diferença entre hotel e pousada

Qual a diferença entre hotel e pousada?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Pode parecer uma pergunta obvia, mas o fato é que muita gente não sabe dizer qual a diferença hotel e pousada.

E se você está aqui, é porque também procura saber. Então continue a leitura, que você descobrirá de uma vez por todas, a diferença entre os meios de hospedagem!

O que é uma pousada?

Segundo o dicionário, o termo pousada pode ser entendido como, “casa em que se admite hóspedes; pensão, hospedaria, albergue.”

Logo, uma pousada é um estabelecimento comercial que oferece estadia a alguém, em troca de um valor x determinado, denominado diária.

Até aqui nenhuma novidade.

No geral existem algumas características que difere as pousadas dos outros meios de hospedagem, conforme veremos logo abaixo.

Pensando em montar sua pousada?
Baixe grátis: Plano de Negócio para Pousadas

Principais características de uma pousada

A principal delas talvez seja o fato de, normalmente, as construções em que estão instaladas são horizontais, não contemplando mais do que três andares. Característica essa que confere uma atmosfera mais intimista e acolhedora ao ambiente.

Ainda sobre a estrutura, ela pode estar concentrada em uma única construção ou dividir-se em diversas construções menores como: chalés, bangalôs e pequenas casinhas.  Esse tipo de construção tem como ponto positivo o fato de proporcionar maior privacidade aos hóspedes.

Outro aspecto interessante sobre as pousadas é fato de, normalmente, suas decorações apresentarem uma certa temática. O que isso quer dizer? Se a hospedagem estiver localizada em uma praia, por exemplo, os elementos decorativos tendem a remeter àquele ambiente.

No que diz respeito aos serviços oferecidos, é de costume nas pousadas os serviços de recepção, alojamento e alimentação.

Já o atendimento tende a ser mais informar e pessoal, diferente dos hotéis que trabalham de forma mais formal.

Apesar de apontarmos aqui algumas características específicas de pousadas, é importante ressaltar que devido a grande quantidade desse tipo de hospedagem espalhada pelo mundo, estruturada de diferentes formas, por diferentes pessoas e culturas, essas características não são descritas em pedra, e podem variar bastante.

como-montar-uma-pousada

O que é um hotel?

De acordo com a definição do dicionário, um hotel é um, “estabelecimento que provê alojamento e, habitualmente, refeições, entretenimentos e outros serviços para o público.”

Logo, um hotel também é um estabelecimento comercial que oferece estadia a alguém em troca de um valor x determinado, denominado diária.

Ué, mas não é a mesma coisa que a pousada?!

O Hotel tem a mesma função que uma pousada sim, mas não são a mesma coisa.

Pois semelhante ao que foi dito acima, é quase impossível definir características fixas a estes meios de hospedagem.

E para os hotéis, é ainda mais difícil, tendo em vista que estes são categorizados em diversas classes e tamanhos pelo mundo.

Confira: Como classificar os quartos do seu hotel?

Mas então não há como saber a diferença entre hotel e pousada?

Até dá, mas não dá pra seguir a risca, pois há muitos hotéis e pousadas diferentes por ai.

Assim, elencaremos a seguir algumas características que são comuns aos hotéis para que você consiga compreender de que forma ele se diferencia de um modelo de pousada.

O hotel é, sem dúvidas, uma das opções mais comuns de hospedagem. Ao optar por esse tipo de acomodação, o hóspede é direcionado para uma UH (unidade habitacional), ou um quarto mobiliado, com banheiro privativo, frigobar, telefone,  internet e outras peculiaridades que podem variar de hotel para hotel.

Além disso, as roupas de cama e banho, são disponibilizados e trocados de acordo com a necessidade do hóspede.

Entre os serviços comumente oferecidos em hotéis estão a recepção, café da manhã — que pode ser incluído na diária ou cobrado a parte— estacionamento, piscina, sauna, academia e restaurante.

No entanto, opções mais sofisticadas de hotéis podem disponibilizar também serviços como translado, lavanderia, spa, bar e outros.

Categorias

Os hotéis se diferem das pousadas também no que diz respeito às categorias. Existem 4 principais categorias desse tipo de hospedagem, que são: hotel, resort, hotel-fazenda, hotel histórico e outros.

Leia também: O que é um hotel boutique?

Cada um deles possui na sua estrutura e cultura a concepção básica de um hotel, no entanto agregam aos seus serviços diferenciais que os encaixam em suas devidas categorias.

Vejamos quais são suas particularidades que os diferenciam de um hotel comum:

Hotel-fazenda

Localizado em zonas rurais, esse tipo de hotel tem como objetivo proporcionar uma experiência no campo a partir da valorização da agropecuária.

As instalações e decoração possuem um estilo campestre e rústico. Há uma integração dos ambientes com a natureza de forma a promover a convivência com os animais.

Normalmente, os alimentos servidos durante nas refeições são produzidos na propriedade e apresentam um toque caseiro bastante acolhedor.

Saiba maisA onda do turismo rural: o que fazer para aproveitar esse momento?

Hotel Histórico

Um charme a parte, esse tipo de hotel tem como diferencial sua edificação histórica que pode ter sido preservada na sua originalidade ou restaurada e até mesmo, ter sido palco de eventos históricos-culturais reconhecidos formalmente pelo Estado. 

No que diz respeito aos serviços oferecidos, são semelhantes aos de um hotel comum.

Resort

Reconhecidos pela suas robustas estruturas de lazer e entretenimento, os Resorts também têm como diferencial o fato de proporcionar o convívio com a natureza.

Além dos serviços comuns de hotel, os resorts conta com opções exclusivas, como estética, recreação e atividades físicas ao ar livre.

Alguns oferecem serviço all inclusive, no qual todas as refeições e bebidas já estão incluídas na diárias, enquanto outros oferecem meia-pensão ou apenas café da manhã.

Classificações

Outra particularidade dos hotéis é a classificação por estrelas.

Ou seja, esse tipo de hospedagem tem a sua qualidade (estrutura e serviço) medida a partir de uma a cinco estrelas. Nesse sentido, hotéis com apenas uma estrela são mais simples e econômicos, já os que contem cinco estrelas tendem a ser mais robustos e luxuosos.

Essas estrelas são adquiridas a partir de uma série de requisitos estabelecidos pela regulamentação de cada país.

Ainda tem dúvidas sobre a diferença entre hotel e pousada? Fique tranquilo! Abaixo procuramos listar de forma bastante didática as diferenças mais marcantes entre a maioria deles. Vejamos no infográfico a seguir seguir!

Diferença entre hotel e pousada

Apesar da semelhança nas definições, no geral existem certas características distintas entre os dois modelos de hospedagem, conforme apontamos ao longo deste artigo. Confira no infográfico abaixo quais são elas:

diferença entre hotel e pousada

Vale ressaltar que nada disso é regra. Tanto hotel, como pousada, podem variar suas peculiaridades de acordo com os serviços oferecidos, tipo e tamanho do negócio.

De uns tempos para cá surgiram tantos modelos de hospedagem diferentes que fica difícil afirmar com certeza as características de cada um.

Tanto pode acontecer de você encontrar pousadas maiores que hotéis como hotéis mais familiares que pousadas.

Agora que você já sabe a diferença entre hotel e pousada, conta pra gente o que você achou desse artigo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: