Quanto custa abrir uma pousada?

Quanto custa abrir uma pousada?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Abrir um negócio no Brasil é uma aventura e tanto. O futuro pousadeiro precisa querer muito e ter clareza sobre os desafios que vai enfrentar até ter seu meio de hospedagem próprio. Isso sem contar, quanto custa abrir uma pousada.

Foi pensando em esclarecer todas as dúvidas sobre o valor a ser investido para abrir uma pousada, que este artigo nasceu.

Apesar de ser burocrático abrir uma empresa no Brasil, os resultados de um trabalho feito com zelo e dedicação podem valer cada minuto e cada real investido.

Contudo, o aspirante a pousadeiro deve analisar detalhadamente quanto custa abrir uma pousada, para que as surpresas não batam na porta depois que a empreitada começar.

Se você está nessa fase e pretender investir no seu meio de hospedagem próprio, continue comigo até o final da leitura. Além de informar-se sobre o assunto, você vai ter acesso a um checklist detalhado de custos a considerar.

Suas dúvidas deixarão de existir até a última linha deste texto.

Quanto custa abrir uma pousada

Ao abrir uma pousada você precisa considerar dois aspectos importantes: os elementos tangíveis e os intangíveis.

Os elementos intangíveis dizem respeito a análise do ambiente, do perfil do hóspede, a localização da pousada, o seu perfil como pousadeiro e etc.

Já os elementos tangíveis, dizem respeito a todo bem material que você terá que adquirir para colocar a pousada para funcionar. Diversos itens precisam ser considerados e você precisa ficar atento aos detalhes.

Há pouco tempo atrás, nós lançamos um e-book gratuito detalhando todo o passo a passo de como montar uma pousada.

Você pode baixar o seu clicando aqui.

como-montar-uma-pousada

Para desenvolver o e-book, nós levantamos diversos custos necessários e chegamos a um investimento inicial de R$ 19.850,00, considerando a compra de somente um quarto, ou seja, esse valor aumentará conforme o tamanho da pousada que deseja abrir.

Ademais, o pousadeiro terá os custos com a abertura documental da pousada, que será em média R$ 700,00, e os custos para mantê-la funcionando mês a mês.

Assim sendo, é importante ressaltar que o pousadeiro não pode negligenciar essas informações ao decidir abrir seu negócio próprio sob pena de não ter fluxo de caixa para suportar a sazonalidade do mercado.

Dito isto, vamos ao checklist de custos a considerar.

Checklist detalhado de custos a considerar

Para lhe ajudar nessa missão, nós elaboramos um checklist de custos que você precisa considerar para abrir uma pousada.

Veja na imagem abaixo:

checklist-como-montar-uma-pousada

Para baixar o checklist gratuitamente, clique aqui.

Um plano infalível

Além do checklist, você vai pode contar com a ajuda de um outro documento importante: o plano de negócio.

Toda e qualquer empresa em fase inicial deve ter o seu próprio plano de negócio.

Desta forma, este é um documento que detalha as informações importantes e que devem ser consideradas na decisão de abrir uma empresa.

Nele são detalhados itens como:

  • Análise de mercado (concorrentes);
  • Matriz SWOT;
  • Plano financeiro (orçamento previsto versus faturamento previsto);
  • Estratégia de vendas e marketing;
  • Perfil do Hóspede;
  • Perfil da equipe hoteleira (onde encontrar mão-de-obra);
  • Lista de documentos necessários para abrir a pousada (alvará, licenças, regimento interno, política de cancelamento e etc.).

O plano de negócio não vai garantir que o empreendimento tenha sucesso. No entanto, ao tê-lo feito, o pousadeiro terá segurança sobre os próximos passos e clareza sobre quanto custa abrir uma pousada.

Se você decidiu, siga em frente

Depois de analisar todas as questões citadas acima e perceber que ser pousadeiro é o que você deseja afinal, coloque o plano em prática.

O primeiro passo para fazer acontecer é começar.

O mercado hoteleiro é cheio de surpresas e desafios, entretanto, é isso que faz com que os hoteleiros queiram entregar cada vez mais, serviços e produtos melhores, experiências inesquecíveis e um atendimento memorável.

De posse do conhecimento que você acabou de adquirir, invista tempo fazendo os levantamentos necessários para investigar a viabilidade do seu negócio e pensar em formas de torná-lo cada mais rentável.

Ser pousadeiro é desafiador, mas também, gratificante.

Então, se você decidiu, siga em frente.

Você também pode gostar de ler: Planilha de reservas para pousadas é a ferramenta mais indicada para sua gestão hoteleira?

Tem alguma dúvida sobre quanto custa abrir uma pousada? Deixa aqui nos comentários.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: