O Channel Manager é um dos principais sistemas utilizados na hotelaria, isso porque ele é responsável por gerenciar as disponibilidades oferecidas nos diversos canais de venda que o hoteleiro utiliza.
Falando assim parece algo comum, mas a verdade é que muitos hoteleiros ainda têm dúvidas sobre o assunto, e outros nem sabem que esse sistema pode ajudar muito na rotina de gestão de reservas.
Se você também deseja saber mais sobre o Channel Manager, também conhecido como Gerenciador de Canais, continue com a gente, porque esse artigo está recheado de informações importantes.
O que é um Channel Manager?
Channel Manager, também conhecido como Gestor ou Gerenciador Canais, trata-se de um software que permite gerenciar as tarifas e disponibilidades das reservas, anunciadas em diferentes canais de venda (Ota’s), centralizando tudo em um único lugar.
Para quem quer aumentar as chances de venda, anunciando as acomodações em mais de um canal de venda on-line, o uso de um gerenciador de canais é indispensável. Assim se torna possível controlar todos os anúncios em uma só plataforma, automaticamente, evitando os riscos de overbooking.
Overbooking é uma expressão utilizada para quando o meio de hospedagem recebe mais disponibilidades do que poderia acomodar. Com isso, ele corre o risco de vender o mesmo quarto duas vezes.
Como o Channel Manager funciona?
O Channel Manager pode estar integrado a um PMS ou não. O mais indicado é que haja essa integração, pois além de gerenciar as vendas nos canais on-line, se pode gerenciar as vendas feitas de forma direta, no balcão ou em outros canais utilizados pelo meio de hospedagem.
Uma outra vantagem dessa integração é que o hoteleiro tem a sua disposição um mapa de reservas organizado, de forma que se possa gerir as reservas liberando novas disponibilidades a partir da visão do todo, não somente das vendas feitas pelos canais terceirizados.
Entenda o uso integrado ao PMS
A integração do Channel Manager com o seu Sistema de Gestão Hoteleira (PMS), é chamada de integração bidirecional. Ela recebe este nome, pois opera em duas direções, com os canais de vendas e com seu PMS.
Após integrar o Gestor de Canais com seu sistema hoteleiro e cadastrar corretamente as acomodações e tarifas nos canais de sua preferência (OTAs), o Channel Manager irá funcionar como um centralizador de informações.
Como assim?
É simples! Quando o cliente efetua uma reserva no canal de venda (no Booking por exemplo), o Gestor de Canais irá captar esta informação e lançar a reserva diretamente no mapa de reservas do seu sistema.
O gestor também irá atualizar automaticamente esta disponibilidade nos demais canais que você anunciou, mandando a informação de que esta acomodação não está mais disponível para venda.
Mas também pode acontecer de outra forma. Quando você efetua uma venda direta, venda balcão ou walking e lança no seu mapa do PMS, o gestor igualmente capta a informação e ajusta a disponibilidade bloqueando a venda nos canais em que aquele quarto reservado estava sendo anunciado.
Parece complexo, mas não é. Na prática tudo funciona de forma automática e você não precisa se preocupar com nada.
Uma vez integrado com seu PMS o sistema funciona quase que por conta própria. Além disso, ao contratar o Gestor de Canais, um profissional responsável dará todas as direções sobre o seu devido funcionamento, assim como acontece com o Channel Manager da Hospedin.
Leia também – Booking Engine X Channel Manager: entenda as principais diferenças
Quando não há integração com o PMS
Apesar de não ser o mais indicado, também é possível usar um Gestor de Canais sem integração com o PMS, estando conectado apenas com os canais de venda on-line.
Nesse caso, a diferença com relação a integração é que você não conseguirá organizar as disponibilidades em um mapa de reservas, o que impossibilita de ter uma visão mais ampla da ocupação dos quartos.
Então é possível integrar o meu Sistema de Gestão Hoteleira com o Gerenciador de Canais?
Sim é possível, mas para isso o seu software hoteleiro precisa ter integração com algum Gerenciador de Canais, pois se não tiver, você terá que pesquisar um novo PMS que possibilite esta integração.
A Hospedin oferece o conjunto de ferramentas que você precisa para vender mais e se manter organizado: PMS, Motor de Reservas e Channel Manager, totalmente integrados.
Clique aqui e fale com um dos nossos consultores para saber mais.
Por que investir em um Channel Manager?
O Gerenciador de Canais é a ferramenta ideal para os hotéis, pousadas e meios de hospedagens que querem ganhar tempo, manter a organização e principalmente evitar overbookings.
Confira a seguir quais as vantagens de ter um Channel Manager:
Ganhe tempo e produtividade
Se você possui muitas UHs e anuncia em muitos canais de venda, o Channel Manager fará o trabalho de um colaborador que precisaria estar dedicado somente a gestão desses canais. Ou seja, um sistema que otimiza o trabalho da sua equipe.
E mesmo que você tenha um meio de hospedagem menor e anuncie em menos canais de venda on-line, ter o gerenciador de canais poupará tempo e preocupação.
Imagine a seguinte situação:
Você anunciou suas acomodações em 3 canais de vendas diferentes e seu hotel está recebendo um grande volume de reservas. Cada vez que um cliente efetua a reserva em um desses canais, você precisará bloquear a venda dos outros dois canais anunciados, conforme sua real ocupação.
Isso dá bastante trabalho e se tem um risco grande de ocorrer problemas. Esse é o trabalho que o Gerenciador de Canais faz por você automaticamente.
Uma vez integrado ao seu PMS as reservas caem automaticamente, em tempo real no seu mapa de reservas.
Fica tudo centralizado, evitando preocupações do seu time e aumentando a segurança na gestão das reservas.
Dê um basta no overbooking
Sabe aquela preocupação de acordar todos os dias pensando, “Preciso conferir as vendas dos canais.”, “Será que aconteceu alguma venda duplicada?”, “E os custos desses cancelamentos?”.
O Channel Manager vai eliminar muitas dessas preocupações e mitigar outras.
Além de automatizar o trabalho operacional de administrar todos os canais de venda, o sistema oferece aos hotéis e pousadas a oportunidade de disponibilizar todas as acomodações possíveis nas diversas OTAs, reduzindo consideravelmente o risco de overbooking.
Ou seja, quando uma reserva é fechada, o Channel bloqueia a disponibilidade daquele quarto automaticamente em todos os outros canais anunciados e no PMS. Evitando o risco de duas pessoas comprarem o mesmo quarto, no mesmo período, no mesmo canal ou em canais diferentes.
Complemente sua leitura – Gestão de reservas: 5 dicas para evitar overbooking
Profissionalize sua gestão de vendas
Em sua grande maioria, os gerenciadores de canais possuem algumas funções básicas que lhe garantem uma gestão ainda mais profissional, sendo elas:
- Gráficos de Vendas e Ocupação;
- Ajuste de Preços;
- Ajuste de Disponibilidades;
- Configurações de pacotes;
- Mínimo de diárias;
- Bloquear venda de diárias avulsas em dias de feriados prolongados;
- Configurar datas com vendas fechadas;
Ainda existem outras funcionalidades como: informações completas de suas reservas, armazenamento dos dados de pagamento dos hóspedes com segurança e acesso a um relatório de desempenho, no qual permite que você saiba em qual canal de venda se tem mais resultados.
Com esses dados você consegue tomar decisões mais assertivas e otimizar as suas ofertas.
Quanto custa um Channel Manager?
Essa é uma pergunta que tem relação com o tipo de empresa fornecedora e com o público que ela procura atender. Ou seja, o preço varia bastante de empresa para empresa.
Alguns cobram um valor fixo em planos mensais ou anuais. Outros trabalham por comissões, cobrando uma taxa percentual em cima de cada reserva recebida.
Mas a média de preço dependerá de alguns fatores, como a quantidade de unidades habitacionais que o hotel possui, e a quantidade de canais de vendas on-line que você pretende integrar.
A solução integrada do Hospedin – PMS, Motor de Reservas e Channel Manager – possui o valor fixo e o pagamento único da taxa de implantação para configurar a conta do meio de hospedagem. Os três sistemas podem ser adquiridos a partir de R$ 309,80 por mês.
Se optar somente pelo Channel e Motor da Hospedin, encontrará planos a partir de R$ 249,90 por mês.
Se você chegou até esse ponto da leitura, conseguirá perceber que os benefícios dessa integração são facilmente compensados pelo investimento financeiro a ser feito pelo hotel ou pousada.
Para saber mais sobre as nossas soluções fale com um consultor.
O que você precisa saber antes de contratar um Gerenciador de Canais
Algumas informações podem ser levadas em consideração no momento de escolher o seu Channel Manager. Dentre elas, destacamos o seguinte:
Tenha em mente que nem todos os Gerenciadores de Canais se integram com todos os PMS.
Sendo assim, verifique se seu sistema de gestão hoteleira possui integração com algum Gerenciador de Canais. Eles lhe indicarão as opções possíveis para integração.
Caso você já tenha um Channel Manager mas ainda não tenha um sistema de gestão hoteleira, verifique com quais PMSs seu gerenciador de canais tem integração.
Opte pela integração entre os sistemas para usufruir de todos os benefícios.
Avalie com quais canais de venda on-line o seu Channel Manager tem integração. É provável que antes de contratar um gerenciador, você já anuncie em alguns canais de venda, sendo assim tenha certeza de que o Channel escolhido terá integração com os canais que você utiliza. O Channel Manager Hospedin está conectado a mais de 100 canais de venda on-line.
Contrate um Gerenciador de Canais que tenha suporte disponível na sua língua. Sem isso, você pode ter dificuldades em resolver problemas e tirar dúvidas.
Solução integrada Hospedin
O PMS Hospedin já é utilizado por mais de 2300 clientes e ele acaba de ganhar um reforço especial para simplificar ainda mais a gestão hoteleira.
No final de 2022 nós lançamos o Channel Manager e o Motor de Reservas da Hospedin, todos integrados ao PMS, possibilitando a gestão de reservas em um único lugar, no seu Mapa de Reservas.
Nossa missão de simplificar a vida do hoteleiro segue consistente, pois essas ferramentas também são fáceis de usar e possuem um custo x benefício bastante atrativo frente ao mercado.
Além disso, o hoteleiro conta com um suporte humanizado e preparado para acompanhá-la desde a contratação até o uso efetivo das ferramentas.
E no caso, do Channel e Motor, passando por toda fase de implantação para deixar as configurações prontas.
Ou seja, o hoteleiro tem todo o apoio necessário para organizar sua gestão de reservas com nossos sistemas e nosso time.
Se quiser saber mais, cadastre-se e fale com um dos nossos consultores.
O Channel Manager não fará tudo sozinho
O sucesso das suas vendas e o crescimento do seu negócio vai depender de uma série de fatores. Ou seja, não basta apenas ter um gerenciador integrado ao seu sistema de gestão. O Channel Manager por si só não irá atrair mais clientes.
Para isso, é importante trabalhar fortemente a divulgação do seu meio de hospedagem na internet.
É preciso traçar as melhores estratégias para atrair o cliente certo. Até porque, de pouco adianta oferecer uma hospitalidade de qualidade se ninguém o encontra facilmente.
Sendo assim, o papel do Channel Manager é essencial para auxiliar na gestão dos anúncios de forma centralizada, minimizando problemas, evitando dores de cabeça e proporcionando mais tempo para trabalhar em estratégias de crescimento para o seu negócio.
Saiba mais sobre o Gestor de Canais soltando o play no vídeo abaixo:
Se você gostou do conteúdo ou se ficou com alguma dúvida sobre o Channel Manager, deixe nos comentários. Estamos prontos para ajudar.