Entenda a importancia de cuidar da seguranca do hotel

Entenda a importância de cuidar da segurança do hotel

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Nos últimos anos, o setor de hotelaria tem se destacado no cenário econômico nacional e contribuído para o seu desenvolvimento. Seja no turismo ou no mundo dos negócios, hotéis e pousadas têm se modernizado, investido cada vez mais em infraestrutura, conforto aos hóspedes, atendimento e no aprimoramento de sua gestão. Entretanto, há um departamento que ainda carece muito de atenção dos gestores de hotelaria e que se não for administrado corretamente, pode colocar em risco todo o negócio. Esse setor é a segurança.

Entenda a importância de cuidar da segurança do hotel

A segurança ontem

Atualmente, os estabelecimentos de hospedagem estão expostos a inúmeros riscos, como incêndios, explosões, vazamentos de gás ou de produtos químicos e, principalmente, riscos de assaltos ou furtos, seja em prejuízo aos hóspedes ou ao próprio hotel. Engana-se o proprietário ou administrador que acha que para garantir a segurança, basta instalar alguns equipamentos de videomonitoramento e contratar alguns guarda-costas, profissionais provenientes provavelmente de outros setores, como segurança empresarial ou de promoção de eventos.

Tais medidas até podem impressionar os clientes, mas não se traduzem, efetivamente, em segurança. Hoje elas são consideradas arcaicas e pouco eficazes, visto que quadrilhas se especializam em atacar hotéis e seus hóspedes. Hospedam-se no próprio local alvo da ação criminosa. Agem discretamente e, utilizando técnicas aprimoradas, adentram os quartos. Furtam bagagens, laptops e celulares, clonam cartões, invadem sistemas de informática e roubam senhas de usuários, entre outros crimes.

Engana-se também quem acredita que investir em segurança é aumentar os custos operacionais do negócio. O resultado é justamente o contrário. Atentar para a segurança reduz prejuízos, aumenta a rentabilidade e, consequentemente, aumenta os lucros.

A segurança hoje

Além da vigilância em determinados setores do hotel ou da pousada, a valorização da segurança passa também pelo planejamento de atividades e adequação de estruturas, priorizando sempre o conforto e a privacidades dos hóspedes. Para essa solução, uma figura de grande importância é do gestor de segurança. Um profissional bem preparado, que precisa entender intimamente como funciona o hotel.

Já a atuação dos agentes de segurança deve ser discreta. Nada de seguranças enormes, parados em determinado ponto das áreas comuns do hotel. Um bom segurança deve passar despercebido, podendo até ser confundido com funcionários de outros setores, como garçons, mensageiros ou arrumadores. Analisar os riscos como agilidade e tomar decisões no momento correto de acordo com seu conhecimento técnico, além de dar atenção aos detalhes e aparecer apenas no momento certo, são características indispensáveis ao segurança da hotelaria contemporânea.

Então, o que fazer?

Para o profissional de segurança de um hotel ou pousada ter esse preparo e adquirir tais conhecimentos requer, por parte da empresa, investimento em capacitação de pessoal. Essa, provavelmente, é maior dificuldade na questão de segurança. Não é raro que os proprietários e gestores de hotéis busquem tal mão-de-obra junto a outros setores, mas esta é uma solução inadequada. Um segurança da área de transporte de valores, por exemplo, não está preparado para lidar com público do setor de hotelaria, correndo-se o risco do estabelecimento causar uma péssima impressão junto a seus hóspedes.

O ideal é que o profissional de segurança passe por um processo de capacitação, através de cursos específicos na área de segurança em hotelaria. Porém, a oferta destes cursos ainda é pequena no Brasil. Grandes redes de hotéis costumam treinar seu próprio pessoal. Outra solução é buscar essa capacitação no exterior, em países em que a hotelaria já se desenvolveu e se consolidou.

Apesar da dificuldade, o esforço vale a pena. Um hóspede seguro é um fator positivo para a satisfação total. E, como se sabe, um hóspede satisfeito será um cliente fiel e contribuirá para a boa reputação do hotel.

Você já investe na segurança do seu hotel? De que forma? Conte para a gente nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: