planilha-para-controle-de-hotel-gratis

Planilha para controle de hotel grátis

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Nós vivemos na era da informação e da velocidade. Consumidores conectados e ágeis requerem um atendimento que os acompanhe de forma eficiente e prática. O controle sistematizado do hotel é um forte aliado na missão de deixar hóspedes mais satisfeitos e fidelizados, e uma planilha para controle de hotel grátis pode te ajudar nessa tarefa desafiadora.

Sem contar com o fato de que ao adotar uma planilha para controle de hotel, por exemplo, o hoteleiro ganha tempo, agilidade e produtividade para focar seus esforços nas ações que realmente trarão resultados efetivos para o hotel.

A organização é fundamental em todo o tipo de empresa, e ela se torna ainda mais importante quando se fala em gerenciar uma grande quantidade de reservas.

A falta de um controle preparado para isso pode trazer vários problemas, a exemplo da insatisfação do hóspede, de possíveis overbookings e até mesmo o aumento da chance de perder reservas por não saber exatamente a disponibilidade do hotel.

E foi pensando nisso que elaboramos este artigo e, também, uma planilha para controle de hotel grátis, que você pode baixar clicando no link a seguir:

Baixar planilha para controle de hotel grátis

Através deste conteúdo você poderá conhecer algumas dicas de organização para gerenciar melhor o seu hotel, e poderá fazer o download de uma planilha para controle de reservas de hotel gratuita.

Vamos lá?

Como organizar seu hotel

A organização tem inúmeros benefícios e dentre eles estão:

  • Melhor gestão do tempo;
  • Diminuição do estresse;
  • Aumento da produtividade e agilidade de processos;
  • Economia no orçamento;
  • Facilidade para manter o asseio;
  • Aumento do tempo livre;

Desta forma, organizar e controlar o hotel requer alguns cuidados e atenção. Veja nossas 5 dicas para controlar suas reservas de maneira apropriada e direcionada para a realidade do hotel.

Dica nº 1) Tenha um playbook

O playbook pode ser um caderno físico que precisa ficar na recepção do hotel o tempo inteiro. Neste caderno devem ser anotadas todas as considerações importantes sobre hospedagens, hóspedes, serviços e produtos. Como por exemplo, uma anotação de uma restrição alimentar de um hóspede em específico. Toda a equipe deverá consultar o playbook constantemente.

Dica nº 2) Revise suas tarefas e reservas do dia

Tire alguns minutos para analisar como será o seu dia. Relembre as tarefas que precisa executar, as reservas que estão para entrar, quais devem sair e etc. Refresque sua memória para garantir que nada ficou de fora do seu dia.

Dica nº 3) Mantenha o ambiente limpo e organizado

Empilhe os papéis, encontre um local adequado para armazenar cada um deles e coloque etiquetas de identificação sempre que necessário. Não deixe todas aquelas fichas, recibos e extratos soltos na mesa ou acumulados no ambiente de trabalho. Um ambiente organizado inspira agilidade.

Dica nº 4) Separe as tarefas pessoais das profissionais

Na medida do possível separe o tempo para esses dois tipos de tarefas. Enquanto estiver no hotel foque nos processos do mesmo, pois um bom funcionamento e organização depende muito do hoteleiro e do exemplo dado a toda equipe.

Dica nº 5) Utilize uma planilha ou um sistema para controlar as reservas

Se você faz esse controle através de agendas, quadros, post it e etc, corre um grande risco de se perder nas informações. Além do que, existe a possibilidade de alguma reserva não ser registrada causando um overbooking que vai deixar o hóspede insatisfeito. Um gerenciamento informal também gera uma dependência sobre uma única pessoa, sendo que a sua equipe não vai poder inserir informações a todo o momento e ao mesmo tempo.

Leia também: Como administrar uma pousada de sucesso

Planilha para controle de hotel grátis

Não seria justo chegarmos até aqui falando sobre organização sem ajudar você a colocar em prática tudo que consideramos importante no controle do hotel. Sendo assim, você poderá fazer o download de uma planilha para controle de hotel grátis elaborada por nossa equipe.

Na planilha você poderá gerenciar hóspedes, reservas, mapa de reservas e fluxo de caixa. Para fazer o download clique no link abaixo.

Baixar planilha para controle de hotel grátis

Sistema ou Planilha

Vale destacar que toda e qualquer planilha de excel para controlar reservas, por melhor que seja, tem suas limitações. Além das limitações de dados você precisa gerenciá-la corretamente, sobre o risco de perdê-la caso aconteça algum problema no computador em que está salva.

Portanto o item indispensável na gestão hoteleira é o PMS – Property Management Suite, ou seja, um sistema para gerenciar suas reservas e o hotel como um todo centralizando as informações em um único lugar. Um sistema de gestão hoteleira, a exemplo do Hospedin, gera relatórios dinâmicos, atualizados e em tempo real com apenas um clique, o que pode ser um pouco mais trabalhoso com o uso de uma planilha de excel.

anúnciotestegratis-blue2

O que você não pode perder de vista é a necessidade de organização. Existem diversas formas de fazer isso e você deve encontrar aquela que melhor se adequa a realidade do hotel e da sua equipe.

Se você chegou até aqui é porque quer dar o primeiro passo rumo a um hotel mais organizado e eficiente através de um controle sistematizado das suas reservas. E isso é muito bom!

Leia também: 5 benefícios de automatizar o gerenciamento do seu hotel

Conta pra gente como você organiza suas reservas. Comente abaixo = )

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share:
Mais em Administração Hoteleira
Como montar uma pousada?

Muita gente sonha em montar uma pousada, viver perto da natureza e ter seu próprio negócio. Sonhos são...

Fechar