Pixel Meta

Channel Manager: simplifique sua gestão de vendas on-line com o gestor de canais

Tempo de leitura: 9 minutos
simplifique-as-vendas-com-channel-manager-hospedin

O Channel Manager é um dos principais sistemas utilizados na hotelaria. Afinal, ele é um excelente aliado na gestão de canais de venda, possibilitando que o hoteleiro tenha total controle das suas reservas de forma centralizada.

Mas afinal, o que é um Channel Manager? Como a gestão de canais pode impactar seus resultados? Quais são as soluções oferecidas por um gestor de canais?

Continue a leitura, porque neste artigo vamos desvendar essas questões e te mostrar todos os benefícios desta ferramenta tão importante

O que é um Channel Manager?

Channel Manager, também conhecido como Gestor ou Gerenciador Canais, trata-se de um software que permite gerenciar as tarifas e disponibilidades das reservas, anunciadas em diferentes canais de venda (Ota’s), centralizando tudo em um único lugar.

Para quem quer aumentar as chances de venda, anunciando as acomodações em mais de um canal de venda on-line, o uso de um gerenciador de canais é indispensável. Assim se torna possível controlar todos os anúncios em uma só plataforma, automaticamente, evitando os riscos de overbooking.

Overbooking é uma expressão utilizada para quando o meio de hospedagem recebe mais disponibilidades do que poderia acomodar. Com isso, ele corre o risco de vender o mesmo quarto duas vezes.

A importância da gestão de canais de venda

A gestão de canais de venda envolve a administração de todos os canais onde suas reservas são disponibilizadas.

Atualmente, estar presente em múltiplos canais, como sites de reserva, agências on-line e redes sociais, é essencial. No entanto, essa diversificação também traz desafios, destacando a necessidade de uma gestão de canais de venda eficiente para evitar overbooking, conflitos de informações e maximizar a visibilidade da hospedagem.

Desafios na gestão de múltiplos canais

Dentre os principais desafios da gestão de canais de venda, estão:

  • Overbooking: com certeza um dos maiores pesadelos do hoteleiro. Controlar as disponibilidades em tempo real e evitar reservas conflitantes é uma tarefa que exige muita organização.
  • Atualização de tarifas e disponibilidades: manter as tarifas e disponibilidades atualizadas em todos os canais é um trabalho constante e requer tempo e atenção minuciosa.
  • Integração de dados: coletar e integrar dados de diferentes canais nem sempre é simples e ao fazê-lo manualmente, pode levar a erros.
  • Gestão de reservas: acompanhar e gerenciar reservas vindas de diferentes canais, geralmente, demanda um sistema de gestão eficaz.

Como um gestor de canais pode ajudar?

O segredo para superar esses desafios e tornar a gestão dos canais de venda mais prática está na adoção de um Channel Manager eficiente. Isso porque esse sistema oferece:

  • Automatização: atualizações automáticas de disponibilidade e tarifas nos diferentes canais, eliminando o risco de overbooking e garantindo consistência das informações.
  • Controle total das reservas: gestão centralizada, permitindo monitorar e ajustar todas as atividades das múltiplas plataformas.
  • Eficiência de tempo: redução significativa do tempo gasto em tarefas manuais, possibilitando foco em tarefas mais estratégicas.
  • Otimização de processos: integrado a um PMS (Sistema de Gestão Hoteleira), o Channel Manager contribui para maior eficiência da gestão de vendas, sincronizando reservas diretas e de canais terceirizados no mapa de reservas.

Confira também:

Como funciona o Channel Manager?

O Channel Manager pode estar integrado a um PMS ou não. O mais indicado é que haja essa integração, pois além de gerenciar as vendas nos canais on-line, é possível gerenciar as vendas feitas de forma direta, no balcão ou em outros canais utilizados pelo meio de hospedagem, por exemplo.

Uma outra vantagem dessa integração é que o hoteleiro tem à sua disposição um mapa de reservas organizado e 100% atualizado. Ou seja, a gestão das reservas será realizada a partir da visão do todo, não somente das vendas feitas pelos canais terceirizados.

Leia também: PMS, Motor de Reservas e Channel Manager: entenda as tecnologias hoteleiras

Entenda o uso integrado ao PMS

A integração do Channel Manager com o seu sistema de gestão hoteleira é chamada de integração bidirecional. Ela recebe este nome, pois opera em duas direções, com os canais de vendas e com seu PMS.

Após integrar o gestor de canais com seu sistema hoteleiro e cadastrar corretamente as acomodações e tarifas nos canais de sua preferência (OTAs), o Channel Manager irá funcionar como um centralizador de informações.

Como assim?

como-funciona-channel-manager

É simples! Quando o cliente efetua uma reserva no canal de venda (na Booking, por exemplo), o gestor de canais irá captar esta informação e lançar a reserva diretamente no mapa de reservas do seu sistema.

O gestor também atualizará automaticamente esta disponibilidade nos demais canais que você anunciou, mandando a informação de que a acomodação não está mais disponível para venda.

Mas, também pode acontecer de outra forma. Quando você efetua uma venda direta, venda balcão ou walking e lança no seu mapa do PMS, o gestor igualmente capta a informação e ajusta a disponibilidade, bloqueando a venda nos demais canais em que aquele quarto reservado estava sendo anunciado.

Parece complexo, mas não é. Na prática, tudo funciona de forma automática e você não precisa se preocupar com nada!

Uma vez integrado ao seu PMS o sistema funciona quase que por conta própria. Além disso, ao contratar o Channel Manager, um profissional responsável dará todas as orientações sobre o seu funcionamento, assim como acontece com o Channel Manager da Hospedin.

Leia também – Booking Engine X Channel Manager: entenda as principais diferenças

Quando não há integração com o PMS

Apesar de não ser o mais indicado, também é possível usar um gestor de canais sem integração com o PMS, estando conectado apenas com os canais de venda on-line.

Nesse caso, a falta de integração impede a organização das disponibilidades em um mapa de reservas, limitando a visão sobre a ocupação dos quartos.

Então é possível integrar o meu sistema de gestão hoteleira com o gerenciador de canais?

Sim, é possível! Mas para isso, o seu software hoteleiro precisa ter integração com algum gerenciador de canais. Se não tiver, você terá que pesquisar um novo PMS que possibilite esta integração.

A Hospedin oferece ambos os produtos e você pode saber mais sobre a nossa solução integrada falando com um dos nossos consultores:

Clique aqui e fale com um dos nossos consultores

Por que investir em um Channel Manager?

O gerenciador de canais é a ferramenta ideal para os hotéis, pousadas e meios de hospedagens que querem ganhar tempo, manter a organização e principalmente evitar overbookings.

Confira a seguir as vantagens de ter um Channel Manager:

Ganhe tempo e produtividade

Se você possui muitas UHs e anuncia em muitos canais de venda, o Channel Manager fará o trabalho de um colaborador que precisaria estar dedicado somente a gestão desses canais. Ou seja, um sistema que otimiza o trabalho da sua equipe.

E mesmo que você tenha um meio de hospedagem menor e anuncie em menos canais de venda on-line, ter o gerenciador de canais poupará tempo e preocupação.

Imagine a seguinte situação:

Você anunciou suas acomodações em 3 canais de vendas diferentes e seu hotel está recebendo um grande volume de reservas. Cada vez que um cliente efetua a reserva em um desses canais, você precisará bloquear a venda dos outros dois canais anunciados, conforme sua real ocupação.

Além de ser cansativo, a gestão manual dos canais aumenta o risco de erros. Utilizando um gerenciador de canais, ele fará esse trabalho por você.

Uma vez integrado ao seu PMS, as reservas caem automaticamente, em tempo real, no seu mapa de reservas.

Fica tudo centralizado, evitando preocupações do seu time e aumentando a segurança na gestão das reservas.

Dê um basta no overbooking

Sabe aquela preocupação de passar o dia pensando:

  • “Preciso conferir as vendas dos canais!”
  • “Será que aconteceu alguma venda duplicada?”
  • “E os custos desses cancelamentos?”
  • “Tenho que avisar o time que temos uma nova reserva na Booking!”

Tudo isso, com medo do overbooking?

O Channel Manager vai eliminar muitas dessas preocupações e mitigar outras tantas.

A atualização automática das disponibilidades e tarifas nos diferentes canais de venda, proporciona aos hotéis e pousadas a oportunidade de oferecer todas as acomodações nas diferentes OTAs de maneira tranquila. Sem a necessidade de fazer esse processo de forma manual.

Ou seja, quando uma reserva é fechada, o Channel bloqueia a disponibilidade daquele quarto automaticamente em todos os outros canais anunciados e no PMS. Evitando o risco de duas pessoas comprarem o mesmo quarto, no mesmo período, no mesmo canal ou em canais diferentes.

Complemente sua leitura – Gestão de reservas: 5 dicas para evitar overbooking


Profissionalize sua gestão de vendas

Em sua grande maioria, os gerenciadores de canais possuem algumas funções básicas que lhe garantem uma gestão de vendas ainda mais profissional, sendo elas:

  • Gráficos de vendas e ocupação;
  • Ajuste de preços;
  • Ajuste de disponibilidades;
  • Configurações de pacotes;
  • Mínimo de diárias;
  • Bloquear venda de diárias avulsas em dias de feriados prolongados;
  • Configurar datas com vendas fechadas.

Ainda existem outras funcionalidades como: informações completas de suas reservas, armazenamento dos dados de pagamento dos hóspedes com segurança e acesso a um relatório de desempenho, no qual permite que você saiba em qual canal de venda se tem mais resultados

Com esses dados você consegue tomar decisões mais embasadas e otimizar as suas ofertas.

Aumente sua visibilidade de marca

Ao utilizar um Channel Manager você terá condições de ampliar sua presença on-line e maximizar as oportunidades de venda. Com o Channel Manager Hospedin, por exemplo, é possível integrar mais de 100 canais de venda diferentes. Ou seja, mais visibilidade para sua hospedagem de forma segura.

Reduza erros de operação

Fazer a gestão de canais de venda de forma manual é contar com a sorte. Utilizando um Channel Manager você poderá focar seus esforços em tarefas muito mais estratégicas com a certeza de que os canais de venda serão atualizados em tempo real de forma automática.

Quanto custa um Channel Manager?

Essa é uma pergunta que tem relação com o tipo de empresa fornecedora e com o público que ela procura atender. Ou seja, o preço varia bastante de empresa para empresa.

Alguns cobram um valor fixo em planos mensais ou anuais. Outros trabalham por comissões, cobrando uma taxa percentual em cima de cada reserva recebida.

Porém a média de preço dependerá de alguns fatores, como a quantidade de unidades habitacionais que o hotel possui e a quantidade de canais de vendas on-line que você pretende integrar.

A solução integrada da Hospedin – PMS, Motor de Reservas e Channel Manager – possui o valor fixo e o pagamento único da taxa de implantação para configurar a conta do meio de hospedagem. Os três sistemas podem ser adquiridos a partir de R$ 309,80 por mês.

Se optar somente pelo Channel e Motor da Hospedin, o hoteleiro encontrará planos a partir de R$ 249,90 por mês.

Mas, tudo depende dos seus objetivos e da sua necessidade. Por isso, de maneira consultiva, nossa equipe aconselha apenas o que é mais adequado para você

Fale com nossa equipe e descubra por qual ferramenta começar

Se você chegou até esse ponto da leitura, conseguirá perceber que os benefícios dessa integração são facilmente compensados pelo investimento financeiro a ser feito pelo hotel ou pousada.

O que você precisa saber antes de contratar um Channel Manager

Algumas informações podem ser levadas em consideração no momento de escolher o seu Channel Manager. Dentre elas, destacamos as seguintes:

  • Tenha em mente que nem todos os gerenciadores de canais se integram com todos os PMS.
    Sendo assim, verifique se seu sistema de gestão hoteleira possui integração com algum gerenciador de canais. Eles lhe indicarão as opções possíveis para integração.
  • Caso você já tenha um Channel Manager mas ainda não tenha um sistema de gestão hoteleira, verifique com quais PMSs seu gerenciador de canais tem integração. Opte pela integração entre os sistemas para usufruir de todos os benefícios.
  • Avalie com quais canais de venda on-line o seu Channel Manager tem integração. É provável que antes de contratar um gerenciador, você já anuncie em alguns canais de venda, sendo assim tenha certeza de que o Channel escolhido terá integração com os canais que você utiliza. O Channel Manager Hospedin, por exemplo, está conectado a mais de 100 canais de venda on-line.
  • Contrate um gerenciador de canais que tenha suporte disponível na sua língua. Sem isso, você pode ter dificuldades em resolver problemas e tirar dúvidas.

Solução integrada Hospedin

O PMS Hospedin, disponível no mercado desde 2014, já é utilizado por mais de 2600 clientes e hoje ele conta com um reforço especial para simplificar ainda mais a gestão hoteleira.

No final de 2022 lançamos o Channel Manager e o Motor de Reservas, todos integrados ao PMS, possibilitando a gestão de reservas em um único lugar, no seu mapa de reservas.

Nossa missão de simplificar a vida do hoteleiro segue consistente, pois essas ferramentas também são fáceis de usar e possuem um custo x benefício bastante atrativo frente ao mercado.

Além disso, o hoteleiro conta com um suporte humanizado e preparado para acompanhá-la desde a contratação até o uso efetivo das ferramentas.

E no caso, do Channel e Motor, passando por toda fase de implantação para deixar as configurações prontas.

Ou seja, o hoteleiro tem todo o apoio necessário para organizar sua gestão de reservas com nossos sistemas e nosso time.

Se quiser saber mais, fale com um dos nossos consultores

O Channel Manager não fará tudo sozinho

O sucesso das suas vendas e o crescimento do seu negócio vai depender de uma série de fatores. Ou seja, não basta apenas ter um gerenciador integrado ao seu sistema de gestão. O Channel Manager por si só não irá atrair mais clientes.

Para isso, é importante trabalhar fortemente a divulgação do seu meio de hospedagem na internet.

É preciso traçar as melhores estratégias para atrair o cliente certo. Até porque, de pouco adianta oferecer uma hospitalidade de qualidade se ninguém o encontra facilmente.

Leia também: 6 boas práticas de uso do gestor de canais para não ter problemas

Sendo assim, o papel do Channel Manager é essencial para auxiliar na gestão dos anúncios de forma centralizada, minimizando problemas, evitando dores de cabeça e proporcionando mais tempo para trabalhar em estratégias de crescimento para o seu negócio.

Confira tudo que o seu Channel Manager pode fazer pela sua hospedagem:

Se você gostou do conteúdo ou se ficou com alguma dúvida sobre o Channel Manager, deixe nos comentários. Estamos prontos para ajudar.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.