5 problemas que rondam o mundo do gerenciamento hoteleiro

5 problemas que rondam o mundo do gerenciamento hoteleiro

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Na luta pelo mercado, muitos empreendimentos adotam uma excelente ferramenta de gerenciamento: o CRM para o setor hoteleiro. Ela automatiza e gerencia todos os processos administrativos e funcionais do hotel ou pousada, dando aos administradores muito mais liberdade para focar em questões estratégicas.

Porém, muitos empreendimentos, desde pequenos hotéis até médias redes de pousadas, ainda acreditam que o investimento na automatização do sistema de gerenciamento não se paga por si só. Para provar o contrário, listamos alguns problemas que todo empreendimento hoteleiro sofre por não se automatizar.

5 problemas que rondam o mundo do gerenciamento hoteleiro

1 – Inconsistência nas informações

“Errar é humano”, já dizia o velho e conhecido ditado. Embora seja verdade, quando ocorrem, esses erros minam todas as possibilidades de criar um vínculo mais estreito com o cliente e resultam em grandes prejuízos aos hotéis e pousadas. Empreendimentos hoteleiros que não adotam um sistema unificado e automatizado de gestão estão sempre inerentes aos erros mais comuns:

  • Registro de consumo do frigobar incorreto;
  • Não estar de acordo com as preferencias pré-definidas pelo hóspede;
  • Perda ou ausência de formulários de check-in e/ou check-out.

O problema se agrava não somente pela ausência das informações, mas pela falta de meios em comprovar a autenticidade dos fatos ocorridos. Isso não acontece em meios informatizados, onde o usuário se vê obrigado a realizar verificações e checagem por meio de cartões ou IDs em cada processo adicional, seja um consumo de frigobar, internet ou estacionamento extra.

2 – Ausência de base para tomada de decisões

Para estar sempre no topo do mercado, é preciso tomar decisões que vão de encontro com às necessidades exigidas pelo próprio mercado. Tais decisões devem ser tomadas após a análise das diversas informações que seu empreendimento hoteleiro gera no dia-a-dia. No entanto, sem uma sistema automatizado, captar e analisar essas informações dependerá de muito mais tempo e recursos para serem realizadas e quase nunca criaram os relatórios mais concretos. Por exemplo, será muito complicado saber em qual setor o hotel deve investir sem ter todos os relatórios acerca das preferencias de hospedagens, consumo e frequência. Esses dados em sistemas automatizados são coletados de forma instantânea e autônoma.

3 – Consumo elevado de tempo e recursos humanos

Ao realizar tudo de forma manual, coletar as informações, valida-las e verifica-las exigirá muito mais do gestor hoteleiro. que consumirá muito mais tempo para conseguir processar e analisar as informações. Esse processo cria lentidão para ações fundamentais em todo hotel, como check-in e check-out lentos ou inconsistentes.

4 – Deficiência no relacionamento com o cliente

A base de todo empreendimento hoteleiro é o cliente. Sem ele, não existe negócio algum. Por isso, relacionar-se com o cliente é fundamental para a manutenção e existência do empreendimento hoteleiro. Não basta somente oferecer um serviço de alta qualidade: é preciso estar visível e se comunicando periodicamente com o seu hóspede.

Nesse ponto, a maior dificuldade é saber exatamente quem é o hóspede e quais são as suas preferências. Não estar sincronizado com tais informações torna a ação de se relacionar com o cliente algo muito mais árdua, resultando na maioria dos casos de baixa conversão. Em sistemas automatizados, é possível saber tudo sobre hóspede no período em que ele se hospedou. Dessa forma, pode-se filtrar promoções, adicionais e benefícios que vão de encontro com o seu perfil. Sem uma boa ferramenta de automatização, é impossível criar um cross-selling de sucesso.

5 – Dificuldade em relacionar todos os setores do hotel

O grande segredo de qualquer empreendimento é saber ganhar muito gastando pouco, e isso não é exceção no mundo da hotelaria. Para melhorar o rendimento, é preciso que todos os setores do seu hotel se comuniquem constantemente. Isso significa que fornecedores, agências de viagens, clientes e funcionários devem estar relacionados de forma que as necessidades dos hóspedes e funcionários seja transmitida de forma mais eficiente a fornecedores e agências. Dessa forma, há um ganho de tempo, recursos e a dimunuição de gastos extras. Realizar isso de forma manual é quase impossível  e empreendimentos hoteleiros convencionais quase sempre pecam nesse processo.

Para que o seu empreendimento obtenha sucesso, é preciso investimento. Deixe seu comentário ou entre em contato conosco para conhecer todos os benefícios da automatização do gerenciamento do seu hotel!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: