P

Planejamento hoteleiro: como se preparar para o próximo ano?

planejamento-hoteleiro

Realizar um bom planejamento hoteleiro é essencial para otimizar processos e aumentar o faturamento. Isso porque, ele permite determinar o que esperar do futuro e que rotas corrigir, caso seja necessário. 

No entanto, engana-se quem pensa que esta é uma tarefa fácil. Na verdade, os gestores enfrentam uma série de desafios diariamente. É preciso lidar com questões financeiras e estruturais, bem como diretamente com os hóspedes.

Neste caso, o planejamento surge como um guia, permitindo que o hoteleiro possa seguir um plano elaborado antecipadamente, evitando problemas e se preparando melhor para o futuro. 

No artigo que compartilhamos com você abaixo, explicamos melhor como fazer seu planejamento hoteleiro e como se preparar para o próximo ano. Vamos conferir?

O planejamento hoteleiro anual

O mundo da hotelaria é volátil. As cargas de trabalho variam muito dependendo da semana.

Por exemplo, num domingo, podem chegar apenas alguns hóspedes e, de repente, na semana seguinte, todos os quartos estão ocupados, a ponto de praticamente não haver espaço para um alfinete no hotel.

Isso se deve, claro, à sazonalidade causada pelas altas e baixas temporadas. Dessa forma, o planejamento anual de um hotel está diretamente relacionado a esses períodos que marcam a agenda.

A partir deles, a equipe de gestão define vários aspectos importantes para a operação da empresa, como escala de trabalho, controle de estoque, manutenção geral e gestão da imagem corporativa.

Assim, a forma como um hotel se prepara para cada uma dos períodos terá uma grande influência no seu desempenho ao longo do ano. Caso não haja planejamento, isso pode gerar um excesso de improvisação, e consequentemente, prejudicar os resultados da hospedagem.

Por exemplo, faltam seis meses para a alta temporada e você ainda não tem uma estratégia clara? Para alguns pode parecer que ainda há muito tempo até lá, no entanto, quem tem experiência no setor de hospedagem sabe que você tem que começar o trabalho muitos meses antes.

As altas temporadas, por sua dinâmica acelerada, trazem imprevistos próprios. Portanto, é preciso se preparar para múltiplos cenários e adequar tanto a infraestrutura quanto o talento humano para enfrentá-los.

O planejamento estratégico hoteleiro

Não há fracasso maior para uma empresa hoteleira do que uma baixa taxa de ocupação durante a alta temporada. Isso significa que as estratégias estavam erradas ou simplesmente, que faltou um planejamento estratégico.

Portanto, é importante trabalhar o posicionamento do hotel o ano inteiro para que, antes do período de procura para a alta temporada, ele seja visto como um dos preferidos do público.

Para isso, existem diferentes empresas que oferecem soluções tecnológicas, ajudando a dar visibilidade ao hotel através de diversos canais, como plataformas para viajantes e redes sociais.

Claro que quanto antes os clientes reservarem, mais tempo você terá para treinar a equipe de trabalho e preparar a infraestrutura para a alta temporada. Uma maneira de conseguir isso é fornecer facilidades de pagamento.

Além disso, dar destaques aos atrativos do seu meio de hospedagem ou mesmo da sua região pode fazer os hóspedes se interessarem em ficar no seu empreendimento. 

Se prepare para a baixa temporada

Na baixa temporada, o planejamento estratégico hoteleiro também é essencial. Afinal, há contas a pagar, funcionários a manter, e toda a estrutura do hotel que não pode ficar ociosa.

Dessa forma, antes e durante a baixa temporada, todos os esforços devem ser feitos para atrair clientes, para isso é necessário diversificar os negócios.

Talvez o momento não seja propício para gerar uma renda significativa por meio da hospedagem, mas é um momento oportuno para atrair organizações ou pessoas que queiram utilizar as instalações para diferentes eventos.

Aliás, na baixa temporada as redes sociais da empresa também devem ser alimentadas com frequência para atrair diferentes tipos de clientes.

Logicamente, o pacote de preços durante esse período tem que ser muito mais atrativo. Essa premissa faz parte do ABC da hotelaria.

Sem dúvida, a forma como o hotel é planejado para a alta e baixa temporada é um dos fatores que podem fazer a diferença. Então prepare-se corretamente!

Veja como fazer seu planejamento estratégico:

Tenha um bom plano de marketing

No seu planejamento hoteleiro, também não pode faltar um bom plano de marketing. É ele que colocará seu empreendimento na vitrine e permitirá que os hóspedes o encontrem. 

O plano de marketing de um hotel é um documento que define os objetivos de marketing que você deseja alcançar e as estratégias a serem implementadas para alcançá-los. 

Da mesma forma, devem ser incluídos os prazos para realizar as ações, os objetivos-chave a medir e os estudos de mercado que você realizou recentemente.

Podemos dizer que um plano estratégico de marketing para um hotel é a base de qualquer departamento de marketing, mas também de toda a empresa. Afinal, a estratégia de marketing é um dos pilares mais importantes de qualquer tipo de negócio.

É preciso entender ainda que este documento não é definitivo, pelo contrário, é dinâmico e deve ser revisto e nutrido periodicamente. 

O ideal é trabalhar em um plano de marketing hoteleiro anual ou mesmo semestral. Tudo vai depender das necessidades e características do seu hotel. Ficar preso nos mesmos objetivos, não prestar atenção no que está acontecendo no mercado e esquecer o que a concorrência está fazendo, é um erro grave.

Sendo assim, para criar o plano de marketing dentro do seu planejamento hoteleiro, você pode seguir as seguintes etapas:

1. Análise interna e externa da situação

Nesta seção deverá constar alguns aspetos essenciais do seu hotel (pontos fortes e fracos) e do seu ambiente competitivo (oportunidades e ameaças). Em outras palavras, analisar sua situação atual será seu ponto de partida.

Nesse ponto, alguns quesitos importantes a serem analisados ​​são: a concorrência, o mercado e o perfil do cliente ideal. Por outro lado, temos os aspectos internos, como os recursos que você tem para realizar seu plano.

Em suma, trata-se de estudar o mercado, determinar em que situação você está atualmente e quais são seus objetivos para o futuro.

2. Definição dos objetivos

Depois de fazer uma análise profunda do seu negócio, você estará pronto para o próximo passo: definir os objetivos. Você estabelece onde deseja chegar e então, estipula estratégias e táticas realistas, bem como os elementos de medição que permitirão saber se você está no caminho certo.

Certifique-se de que seus objetivos sejam SMART, ou seja, específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.

3. Definição da estratégia

Dentro do plano de marketing, a estratégia determina as diretrizes a serem seguidas para atingir os objetivos do plano. 

Para isso, é fundamental definir o posicionamento da marca, identificar os serviços e produtos que apresentam maior potencial e rentabilidade, além de ter pleno conhecimento do público-alvo para quem você vai direcionar o plano de marketing.

4. Definir ações

A partir da estratégia, você poderá detalhar as ações que realizará para atingir seus objetivos. Cada uma dessas ações deve ser agendada adequadamente.

5. Agendar ações

Como referimos no ponto anterior, é fundamental colocar num calendário cada uma das ações que irá realizar ao longo da execução do plano de marketing hoteleiro.

6. Definição do orçamento

Depois de definir a estratégia e as ações, é hora de preparar o orçamento. Nele, você terá que estabelecer todos os recursos econômicos e equipes de trabalho que colocará para cumprir seu plano de marketing.

Este detalhamento precisa constar no seu planejamento orçamentário financeiro anual. E aqui na hospedin temos um material gratuito para te ajudar:

7. Medição

Por fim, como saber que você está no caminho certo se você não mede suas ações? Estabeleça mecanismos de controle com os quais você possa detectar possíveis falhas e desvios. 

Nossa recomendação é que você desenhe um painel com as métricas mais relevantes para o seu negócio e acompanhe-as periodicamente.

Elabore seu planejamento hoteleiro e se prepare para o futuro

Como viu, o planejamento hoteleiro é um documento essencial para todo gestor que atua neste segmento. Ele será o mapa que lhe ajudará a manter o empreendimento saudável do ponto de vista financeiro.

E como todo planejamento, ele não pode ser feito de um dia para o outro. Por exemplo, agora é hora de começar a planejar 2023. Quais suas expectativas, objetivos, diferenciais? O que espera oferecer de diferente, e que atrativos pode incluir no seu planejamento visando atrair mais hóspedes o ano todo?

E não esqueça também do seu plano de marketing, que ajudará seu hotel a ficar em evidência e ser encontrado pelo seu público quando pesquisarem sobre destinos turísticos.

Além disso, conhecer os números passados e atuais do seu negócio também será muito importante na elaboração do seu planejamento hoteleiro. E neste sentido, nosso software de produtividade hoteleira, o Hospedin, pode lhe ajudar no processo.

Com ele é possível ter total controle das suas reservas, acomodações e hóspedes, de um jeito claro e intuitivo. O Hospedin foi desenvolvido para administrar pousadas, hotéis, hostels ou qualquer conjunto de acomodações de forma simples e profissional.

Por fim, esperamos que tenha compreendido sobre a importância do planejamento hoteleiro, e se deseja ter números reais sobre seu hotel na palma da sua mão, clique aqui e conheça nosso Sistema Hospedin e faça uma avaliação gratuita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Hospedin