Pixel Meta

Como organizar e administrar a rouparia do hotel?

Tempo de leitura: 5 minutos
rouparia do hotel

É de se apostar que todo viajante já ficou esperando ansioso para chegar no hotel e se deleitar com o cheirinho e a maciez das roupas de cama e banho, ou seja, dos itens da rouparia do hotel. Isso é um regalo que se usufrui na maioria dos hotéis e hospedagens!

E aqui se tem algo extraordinário acontecendo, uma lembrança afetiva é criada imediatamente por causa desse evento.

O seu hóspede poderá lembrar-se do seu estabelecimento sempre que tiver contato com algo tão confortável assim. O contrário também é verdadeiro e, por isso, o conforto é fundamental para deixar seus hóspedes satisfeitos.

Você, hoteleiro, quer fazer parte disso?

Esse artigo tem a intenção de esclarecer vários pontos sobre a rouparia do hotel. O que compõe a rouparia do hotel? Como montar seu acervo de rouparia? E 5 dicas para administrar e organizar a rouparia do hotel.

Fique focado nessa leitura e observe o quanto de informações e dicas ricas você terá para implantar no seu estabelecimento.

Vamos lá!

O que compõe a rouparia do hotel

A rouparia do hotel é o local físico no qual se guardam as roupas do hotel, itens de cama e banho, que deverão ser mantidas sob a guarda da governança e mostrar o que está em estoque ou em uso, até que necessitem serem utilizadas novamente.

Leia também: Programa de reuso de toalhas: o que é, e como funciona?

Para se ter uma rouparia, primeiro é necessário conhecer a lista que envolve os itens principais para o uso da cama e banho dos hóspedes.

É claro que isso não impede o hoteleiro de ampliar ou acrescentar itens que considere agregadores de valor. No entanto, focar nos itens principais é garantia de possuir tudo que o estabelecimento precisa para funcionar bem. Veja a lista:

  • Protetores de colchão
  • Lençóis
  • Travesseiros
  • Protetores de travesseiros
  • Fronhas
  • Cobre leito
  • Colcha
  • Edredons e cobertores
  • Capas de edredons
  • Saia de cama (em alguns estabelecimentos)
  • Toalhas de banho, rosto e de mãos
  • Pisos para o chão

Aqui, é preciso saber que a quantidade de itens a comprar depende do tamanho do seu estabelecimento. Inclusive pense na compra de itens extras para deixar nos armários dos quartos, pois dessa forma o seu hóspede tem liberdade para utilizá-los caso sinta necessidade.

combo-governanca

Como montar seu acervo de rouparia do hotel

Primeiro separe as funções da lavanderia das funções da rouparia no seu hotel. E por que se deve fazer isso?

Simples! A lavanderia vai se atentar aos cuidados com a limpeza mesmo, vai deixar as roupas cheirosas, limpas, sem manchas, passadas e, depois, fazer a entrega para a rouparia. Isso faz mais sentido ainda se a lavagem das roupas for feita por empresas terceirizadas.

Na rouparia tem-se um responsável, que pode ser um chefe, uma governanta ou uma camareira, a depender do tamanho do seu quadro de funcionários. No momento em que receber as roupas do hotel limpas, o responsável vai administrar o espaço de forma funcional.

O responsável pela rouparia do hotel vai organizar todo o trabalho de distribuição das peças, saber quais as peças que estão em uso e o seu estado de conservação.

Esse profissional conhece o trabalho dos colegas e mantém a sintonia com a governanta e com o pessoal da lavanderia. É bastante importante saber a hora de dar baixa nas peças inutilizadas, pois o hotel precisa manter a qualidade da sua rouparia.

Como escolher os itens a serem comprados

Após o entendimento da criação da rouparia do hotel é importante focar na compra dos itens. E para fazer compras eficientes, observe estas orientações:

  • Equilibre qualidade e preço: Ao fazer pesquisas de mercado é possível encontrar bons itens de cama e banho, de qualidade, por preços acessíveis. Parte importante disso é ficar atento ao material utilizado na confecção dos itens.
  • Foque no tipo de material: É indicado que se compre lençóis 100% algodão, de preferência Percal. O número de fios, a partir de 150, é o mais adequado. Mas também procure pelas peças fabricadas com algodão e poliéster, elas podem ser uma boa opção, desde que o toque seja agradável. Sobre as toalhas de banho e rosto, na hora da compra, lembre-se de que quanto mais grossas, mais tempo levam para secarem.
  • Compre itens brancos: Além de transmitirem uma aura de limpeza, contribuem para criar um padrão legal de harmonização do ambiente, pois irão combinar com qualquer decoração. Além de facilitar a lavagem posterior e não desbotar.
  • Acerte no tamanho: As peças devem ter os tamanhos que atendam o formato das camas. É muito desconfortável ter um lençol menor do que a cama e que por isso saia o tempo todo, não é mesmo?
  • Compre quantidades na certeza: Se for a primeira vez que vai comprar do fornecedor, compre uma quantidade de teste. Assim, o seu hotel poderá avaliar adequadamente o produto e fazer a compra maior se aprovar o produto. Isso ajuda nas finanças do hotel!

Portanto, o modo como as roupas do hotel impactam no julgamento do cliente exige que você dê atenção especial à rouparia do hotel. Todo cuidado é pouco!

Quer saber mais sobre o papel da Governança no seu hotel? Então não deixe de assistir o vídeo abaixo!

5 dicas para administrar e organizar a rouparia do hotel

Diante da relevância desse espaço no hotel, a rouparia e o acervo que ela contém, saiba que ela precisa de uma boa administração. Para te ajudar, veja abaixo 5 dicas importantes para essa empreitada:

1 – Tenha um responsável pela rouparia

Acima de tudo, para o controle adequado, as rouparias devem ser trancadas com chave e um responsável deve ser nomeado para responder por esse espaço. Assim, fica mais fácil administrar e organizar a rouparia tendo essa pessoa no controle.

2 – Escute quem entende do assunto

Assim também, saiba qual o seu profissional que lida diariamente com as peças da rouparia, o profissional que abastece os quartos. Esse profissional, que pode ser a governanta, pode dar dicas de qual tipo de roupas combina mais com suas instalações e até mesmo tratar da preferência dos hóspedes.

3 – Certifique-se dos cuidados de embelezamento e conforto

É adequado aguardar 48 horas para fazer o uso das peças recém-lavadas, assim as fibras têm tempo de se recomporem e as roupas do hotel ficam mais agradáveis ao uso. Aqui pense no seu estoque para que não necessite usar o enxoval que chegou imediatamente da lavanderia.

4 – Cuide da forma como armazena as roupas do hotel

Um local seco e arejado é o mais indicado para que as roupas não mofem. Por isso, escolher o local da rouparia do hotel longe da cozinha e da despensa de produtos de limpeza garante que eles estejam cheirosos e livres desses odores quando chegarem às mãos do hóspede.

5 – Zele pelo seu investimento

Quando se tem a lavagem das roupas do hotel terceirizada é necessário fazer a contagem quando elas voltam da lavanderia. Também é importante fazer a contagem das peças que saem dos quartos, dessa forma evitam-se furtos e extravios, além de manter o controle dos itens do hotel.

São dicas importantes para usar no seu estabelecimento, pois apesar de parecer fácil, a tarefa de cuidar da rouparia do hotel requer muita atenção.

E, sabe-se que são nos detalhes que os hóspedes criam o vínculo com o hotel. Exatamente por isso que você, hoteleiro, saberá utilizar as dicas desse artigo da melhor maneira possível.

Conta para a gente, de que forma você usa essas dicas no seu hotel.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.