Pixel Meta

Entenda a importância de cuidar da segurança do hotel

Tempo de leitura: 3 minutos
Entenda a importancia de cuidar da seguranca do hotel

Nos últimos anos, o setor de hotelaria tem se destacado no cenário econômico nacional e contribuído para o seu desenvolvimento. Seja no turismo ou no mundo dos negócios, hotéis e pousadas têm se modernizado, investido cada vez mais em infraestrutura, conforto aos hóspedes, atendimento e no aprimoramento de sua gestão.

Entretanto, há um departamento que ainda precisa muito de atenção dos gestores de hotelaria e que se não for administrado corretamente, pode colocar em risco todo o negócio: o setor de segurança do hotel.

Continue a leitura e veja a importância desta área e como fazer na sua hospedagem.

A segurança ontem

Os meios de hospedagem estão expostos a inúmeros riscos, como incêndios, vazamentos de gás ou de produtos químicos, assim como, riscos de assaltos ou furtos aos hóspedes ou ao próprio hotel. Neste cenário, engana-se o hoteleiro que acha que para garantir a segurança, basta instalar câmeras e contratar profissionais de segurança.

Tais medidas podem impressionar os clientes, mas não se traduzem, efetivamente, em mais segurança. Elas podem até ser consideradas ultrapassadas e pouco eficazes, visto que, infelizmente, já existem “profissionais” especializados em cometer este tipo de crime em hotéis.

Muitas vezes, eles se hospedam no próprio local alvo da ação criminosa e agem discretamente, utilizando técnicas aprimoradas para entrar nos quartos. Com isso, furtam bagagens, laptops e celulares, clonam cartões, invadem sistemas de informática, roubam senhas de usuários, entre outros crimes.

Por este motivo, investir na segurança do hotel não representa aumento dos custos operacionais do negócio. Muito pelo contrário, investir em segurança na sua hospedagem te ajuda a previnir este tipo de situação o que significa menos risco de prejuízos.

Leia também: Como garantir a segurança dos hóspedes em seu hotel

A segurança hoje

Além da vigilância em determinados setores do hotel ou da pousada, a valorização da segurança passa também pelo planejamento de atividades e adequação de estruturas, priorizando sempre o conforto e a privacidades dos hóspedes. Para essa solução, uma figura de grande importância é do gestor de segurança do hotel. Um profissional bem preparado, que precisa entender com detalhes todo o funcionamento da hospedagem.

Ainda, a atuação dos agentes de segurança deve ser discreta. Desta forma, não é necessário contratar pessoas a fim de ficarem paradas em áreas comuns do hotel para amedrontar os hóspedes e funcionários.

Pelo contrário, um bom segurança precisa passar despercebido, podendo até ser confundido com colaboradores de outros setores, como garçons, mensageiros ou arrumadores. Ele deve conseguir analisar os riscos com agilidade e tomar decisões no momento correto de acordo com seu conhecimento técnico, além de dar atenção aos detalhes e intervir apenas quando necessário.

Como fazer a segurança do hotel?

Como vimos, possuir um profissional de segurança dentro do hotel preparado para lidar com as situações é muito importante. Entretanto, sabe-se que encontrar este tipo de pessoa não é muito fácil, inclusive, não é raro que os hoteleiros busquem tal mão-de-obra junto a outros setores.

Mas esta não é a solução mais adequada, pois um segurança da área de bancos, por exemplo, não foi preparado para lidar com o público do setor de hotelaria. Ao colocar uma pessoa pouco qualificada neste cargo, você corre o risco de causar uma má impressão junto a seus hóspedes.

Para contornar isso, o ideal é que o hoteleiro invista em capacitação para sua equipe por meio de cursos e treinamentos específicos na área de segurança em hotelaria.

Apesar da dificuldade, o esforço vale a pena. Um hóspede seguro é um fator positivo para a satisfação total. E, como se sabe, um hóspede satisfeito será um cliente fiel e contribuirá para a boa reputação do hotel.

Complemente sua leitura:

Você já investe na segurança do seu hotel? De que forma? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.