plano de gestao de residuos- como e por que fazer

Plano de gestão de resíduos: como e por que fazer?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Todo grande empreendimento gera resíduos e, para dar o melhor destino a eles, é preciso ter um bom plano de gestão. Antes, essa era uma preocupação facultativa, tida principalmente pelas redes maiores e que queriam uma imagem de serem ambientalmente corretas. A partir da publicação da lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), isso deixou de ser uma opção para ser uma obrigação. Ou seja, você precisa ter um plano de gestão de resíduos.

Vantagens de ter um plano de gestão de resíduos

Embora hoje a gestão de resíduos seja uma obrigação, a grande vantagem é o impacto ambiental positivo. Outros pontos que podem ser destacados são:

  • Muitos clientes se preocupam em se hospedar em um hotel que tenha preocupação com o meio ambiente;
  • Melhoria da reputação diante do mercado;
  • Geração de receitas com a venda de recicláveis;
  • Junto com uma boa gestão de resíduos vem um programa interno de diminuição dos desperdícios, ou seja, auxília na redução de custos e consequentemente aumenta a lucratividade.

Dicas para montar um plano de gestão de resíduos para o seu hotel

1 –  Identifique os seus tipos de lixo

Qual tipo de lixo o seu hotel produz? Responder a isso é essencial para procurar os melhores destinos. Entre os mais comuns estão: resíduos perigosos como lâmpadas e baterias; resíduos orgânicos do restaurante ou da cozinha; lixo seco e reciclável vindo de todo o hotel, inclusive dos quartos.

2 – Separe o lixo

É necessário separar o lixo para dar o melhor destino a ele. Como isso será feito? Isso precisa estar no seu plano de gestão. O ideal é usar lixeiras que permitam a separação dele nas cozinhas e ambientes de uso coletivo, mas você não pode se esquecer dos quartos. Vidros de cosméticos, embalagens, latinhas, entre outros materiais recicláveis, têm origem nos quartos. Por isso, é indicado que você disponibilize lixeiras que permitam essa separação em cada cômodo. Há lixeiras menores, com 3 repartições, nas quais o próprio cliente separa o lixo.

3 – Cuide do óleo de cozinha

Embora muitos não se lembrem dele, o óleo de cozinha é um grande problema e se descartado no meio ambiente traz sérios danos, como impermeabilização do solo e poluição dos rios. Por isso, você deve se preocupar com ele e colocá-lo em seu plano de gestão. Uma boa dica é fazer parcerias com empresas especializadas em fabricação de sabão que tenham como insumo o óleo e destinar o material a elas.

4 – Treine sua equipe

Tudo isso só será eficiente se a sua equipe for informada e souber agir de acordo com a sua política de gestão de resíduos. Por isso, no seu plano, não se esqueça de pensar no treinamento dos funcionários.

5 – Dê o destino correto a pilhas e baterias

Coloque locais no hotel para que o hóspede deposite as suas pilhas e baterias. O saguão de entrada e os corredores dos andares são bons locais para isso. As pilhas usadas pelo estabelecimento devem ser recarregáveis.

E então, gostou das nossas dicas? Como a gestão de resíduos é trabalhada no seu hotel? Conte para a gente nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: