Pixel Meta

6 atitudes simples e baratas que tornam seu hotel sustentável

Tempo de leitura: 3 minutos
6-atitudes-simples-e-baratas-que-tornam-seu-hotel-sustentavel

Pesquisas em turismo mostram que a procura por hotéis e pousadas sustentáveis tem crescido consideravelmente, à medida que cresce a consciência ecológica dos hóspedes. Essa é uma ótima notícia para a natureza e um precioso alerta para os proprietários, que podem se preparar para atender a essa demanda. Mas afinal, o que é um hotel sustentável?

Basicamente, um hotel sustentável é uma hospedagem cuja administração se preocupa com o meio ambiente, que procura se integrar à natureza sem provocar danos, que contribui para o progresso da comunidade local e com o crescimento sustentável da indústria do turismo.

Existem várias atitudes que podem contribuir para colocar seu hotel no caminho da sustentabilidade. Leia nossas recomendações abaixo:

Escolha bem seus móveis e equipamentos

Para móveis e objetos de decoração, prefira material reciclado ou natural, como o bambu e madeira certificada (de reflorestamento). Evite móveis de metal ou plástico.

Escolha equipamentos eletroeletrônicos de baixo consumo de energia. Quando possível, invista na instalação de painéis de captação de energia solar. A economia será considerável.

Prefira ventiladores de teto, em vez de ar condicionado.

Instale bebedouros nas áreas comuns, para evitar o uso de garrafas plásticas.

Use copos de vidro e guardanapos de pano. Evite os descartáveis de plástico.

Na recepção, use papel reciclado e evite imprimir documentos desnecessariamente.

Pergunte ao hóspede se você pode enviar seu recibo por email, ou então faça o recibo em folha de papel menor e não em tamanho A4. Ajuste a impressora para modo “rápido e econômico”.

Economize água e energia

Nos banheiros, ajuste chuveiros e descargas para baixo fluxo de água. Substitua as pequenas embalagens descartáveis de shampoo, condicionador e sabonete líquido por recipientes fixos na parede que podem ser completados quando vazios.

Opte por ambientes envidraçados e janelas grandes, para favorecer a iluminação e areação naturais.

Troque as lâmpadas incandescentes por luzes de LED. Instale sensores de presença, para evitar que as luzes fiquem acesas em ambientes vazios.

Instale recipientes para coletar água da chuva para a piscina, regar o jardim ou usar na lavanderia. A água descartada da lavanderia pode ser reutilizada na limpeza de pisos.

Para o jardim, escolha plantas resistentes que não precisem de regas frequentes.

ConfiraPrograma de reuso de toalhas: o que é, e como funciona?

Preocupe-se com o lixo e a reciclagem

Providencie recipientes separados para a coleta de vidros, papéis, plásticos e metais, que deverão ser encaminhados para indústrias de reciclagem. Você estará cuidando do planeta e gerando renda extra.

Evite a contaminação do solo: nunca descarte pilhas, baterias ou eletrônicos no lixo comum. Informe-se sobre os locais de coleta. Do mesmo modo, o óleo usado na cozinha nunca deve ser jogado no ralo da pia. Coloque em recipientes com tampa e encaminhe aos postos de coleta.

Aprenda a fazer compostagem: reaproveite o lixo orgânico (restos de alimentos) para adubo, que pode ser usado em uma horta para fornecer alimentos saudáveis para sua cozinha.

Desperte a consciência ecológica em sua equipe

Gere empregos na região, escolhendo empregados na comunidade local.

Forme uma “equipe verde”: ensine atitudes simples, como apagar luzes, desligar equipamentos que não estão sendo usados, verificar vazamentos, providenciar consertos quando necessários.

Ensine o respeito ao meio ambiente, incentive o uso de produtos não-químicos na limpeza.

Um exemplo: mostre à camareira que o vinagre é um ótimo limpador de vidros!

Prepare sua equipe para responder questionamentos dos hóspedes sobre medidas sustentáveis adotadas pelo hotel.

Seja criterioso na escolha de produtos e fornecedores

Se não for possível manter uma horta orgânica, procure suprir sua cozinha com alimentos orgânicos e sem agrotóxicos. Prefira produtos da comunidade local.

Adquira produtos de limpeza biodegradáveis.

Pesquise sobre seus fornecedores. Eles usam matéria prima ilegal? Preocupam-se com a preservação do meio-ambiente? Seus empregados trabalham em condições degradantes? Faça a sua parte e não seja cúmplice de empresas desonestas.

Procure envolver seus hóspedes na preservação do planeta

Deixe recados nos quartos incentivando os hóspedes a usarem toalhas mais de uma vez.

Adote o sistema de cartão eletrônico para abertura de portas e acionamento da energia elétrica dos quartos.

Forneça informações detalhadas sobre o transporte público e sobre passeios à pé. Providencie mapas da região em papel reciclado.

Se possível, disponibilize bicicletas e incentive seu hóspede a deixar o carro na garagem.

Esteja pronto para responder perguntas e explicar as medidas sustentáveis adotadas pelo hotel.

Tomar atitudes visando a sustentabilidade de seu hotel resulta em economia, preservação do meio-ambiente e constitui um atrativo a mais para seus clientes. Você tem mais sugestões para compartilhar conosco? Gostaríamos muito de saber sua opinião. Comente!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.