11 atitudes sustentaveis para o seu hotel

11 atitudes sustentáveis para o seu hotel

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

A sustentabilidade na rede hoteleira está na maneira como o hotel se comporta perante o meio e a comunidade local. Para isso, é interessante ter uma política sustentável definida para que o projeto se amplie e a sustentabilidade faça parte do foco do empreendimento. Isso pode não ser acessível em um curto espaço de tempo, mas algumas atitudes básicas podem colaborar para que o seu hotel se torne mais sustentável. Para ajudar no início dessa mudança, separamos algumas dicas de atitudes sustentáveis para ele. Certamente, algumas delas você conseguirá aplicar com facilidade.

Confira algumas atitudes sustentáveis para o seu hotel

1- Iluminação

Troque todas as lâmpadas amarelas por lâmpadas fluorescentes, pois são mais econômicas. Treine os funcionários para que não deixem luzes acesas desnecessariamente. Coloque alerta nos quartos, pedindo para que os hóspedes apaguem a luz antes de sair ou implante um sistema no qual isso seja automático. Nos corretores, as lâmpadas que acendem quando há pessoas, graças aos sensores, também são boas opções.

2 – Água

Trata-se de uma preocupação atual na maioria dos estados do país. Além disso, combater o desperdício de água é também uma atitude sustentável. Treine a sua equipe para isso e faça com que o fluxo de aguados vasos sanitários seja menor. Uma dica é colocar a caixa acoplada ao vaso no lugar da descarga dada com a bomba implantada na parede. As com caixa gastam menos água.

3 – Coleta seletiva

Incentive os funcionários e os hóspedes a praticarem a coleta seletiva. Para isso, coloque lixeiras diferenciadas nos corredores, cozinha, recepção e quartos. Nos quartos, é interessante colocar um alerta que incentive a pessoa a separar o vidro vazio do xampu em uma lixeira diferente da do papel higiênico sujo, por exemplo.

4 – Embalagens fixas

Caso o seu hotel ofereça xampu e condicionador para o hóspede, coloque os recipientes fixos para colocar direto no banheiro. Com isso, você evita o desperdício de embalagens e tem melhor aproveitamento do produto. A reposição pode ser feita na hora em que o quarto for arrumado.

5 – Eletroportáteis e eletrodomésticos

Tenha produtos com baixo consumo de energia. Mantenha o frigobar de quartos sem uso, vazios, limpos e desligados. A reposição pode ser feita feita quando o hóspede reservar ou quando estiver na recepção preenchendo os dados. Prefira eletrodomésticos com baixo consumo de energia para a cozinha e demais ambientes do hotel.

6 – Material reciclável

Na decoração, opte por artesanatos locais feitos com material reciclado ou ecologicamente correto. Além de ser uma maneira de interagir com a comunidade, mostra a preocupação do empreendimento com a questão ambiental.

7 – Madeira

Só use madeira de reflorestamento e devidamente certificada em construções e/ou reformas.

8 – Lixo orgânico

Como falamos, a coleta seletiva é essencial. O lixo reciclável você poderá destinar para a coleta seletiva do município ou centro de reciclagem. Já o orgânico, é interessante cuidar no próprio hotel. Tenha um composteira e use o resultado dela para adubar jardins e vasos.

9 – Água da chuva

Tenha um sistema de captação de água da chuva e o use para lavar chão, regar plantas ou até lavar roupas.

10 – Energia solar

Invista em energia solar que podem ser usadas para manter os chuveiros, por exemplo.

11 – Toalhas e lençóis

Dê ao hóspede a opção de escolha se ele quer que a toalha seja trocada, bem como o lençol, todos os dias. A maioria das pessoas não se importa de não ter esses objetos repostos diariamente.

Você já faz algumas dessas coisas no seu estabelecimento? Gostou das nossas dicas? Comente!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: