleiro para aumentar reservas

Tempo de leitura: 8 minutos
dicas-estrategias-marketing-hoteleiro

O marketing na hotelaria desempenha um papel crucial na promoção e crescimento saudável dos negócios hoteleiros, buscando atrair e fidelizar clientes em um mercado altamente competitivo. 

Compreender o que é hotelaria e como o marketing é aplicado nesse setor é essencial para o sucesso do negócio

Para contextualizar, a hotelaria refere-se ao setor de serviços relacionados à hospedagem e acolhimento de hóspedes, englobando hotéis, pousadas, resorts, entre outros tipos de estabelecimentos.

Além de oferecer acomodações confortáveis, a hotelaria também inclui uma variedade de serviços como alimentação, lazer e entretenimento para os clientes, e por isso é preciso investir em estratégias de divulgação e bom posicionamento no mercado. 

Neste artigo, exploraremos mais a fundo o papel do marketing hoteleiro e como ele pode impactar positivamente os negócios do setor. 

O que é Marketing Hoteleiro? 

O marketing hoteleiro visa compreender o perfil e as necessidades dos clientes, além de promover estratégias e técnicas para conquistar e manter a preferência do público-alvo. 

Isso envolve desde a divulgação e promoção dos serviços e instalações do meio de hospedagem, até a gestão da reputação on-line e a criação de experiências únicas para os hóspedes.

Um plano de marketing envolve uma variedade de atividades, como publicidade, promoção, relações públicas, gestão de redes sociais, marketing de conteúdo, otimização de mecanismos de busca (SEO), entre outros, adaptados às necessidades e características únicas de cada negócio.

O principal objetivo do marketing na hotelaria é aumentar as reservas do estabelecimento, atrair clientes em potencial e construir relacionamentos duradouros com os hóspedes para garantir sua satisfação e fidelidade.

Saiba mais – Como aumentar o número de reservas da sua pousada

Estratégias de marketing digital hoteleiro

Investir em marketing tornou-se indispensável para toda e qualquer empresa que busca prosperar e aumentar sua visibilidade. E na hotelaria não é diferente. 

Por isso, é essencial estudar e avaliar uma variedade de canais e estratégias que alcancem diferentes segmentos de público e maximizem os resultados. 

Para que você consiga desenvolver estratégias de marketing hoteleiro eficazes, deve-se embasar em 3 pilares: tendências do setor, campanhas e esforços de marketing. 

Entenda o que consiste cada um deles: 

  • Tendências de marketing: são padrões ou direções no campo do marketing que indicam mudanças significativas nas estratégias, tecnologias, comportamento do consumidor ou práticas do setor. Essas tendências podem incluir novas formas de comunicação com o público-alvo, uso de tecnologias, mudanças nas preferências do consumidor, ou novos métodos de análise de dados. Ficar atualizado quanto às tendências de marketing ajuda as empresas a permanecerem relevantes e competitivas no mercado.
  • Campanhas de marketing: referem-se às iniciativas estratégicas e planejadas com o objetivo de promover um produto, serviço ou marca para um público-alvo específico. Essas campanhas geralmente envolvem uma série de atividades coordenadas, como publicidade, promoções, eventos, conteúdo digital, entre outros, com o propósito de alcançar metas de marketing predefinidas, como aumentar a conscientização da marca, gerar leads, aumentar as vendas ou fortalecer o relacionamento com os clientes.
  • Esforços de marketing: referem-se às atividades, recursos e investimentos dedicados à implementação e execução de estratégias de marketing. Isso inclui desenvolvimento de campanhas, criação de conteúdo, pesquisa de mercado, análise de dados, entre outros. Os esforços de marketing são essenciais para alcançar os objetivos de marketing de uma organização e para construir relacionamentos com os clientes.

Após entender cada termo e suas especificações, confira 4 estratégias para tornar possível desenvolver o seu marketing hoteleiro: 

Website do hotel ou pousada

Será que o website do seu hotel ou pousada entrega os melhores resultados para o seu estabelecimento? Se a resposta for NÃO, está mais do que na hora de trabalhar em algumas melhorias. 

Ter um site atrativo, responsivo e funcional é a porta de entrada para os potenciais clientes, portanto ele precisa ser fácil de navegar para oferecer uma experiência de usuário excelente em todos os dispositivos, principalmente smartphones e tablets. 

SEO para hotéis e pousadas

Sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, o SEO trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar a página entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.

Otimize seu site com palavras-chave relacionadas à sua localização geográfica, como o nome da cidade ou atrações turísticas próximas. 

Isso ajuda o seu negócio a ter presença on-line e aparecer em destaque nos resultados de busca locais quando os viajantes procurarem por acomodações na sua área.

Saiba mais – Dicas de SEO para hotéis e pousadas

Marketing de conteúdo

Essa estratégia utiliza a produção de conteúdo e o compartilhamento dele para atrair e engajar potenciais compradores, até transformá-los em de fato seus clientes. 

Crie e compartilhe conteúdo relevante e útil para hóspedes, como guias turísticos da região, dicas de viagem e ideias sobre atividades locais. 

Além de tudo, o conteúdo pode ser utilizado na estratégia de SEO, ajudando sua marca a ranquear nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.

Isso não só atrai visitantes para o seu site, mas também ajudará a estabelecer sua marca como uma autoridade no setor.

Redes sociais

Mantenha uma presença ativa nas redes sociais, compartilhe fotos atraentes, ofertas especiais, avaliações de clientes e atualizações sobre a sua hospedagem.

Estratégias para aumentar a interação e o envolvimento com os seguidores é algo indispensável ao utilizar este canal, portanto responda prontamente às mensagens e comentários dos seguidores, e realize atividades como sorteios, enquetes e stories interativos. 

Neste ponto é importante saber em qual rede o seu público-alvo é predominante, para assim poder focar na comunicação e no gerenciamento da mesma. Confira as redes sociais mais utilizadas atualmente: 

Instagram

O Instagram é uma rede social visual, criativa e interativa, que possibilita o compartilhamento de imagens e vídeos de curta duração diretamente do aplicativo.

Também é possível interagir com outros usuários, como seguir, curtir, comentar e compartilhar as publicações. 

Somente no Brasil, são aproximadamente 99 milhões de pessoas que utilizam o app todos os dias, e mais da metade da população global de usuários do Instagram tem menos de 34 anos, pois a faixa etária de 18 a 24 anos é a maior da demografia.

Facebook

O Facebook conecta usuários em todo o mundo por meio de perfis, pessoais e profissionais, e bem similar ao Instagram, ele torna possível conhecer pessoas, criar, consumir e compartilhar conteúdos.

Além disso, o Facebook dispõe de ferramentas que viabilizam a compra e venda de produtos dentro da plataforma. 

A rede social segue sendo a mais utilizada no mundo e possui cerca de 109 milhões de perfis brasileiros, e 79% das pessoas entre 30 a 49 anos usam o Facebook.

Tik Tok

O Tik Tok é destinado ao compartilhamento de vídeos curtos ou Lives, e oferece amplos recursos para editá-los como filtros, legendas, trilha sonora, gifs e cortes. 

Como no Instagram e no Twitter, é possível seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtindo as publicações, fazendo comentários e até compartilhando pelo WhatsApp.

De acordo com dados, o Brasil tem 82,2 milhões de usuários com 18 anos ou mais, mas 60% têm entre 16 e 24 anos. Logo, são crianças e adolescentes que produzem e consomem a maior parte dos conteúdos publicados na plataforma.

X (Twitter) 

X, anteriormente chamado de Twitter, é uma rede social e um serviço de microblog, que permite aos usuários enviar e receber atualizações instantâneas de outros contatos em formato de textos de até 280 caracteres. 

O Brasil possui cerca de 19,05 milhões de usuários, sendo 48% entre 18 e 29 e 26% entre 30 e 49 anos.

Saiba mais – As melhores práticas de gerenciamento de redes sociais para hoteleiros

E-mail marketing

Enviar um e-mail para o hóspede pode até ser uma tarefa simples, mas é necessário prestar atenção em alguns detalhes para que o tiro não saia pela culatra.

Ter clareza na mensagem, organização das ideias e uma padronização nos e-mails encaminhados são alguns dos pontos de extrema relevância. 

Após avaliar a qualidade do que foi escrito, crie uma lista com e-mails de clientes e potenciais hóspedes e envie regularmente. Eles podem conter informações sobre o seu hotel, promoções exclusivas e eventos na região.

Personalize os e-mails marketing com base nas preferências e comportamentos dos destinatários para aumentar a taxa de abertura e conversão.

Anúncios 

Utilizar plataformas de publicidade on-line, como Google Ads e as próprias redes sociais, podem ajudar a promover sua hospedagem e direciona-la para um público-alvo específico.

Segmentar anúncios com base em interesses, comportamentos e localização pode aumentar a eficácia das suas campanhas.
Uma outra alternativa é o remarketing, segmentação de anúncios utilizada para alcançar potenciais clientes que demonstraram interesse anteriormente mas não concluíram a compra.

Dicas de marketing hoteleiro

Para que suas estratégias funcionem, é fundamental seguir algumas dicas, como: 

  • Conhecer seu público-alvo;
  • Investir em presença on-line;
  • Utilizar as redes sociais de forma estratégica;
  • Planejar seus processos;
  • Ter atenção especial com sua base de clientes;
  • Oferecer promoções e pacotes especiais;
  • Utilizar um bom conteúdo para gerar novos leads; 
  • Tornar a tecnologia sua maior aliada; 
  • Promover avaliações positivas e gerenciar sua reputação on-line; 
  • Destacar-se ao oferecer uma experiência única;
  • Manter-se atualizado com as tendências do setor;
  • Analisar e ajustar suas estratégias constantemente. 


Público-alvo e segmentação

Desmembrando alguns tópicos, ter conhecimento sobre o seu público-alvo pode ser a chave para garantir efetividade e bons resultados nas suas ações de marketing. 

Regularmente, realize pesquisas para entender as preferências, necessidades e comportamentos dos seus potenciais hóspedes para direcionar e segmentar seus esforços de forma mais eficaz.

Identificando e segmentando o público-alvo

As possibilidades de segmentação de mercado são muitas, mas algumas acabam se destacando como principais, veja: 

  • Segmentação Geográfica: considera fatores ligados à localização dos seus consumidores pelos critérios de bairro, cidade, estado, região, país. E você pode escolher atuar de forma abrangente ou selecionar apenas alguns pontos.
  • Segmentação Demográfica: utiliza critérios ligados à idade, gênero, raciais, escolaridade, profissão, classe social, renda e outras estruturas que moldam o perfil do seu público-alvo. Assim, é possível ajustar a linguagem e os canais de comunicação de forma mais efetiva. 
  • Segmentação Psicográfica: traz respostas relacionadas a interesses pessoais, como personalidade, estilo de vida, hobbies, hábitos, preferências, entre outros. São questões mais subjetivas e qualitativas, que não são colhidas em outras segmentações.
  • Segmentação Comportamental: cria perspectivas de novas oportunidades quanto ao comportamento do cliente com o próprio produto/serviço. “Como se relacionam, como costumam adquirir e qual a frequência” são alguns dos questionamentos respondidos por esta segmentação. 

E para deixar ainda mais claro, confira o exemplo do que pode ser o público-alvo de uma pousada: Homens entre 20 e 45 anos, casados ou solteiros, com faixa salarial entre R$ 4.000,00 a R$ 10.000,00, que trabalham viajando e que consomem produtos das marcas X, Y e Z.

Importância dos dados no marketing para hotéis

Se você chegou até aqui, deve saber que os dados são de extrema importância para entender e atender às necessidades e preferências dos hóspedes de forma mais eficaz. 

E algumas razões para isso são:

  • Entendimento do público;
  • Melhoria e personalização da experiência;
  • Otimização da estratégia de preços;
  • Tomada de decisões baseada em evidências;
  • Segmentação de mercado eficiente;
  • Base de contatos sólida;
  • Facilidade de manter um contato pós venda. 

Em resumo, os dados ajudam a compreender melhor seus clientes, oferecer experiências mais personalizadas, e tomar decisões estratégicas que impulsionam o sucesso a longo prazo. 

Uso de tecnologias

O uso da tecnologia traz diversas vantagens para o meio de hospedagem, como plataformas de automação de marketing que permitem criar campanhas de e-mail personalizadas, segmentadas e automatizadas. 

O uso de chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA também ocupam uma posição de destaque, pois podem fornecer atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, respondendo a dúvidas e fornecendo assistência aos clientes. 

Outro ponto importante é a automatização de tarefas operacionais e rotineiras, como processamento de pagamentos, reservas manuais e o momento de check-in e checkout. 

Quando executadas por um sistemas de gestão, liberam a equipe para se concentrar no aumento da eficiência operacional e no atendimento excepcional aos hóspedes.

Medindo o sucesso do marketing hoteleiro

E por fim, além de pôr em prática o marketing digital hoteleiro no seu meio de hospedagem, é indispensável utilizar o poder de mensuração para medir a efetividade dessas ações. 

Alguns do indicadores de resultados ideais para isso são:  

  • CAC – Custo de Aquisição de Cliente
  • Taxa de entrega
  • Taxa de cliques
  • Taxa de abertura

Por meio das estratégias de análise de dados, conseguimos comparar e analisar os resultados das campanhas, entendendo o que faz sentido ou não manter a curto, médio ou longo prazo, identificar áreas de melhoria e poder praticar para uma adaptação e ajuste de estratégias. 

Para completar seus estudos sobre esse assunto, baixe grátis o ebook Marketing Digital para Hoteleiros: da estratégia à prática

banner marketing digital para hoteleiros

Você já utiliza o marketing hoteleiro na sua hospedagem? Deixe sua experiência nos comentários!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.