Pixel Meta

Guia Completo da FNRH – Ficha Nacional de Registro de Hóspedes

Tempo de leitura: 6 minutos
guia-completo-fnrh

Tudo o que você precisa saber sobre a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, a FNRH, a gente te explica aqui e agora!

Por quê, como e para quê? Descubra neste artigo tudo sobre a famosa ficha de hospedagem!

O que é a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes?

A Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, é uma ficha que sua pousada ou hotel deve apresentar ao hóspede no momento do check-in, solicitando que o mesmo preencha e assine determinados dados pessoais, como nome, profissão, nacionalidade, entre outros.

A aplicação da FNRH é uma obrigação de todos os meios de hospedagem do Brasil.

Segundo o Decreto nº 7.381, de 02 de dezembro de 2010, que regulamenta a Lei do Turismo nº 11.771/2008, a movimentação diária de hóspedes deve ser declarada através da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes.

Sendo obrigação do estabelecimento manter uma cópia desta arquivada em formato digital.

Mas, não basta apenas ter e solicitar o preenchimento da ficha no momento da entrada do hóspede.

A lei exige que estes dados da ficha de registro de hóspedes sejam encaminhados para o órgão responsável dentro dos prazos determinados.

Para isso, o Ministério do Turismo desenvolveu o SNRHos (Sistema Nacional de Registro de Hóspedes), um sistema online para facilitar (ou complicar ainda mais, dependendo do ponto de vista) a vida dos hoteleiros.

O que é o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes?

Desde que a Lei do Turismo exigia o envio da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, muito papel já se perdeu pelo caminho.

Assim, com o aumento das tecnologias e o acontecimento da Copa de 2014 no Brasil – em que o país estaria prestes a receber um grande volume de turistas – o Ministério do Turismo, para reduzir burocracia, tomou como medida a implantação do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes em todos os municípios brasileiros.

Segundo o MTur, o objetivo é modernizar e tornar o levantamento de estatísticas sobre o turismo no país mais eficiente.

Confira também: Perfil do novo hóspede na era da informação

Mas o que o hoteleiro ganha com isso?

Através do envio correto dos dados da ficha de cadastro de hóspede, além de estar tranquilo com a sua consciência de bom cidadão, cumprindo a lei estabelecida, você, juntamente com a sociedade, poderão receber certos benefícios.

Com estes dados, o Ministério do Turismo consegue avaliar o perfil dos turistas em cada região.

Por exemplo, se todos os meios de hospedagem cumprissem com o envio dos dados, eles poderiam avaliar com mais precisão as características do público que vem visitando a sua cidade. Se a maioria são famílias, grupo de jovens, ou público da terceira idade.

Essa informação poderá ajudar a definir o público alvo mais exato para suas campanhas publicitárias, por exemplo.

Outro ponto, é que através destas pesquisas, os financiamentos para o setor turístico, se torna mais fácil. Pois através destes dados é possível justificar as reais necessidades de investimento na cidade.

E com um bom investimento, mais turistas são atraídos, e consequentemente mais hóspedes poderão se hospedar em sua pousada ou hotel.

Segundo Gastão Vieira, ex-ministro do Turismo no Brasil, “O Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos) do Ministério do Turismo, criado para informatizar a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), vai traçar o perfil do turista e do meio de hospedagem, além de orientar a tomada de decisões em políticas públicas federais de turismo”.

banner-newsletter-hospedin

Como funciona na prática?

O primeiro passo é ter a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. Para isso, estamos disponibilizando para você, dois modelos de ficha de registro para hotel em dois formatos: em pdf, pronta para ser impressa; e em doc, caso você queira personalizar a ficha colocando a sua logomarca e dados do seu estabelecimento; e por último uma versão totalmente editável para que você insira novos campos na ficha, se assim desejar.

Para baixar, é só clicar em um dos links a seguir:

– Ficha Nacional de Registro de Hóspedes PDF
– Ficha Nacional de Registro de Hóspedes para imprimir 
– Ficha Nacional de Registro de Hóspedes editável

O processo mais utilizado nos meios de hospedagem, é entregar a ficha impressa para o hóspede preencher a mão, e só depois transcrever os dados do documento para o computador. Dessa forma, facilita a entrada no hotel, evitando certo tumulto, quando há várias pessoas efetuando o check-in ao mesmo tempo. Além de diminuir o risco de colocar dados errados no sistema.

Com o preenchimento da FNRH e o check-in realizado, os dados dos hóspedes poderão ser transcritos quando o movimento na recepção estiver mais tranquilo.

Outra vantagem da Ficha Nacional de Cadastro de Hóspedes, é que ela te ajuda a preencher o cadastro do hóspede no seu programa de hotel.

Se você ainda não possui um software para hotel afim de administrar os dados de seus hóspedes, saiba que você está em desvantagem em relação ao seu concorrente. Com os recursos de um programa para o hotel, você poderá se beneficiar de diversas estratégias de marketing e fidelização. Como envio de e-mail marketing, conferir a frequência de hospedagens destes no seu estabelecimento, e até cadastrar preferências para personalizar o serviço e atendimento ao cliente!

Sabia que o Programa para Hotel Hospedin possui diversas funcionalidades que facilitam o seu dia a dia? Acesse www.hospedin.com e saiba mais!

Mas além de alimentar o seu cadastro de hóspedes, é preciso enviar as fichas para o Ministério do Turismo, conforme citamos anteriormente.

Cadastrando as fichas no SNRHos

Para encaminhar as fichas ao Mtur, é preciso aderir ao sistema SNRHos. Sendo o primeiro passo cadastrar o seu meio de hospedagem no Cadastur. Um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor no turismo. Para realizar o cadastro acesse www.cadastur.turismo.gov.br.

Depois é preciso escolher qual ferramenta de transmissão de dados você quer utilizar. O SNRHos foi desenvolvido em três módulos: módulo online, módulo webservice e módulo offline.

Veja abaixo como funciona cada um destes processos:

Módulo Online

O módulo online é destinado os meios de hospedagens que possuem acesso à internet. Após realizar o cadastro junto ao Cadastur, basta acessar www.snrhos.hospedagem.turismo.gov.br e realizar o login.

Nesta página, você tem a opção de trabalhar online, inserindo as fichas dos hóspedes em tempo real. E ainda que você opte por utilizar as fichas de papel e depois transcrever para o sistema, a inserção dos dados neste módulo deve ser diária.

Módulo Webservice

Já o módulo webservice é destinado aos meios de hospedagem que já possuem sistema próprio de gestão hoteleira. Mas nesse caso, é preciso que o sistema seja integrado ao webservice.

Com esta ferramenta integrada ao seu sistema hoteleiro, os dados do hóspede são encaminhados de forma automática.

Módulo Offline

O módulo offline, é destinado aos meios de hospedagem que não possuem acesso direto à internet. Assim o Mtur disponibiliza um software para ser instalado ao seu dispositivo.

Após instalação e cadastro do aplicativo offline, semelhante ao módulo online, você poderá preencher os dados do seu hóspede em tempo real.

Como também utilizar a ficha nacional de registro de hóspede impressa, e no final do dia, alimentar o sistema.

A diferença é que nesse módulo, para encaminhar os dados para o Ministério do Turismo é preciso gerar um arquivo em datas pré-determinadas.

Para informações mais detalhadas sobre o devido funcionamento de cada módulo acesse www.hospedagem.turismo.gov.br.

Pode dar um certo trabalhinho, mas a verdade é que a Ficha Nacional de Cadastro de Hóspedes é de grande utilidade para o seu negócio.

FNRH em tempos de Covid-19: mudanças permanentes?

Desde que começou a pandemia do Coronavírus, as palavras de ordem passaram a ser segurança e distanciamento social. Assim, no que diz respeito ao processo de check in, as orientações passaram a ser manter o mínimo possível de contato entre hóspede e recepcionista.

Para isso, uma boa estratégia é trabalhar com o check in antecipado, no qual a Ficha Nacional de Registro do Hóspede é enviada antecipadamente para o hóspede por e-mail para que seja preenchido e retornado ao seu estabelecimento. Dessa forma, é possível reduzir o tempo de permanência do hóspede na recepção e agilizar o processo, garantido a segurança dos envolvidos.

Baixe grátis a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes editável e encaminhe aos seus hóspedes!

Nesse sentido, outras soluções também tem sido utilizadas a partir do uso da tecnologia, como é o caso, por exemplo do check in automatizado.

E aí, gostou do artigo? Compartilhe aqui nos comentários se você utiliza a FNRH aí no seu estabelecimento! E se ficou com algum a dúvida, deixe aqui nos comentários que a gente te ajuda a esclarecer.

Confira o post abaixo e entenda a importância do cadastro de hóspedes para o seu marketing hoteleiro.

Cadastro de Hóspedes: o pote de ouro do marketing hoteleiro

FAQ FNRH

O que é uma FNRH?

A FNRH, ou Ficha Nacional de Registro do Hóspede, é um documento que a hospedagem tem a obrigatoriedade de apresentar ao hóspede no momento do check-in, com a finalidade de ser preenchida pelo mesmo com alguns dados, como nome, profissão, nacionalidade, entre outros.

Quanto tempo guardar a FNRH?

A hospedagem deverá manter os dados da FNRH arquivados eletronicamente por 5 anos.

Por que é obrigatório o preenchimento da FNRH no processo de check-in? 

Através dos dados enviados na FNRH, o Ministério do Turismo consegue avaliar com mais precisão o perfil dos turistas em cada região e consolidar pesquisas importantes. Além disso, os financiamentos para o setor turístico, se torna mais fácil, uma vez que com esses dados é possível justificar as reais necessidades de investimento na cidade.

Como preencher a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes?

O processo de preenchimento da FNRH mais utilizado nos meios de hospedagem, é entregar a ficha impressa para o hóspede preencher a mão, e posteriormente transcrever os dados para o computador.

Quem preenche a Ficha de Registro do Hóspede?

A FNRH deve ser preenchida pelo hóspede.

Quais os documentos necessários para o registro do hóspede?

Os hóspedes devem fornecer a confirmação de reserva, assim como, carteira de identidade ou de motorista ou passaporte. É preciso, também, assinar o formulário de registro.

Compartilhe

2 respostas

  1. Bom dia! Meu nome é Valéria, sou estudante de Guia de Turismo e preciso de um modelo de uma Ficha Nacional de Registro de Hóspede, para trabalho do curso de Guiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.