channel manager

Channel Manager – Simplifique sua gestão de vendas online

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Channel Manager, nada mais é, do que um sistema utilizado para gerenciar as reservas anunciadas nos diversos canais de venda online.

Falando assim parece fácil, mas a verdade é que muitos hoteleiros ainda tem dúvidas no assunto, e outros nem sabem que isso existe. Se você também está nessa, vem com a gente que depois de ler esse artigo, você saberá tudinho sobre esse tal de Channel Manager!

O que é um Channel Manager?

Channel Manager, Gestor ou Gerenciador Canais, trata-se de um software que lhe permite gerenciar as tarifas e disponibilidades das reservas, anunciadas em diferentes canais de venda (Ota’s), centralizando tudo em um só lugar.

Para quem quer aumentar as chances de venda, anunciando as acomodações em mais de um canal de venda online, o uso de um gerenciador de canais é indispensável. Assim se torna possível controlar todos os anúncios em uma só plataforma, evitando os riscos de overbooking*.

O que é overbooking? Overbooking na hotelaria, é uma expressão utilizada quando o meio de hospedagem recebe mais reservas do que poderia acomodar.

Como o Channel Manager funciona?

O Channel Manager funciona integrado a um software hoteleiro ou não. O mais indicado e o mais comum, é que haja essa integração. Assim além de você gerenciar as vendas, você também consegue manter um mapa de reservas organizado, de forma a encaixar as ocupações da melhor e mais lucrativa forma.

Quando há integração com o PMS

A integração do Channel Manager com o seu Sistema de Gestão Hoteleira (PMS), é chamada de integração bidirecional. Ela recebe este nome pois opera em duas direções, com os canais de vendas e com seu PMS.

Após efetivar a integração do gestor de canais com seu sistema hoteleiro, e cadastrar corretamente as acomodações e tarifas nas ota’s de sua preferência, o Channel Manager irá funcionar como um centralizador de informações.

Como assim?

É Simples. Quando o cliente efetua uma reserva lá no canal de venda (no booking por exemplo), o gestor de canais irá captar esta informação e lançar a reserva diretamente no mapa de reservas do seu sistema.

O gestor também irá atualizar automaticamente esta disponibilidade nos demais canais que você anunciou, mandando uma informação de que esta acomodação não está mais disponível para venda.

Mas também pode acontecer de outra forma. Quando você efetua uma venda direta, venda balcão ou walkin, e você mesmo lança a reserva no mapa de reserva, o gestor igualmente capta a informação e ajusta a disponibilidade tirando o quarto do ar nos canais que estavam sendo anunciados.

Parece complexo, mas não é. Na prática tudo funciona de forma automática, e você não precisa se preocupar com nada.

Depois que faz a integração com seu PMS, e o cadastro das tarifas e locais, não tem segredo, o sistema funciona quase que por conta própria. Além disso, ao contratar o gestor de canais, um profissional responsável deverá te dar todas as direções sobre o seu devido funcionamento.

Quando não há integração com o PMS

Apesar de não ser o mais indicado também é possível ter um gestor de canais sem integração com PMS, estando conectado apenas com os canais de venda online.

Nesse caso, você pode gerenciar as reservas da mesma forma que foi citado acima, a única diferença, é que você não conseguirá organizar as disponibilidades em um mapa de reservas. O que lhe impossibilita de ter uma visão mais ampla da ocupação dos quartos.

Então é possível integrar o meu Sistema de Gestão Hoteleira com esse Gerenciador de Canais?

Sim é possível, mas para isso o seu software hoteleiro precisa ter integração com algum gerenciador, caso contrário, você terá que pesquisar um novo PMS que lhe possibilite esta ação.

O Sistema de Gestão Hoteleira Hospedin, já oferece integração com um Channel Manager, cujo qual é integrado a mais de 300 canais de venda online.

Então se você já é cliente, e precisa de um gerenciador, chama a gente no chat, que nossos atendentes terão o prazer de sanar suas dúvidas e lhe ajudar com a integração.

E se você não é cliente, mas ficou interessado em conhecer nosso PMS e Channel Manager, clique aqui e vem conversar com a gente também!

Para mais informações sobre como funciona o channel manager da Hospedin, planos e preços, confira -> Channel Manager: como funciona o gestor de canais hospedin

Por que investir em um Channel Manager?

O Gerenciador de Canais é a ferramenta ideal para os hotéis, pousadas e meios de hospedagens que querem economizar esforços, ganhar tempo, manter a organização e principalmente evitar overbookings.

Confira a seguir quais as vantagens de ter um Channel Manager:

Ganhe tempo e economize esforços

Se você possui muitos locais, e anuncia em muitos canais, podemos dizer que o trabalho do Channel Manager substitui facilmente um funcionário seu.

E mesmo que você tenha um meio de hospedagem menor, e anuncie em menos canais de venda online, ter o gerenciador de canais lhe economizará muitos esforços.

Imagine a seguinte situação:

Você anunciou suas acomodações em 3 canais de vendas diferentes, e seu hotel está recebendo um grande volume de reservas. Cada vez que um cliente efetua a reserva em um canal de venda, você precisará se certificar se a sua disponibilidade está corretamente atualizada em todos os seus sites anunciados, conforme sua real ocupação.

Vamos combinar que isso dá bastante trabalho. Mas fique tranquilo que o Channel Manager faz tudo isso para você.

Com o Gerenciador de Canais, você esquece o login nos diversos portais de vendas online e o cadastro manual de reservas no seu sistema. Isso mesmo! Por que as reservas caem automaticamente, em tempo real no seu mapa de reservas.

Fica tudo centralizado, economizando esforços do seu time, e lhe garantindo tempo de sobra!

Dê um basta no overbooking

Sabe aquela preocupação de acordar todos os dias pensando, “E se entrou mais reservas do que temos disponíveis?”, “Como fica minha credibilidade com seus hóspedes se der overbooking?”, “E os custos desses cancelamentos?”.

O Channel acaba de vez com essas e outras dores de cabeça.

Além de a ferramenta automatizar o trabalho operacional de administrar todos os canais de venda, ela oferece aos hotéis e pousadas a oportunidade de disponibilizar todas as acomodações possíveis nas diversas Ota’s, sem risco de overbooking.

Assim, quando uma reserva é fechada, o sistema bloqueia a disponibilidade daquele quarto automaticamente em todos os outros canais anunciados. Evitando o risco de duas pessoas alugarem o mesmo quarto, no mesmo período, no mesmo canal ou até em canais diferentes.

Profissionalize sua gestão de vendas

Em sua grande maioria, os gerenciadores de canais possuem algumas funções básicas que lhe garantem uma gestão ainda mais profissional, sendo elas:

  • Gráficos de Vendas e Ocupação;
  • Ajuste de Preços;
  • Ajuste de Disponibilidades;
  • Configurações de pacotes;
  • Mínimo de diárias;
  • Bloquear venda de diárias avulsas em dias de feriados prolongados;
  • Configurar datas com vendas fechadas.

Entre muitas outras funcionalidades, como: informações completas de suas reservas, armazenamento dos dados de pagamento dos hóspedes com segurança.

Além disso você tem acesso a um relatório de desempenho, no qual permite que você saiba em qual canal de venda você tem mais resultados. Com esses dados você consegue tomar decisões mais assertivas e otimizar as suas ofertas.

Investir em um Channel Manager é uma excelente estratégia para gerir seu hotel ou pousada com eficácia e sem riscos.

Quanto custa um Channel Manager?

Com relação aos preços, essa é uma pergunta um tanto difícil de responder com precisão, pois pode variar muito de uma empresa para outra.

Alguns cobram um valor fixo em planos mensais ou anuais. Outros trabalham por comissões, cobrando uma taxa percentual em cima de cada reserva recebida.

Mas a média de preço dependerá de alguns fatores, como a quantidade de unidades habitacionais ou leitos que o hotel possui, e a quantidade de canais de vendas online que você pretende integrar.

Outro agregador de valor está relacionado a quantidade de Ota’s e PMS que o channel manager possui integração. Quanto maior a possibilidade de integração maior pode ser o custo. Mas obviamente, quanto maior for seu inventário e a quantidade de canais que você anuncia, maior será sua rentabilidade. Valendo assim o custo benefício pago em seu Gerenciador de Canais.

O que você precisa saber antes de contratar um Gerenciador de Canais

Antes de sair por aí contratando um gerenciador de canais…

  • Tenha em mente que nem todos os gerenciadores de canais se integram com todos os PMS.

    Sendo assim, verifique se seu sistema de gestão hoteleira possui integração com algum gerenciador de canais. Eles lhe indicarão as opções possíveis para integração. Caso você já tenha um Channel Manager mas ainda não tenha um sistema de gestão hoteleira, verifique com quais PMS seu gerenciador de canais tem integração.

  • Analise com quais canais de venda online o seu Channel Manager tem integração.

    Provável que antes de contratar um gerenciador, você já deve anunciar em alguns canais de venda. Sendo assim tenha certeza que o Channel escolhido terá integração com o canais que você utiliza.

  • Contrate um gerenciador de canais que tenha suporte disponível na sua língua.

    Você está contratando um gerenciador de canais para facilitar e não para complicar. Afinal, ninguém merece um suporte demorado e burocrático não é mesmo?

  • Pesquise, avalie e compare.

    Busque por referências, não vá apenas por indicação. Cada estabelecimento tem sua necessidade específica, e talvez a sua necessidade seja diferente do seu colega hoteleiro que lhe indicou um Channel Manager. Claro, referências são muito importantes e ajudam bastante, mas estamos dizendo que essa não deve ser a única análise feita para contratar seu gerenciador de canais.

O Channel Manager é uma mão na roda, mas ele não faz milagre sozinho!

É importante que você entenda que o sucesso das suas vendas e do crescimento do seu negócio vai depender de uma série de fatores. Ou seja, não basta apenas ter um bom gerenciador integrado ao seu sistema de gestão. Afinal, o Channel Manager por si só não irá atrair clientes.

Para isso, é importante trabalhar fortemente a divulgação do seu meio de hospedagem na internet. É preciso traçar as melhores estratégias para então atrair o cliente certo. Até porque, de que adianta ter um ótimo serviço se ninguém te encontra?

Os viajantes de hoje têm acesso a uma grande quantidade de informações através dos metabuscadores (Trivago, Tripadvisor, etc), e Ota’s (agências de viagens on-line). Por isso, é importante listar suas acomodações e tarifas na maior quantidade de canais de venda que for possível. Assim, você aumenta suas chances de capturar clientes, e consequentemente aumenta a taxa de ocupação em qualquer período do ano.

Sendo assim o papel do Channel Manager é essencial. Para lhe auxiliar na gestão dos anúncios em tantos canais de forma centralizada, minimizando seus esforços, evitando dores de cabeça e garantindo a você tempo para trabalhar em estratégias para alavancar o seu negócio.

Se você chegou até aqui, gostou do artigo e conseguiu sacar tudo sobre o Channel Manager, não vá embora sem deixar o seu like. Mas se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, deixe seu comentário abaixo, ou entre em contato com nosso time. Nossa equipe está sempre pronta para lhe ajudar.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: