forecast-na-hotelaria

Forecast na hotelaria: desvendando esta ferramenta de gestão

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Avaliar estrategicamente o mercado é parte fundamental da gestão de um negócio. Entender a influência dos fatores externos, analisar o desempenho da empresa, saber provisionar a demanda e aplicar as estratégias mais adequadas é essencial para qualquer segmento. E claro que no setor hoteleiro não poderia ser diferente.

Neste contexto aparece o termo forecast, uma atividade de extrema importância e muito útil na hotelaria. Acompanhe o texto para entender como ele pode trazer vantagens competitivas para o seu negócio.

Forecast na hotelaria: o que é? 

Também chamado de “previsão futura de demanda”, o forecast é uma ferramenta que ajuda gestores a anteciparem o desempenho futuro dos negócios.

Através da análise de dados – como tendências e desempenhos anteriores, por exemplo – esses profissionais conseguem projetar indicadores importantes e se preparar para lidar com incertezas que podem vir a acontecer. 

Importância do forecast na hotelaria

Prever situações futuras relacionadas ao negócio permite que gestores tomem decisões mais assertivas e estejam mais preparados para qualquer problema financeiro. Ao aplicar o forecast na hotelaria, é possível:

– Reajustar os valores praticados de acordo com a procura;

– Identificar padrões de consumo e datas mais propícias a grandes demandas;

– Obter informações sobre o histórico de performance do estabelecimento;

– Elaborar novas ações de marketing para atrair mais clientes e atender as demandas futuras;

– Se preparar para momentos de queda no movimento – como baixa temporada.

Tipos de forecast na hotelaria

Sendo assim, a previsão futura de demanda no hotel pode ser feita com foco nestes 4 pontos:

Previsão de demanda: aqui o foco é adiantar a demanda a curto e médio prazo, a fim de elaborar planos de ação para aumentar o faturamento ou evitar prejuízos.

Previsão estratégica: também pensando a médio e longo prazo, o foco é ter uma visão de futuro da empresa. É uma análise essencial para a política tarifária flutuante, além de ser um guia para elaborar campanhas de comunicação.

Previsão financeira: este modelo contribui com o setor financeiro, já que auxilia todos os aspectos relacionados a investimentos e orçamentos.

Previsão operacional: neste modelo o foco é auxiliar a equipe a como se organizar de acordo com a taxa de ocupação do hotel. 

O que não pode faltar no forecast hoteleiro 

Neste contexto, é importante elaborar o forecast dividido pelos segmentos do hotel, uma vez que cada um possui particularidades específicas. Nele, deve conter:

  • Datas importantes (feriados, férias, eventos na região, etc)
  • Room nights 
  • Diária média 
  • Receita de hospedagem 

Como fazer um forecast hoteleiro 

À vista disso, a previsão futura de demanda do seu hotel você pode ser feita:

  1. Manualmente, através de planilha no Excel utilizando sua base histórica de dados. É ideal que pelo menos uma vez por semana você atualize as informações para evitar erros.
  2. Automatizada utilizando softwares especializados em RM (Revenue Management System), método que traz mais agilidade, pois se o seu hotel já conta com um sistema ele estará sempre atualizado sem que você gaste tempo fazendo isso.

Falando em RM, dê o play e confira:

Métodos para elaborar um forecast hoteleiro 

Independente de utilizar o modelo manual ou automatizado, você pode avaliar os dados do forecast do seu hotel de três maneiras:

  1. Método histórico: no qual usa-se o histórico de 1 ou 2 anos do total de diárias e o tempo de permanência. Importante destacar que deve-se levar em consideração informações como feriados/períodos de eventos, além das tarifas cheias/promocionais.
  2. Método Booking: imagine que você está fazendo a previsão de demanda para uma sexta-feira, daqui 15 dias. Primeiro identifique qual a média histórica de pick-up das sexta-feiras com 15 dias de antecedência. Suponha que a média seja 40 room nights, adicione ao seu On The Books atual. Este é o número que você deve considerar para a data em questão.
  3. Método combinado: como o próprio nome sugere, ele mescla os dois métodos acima.

Essas são algumas dicas para aplicar o forecast em seu estabelecimento.

E você, como utiliza essa ferramenta no seu hotel? Compartilhe com a gente através dos comentários.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: