T

Turismo para melhor idade, incentivo que trará benefícios para sua pousada

A terceira idade é o grupo que mais viaja! Por quê?

Porque a maioria já se aposentou, possui boas economias e quer mais do que nunca, aproveitar as coisas boas da vida!

Viajar está dentre os hobbies preferidos desse público e pensando em atrair e também oferecer o que há de melhor para essa clientela – é que esse artigo foi desenvolvido!

O turismo para a terceira idade, movimenta receitas, trabalha em cima de um marketing diferenciado, que não apenas se importa com jovens, mas que também, se preocupa em oferecer o que há de mais excelente e motivador para esse perfil.

Não é novidade, que ao passar dos anos, a população envelhece – prevê-se que até 2025 haverão 22,9 milhões de idosos. Consequentemente o número de aposentados aumenta, e isso traz mais vantagens para quem possui uma pousada, já que significa que haverá maior quantidade de turistas, interessados em aproveitar tudo o que é disponibilizado e ofertado pelo local.

As necessidades desse público podem variar:

  • Eles podem viajar motivados pela busca de uma mudança de ambiente.
  • Eles podem viajar buscando repouso ou recreação.
  • Podem fazer turismo pelo desejo de ter maior conhecimento cultural.

Consequentemente, por terem mais tempo para viajar e maior estabilidade financeira, acabam também estendendo o passeio por mais tempo, aumentando assim, os rendimentos da pousada, já que gastarão mais – por quanto tempo permanecerem nela.

O que os clientes da melhor idade desejam de uma pousada?

  • Ambiente acolhedor.
  • Profissionalismo.
  • Recreação.
  • Qualidade do serviço.
  • Novidades e diversidades.

Cada cliente é único, mas apesar disso, a pousada pode sim, prestar um atendimento direcionado a este público, ações simples, tornam-se um atrativo, para que os hóspedes da terceira idade, se sintam confortáveis e bem-atendidos e assim desejem retornar algum dia.

Que benefícios sua pousada pode ter com a terceira idade?

Primeiro que sua pousada estará bem melhor equipada para receber pessoas dessa faixa etária, possuindo maiores qualificações e um atendimento diferenciado do comum.

Por exemplo, se um senhor de 70 anos tiver dificuldades de mobilidade, e sua pousada possuir todos os aparatos e apoios para que ele desfrute de uma viagem maravilhosa, qual a probabilidade desse mesmo cliente retornar?

99% mais vezes, que em uma pousada que não possui condições nenhuma de atender a esse perfil. Concorda?

Trata-se de ter sensibilidade de percepção e compreender que a população está envelhecendo e que o nicho hoteleiro deverá acompanhar essa realidade, fazendo tudo o que é possível para que os idosos possam ser estimulados ao turismo.

A baixa temporada é o pior período para os donos de pousadas, no entanto, é o preferido para a terceira idade, sendo assim, este é um bom motivo para investir nesse público, já que pode reverter a condição de uma pousada vazia, para uma cheia – nessa época. Dessa forma há diminuição dos impactos econômicos negativos da sazonalidade do local.

A rede hoteleira também tem melhores condições para atendimento. Ela se especializa, se torna mais forte e popular por fornecer serviços – que na maioria das vezes não é ofertado por nenhuma outra. Assim ganha o interesse e a fidelidade desses clientes.

Outro benefício é que atendendo a terceira idade, consequentemente, haverá maior qualificação na mão-de-obra – ou seja, os colaboradores poderão estar mais capacitados para atender bem essa demanda.

Estratégias para atração do público

A pousada pode fazer parceria com algum SPA, centros de lazer e saúde, e assim, além de promover um passeio diferenciado aos seus clientes, ainda pode lucrar com isso através de recomendações e encaminhamentos.

A pousada pode ter atendimentos que podem ser incluídos como serviços adicionais, exemplo:

  • Massagista.
  • Treinadora de yoga.
  • Nutricionista.
  • Médico ou enfermeiro

Se houver condições de prestar esse serviço sem adicionais de taxas, melhor ainda, mesmo que seja para entreter os hóspedes e deixá-los contentes com sua pousada!

Atividades recreativas, algum tipo de treinamento ou atividades de aprimoramento, podem ser colocadas em prática dentro da pousada, visando que a terceira idade, possa ter uma experiência positiva maximizada e que no final das contas, a viagem tenha valido a pena, para que em breve possam retornar para o mesmo local.

Exemplo de atividades: artesanato, passeios gratuitos, atividades físicas com personal trainer contratado pela pousada.

Como você pode ver, investir na melhor idade pode ser uma ótima solução de gerar melhores rendimentos ao seu negócio!

CategoriesTerceira Idade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Hospedin