A terceira idade é o grupo que mais viaja! Por quê?
Porque a maioria já se aposentou, possui boas economias e quer mais do que nunca, aproveitar as coisas boas da vida!
Viajar está dentre os hobbies preferidos desse público e pensando em atrair e também oferecer o que há de melhor para essa clientela – é que esse artigo foi desenvolvido!
O turismo para a terceira idade, movimenta receitas, trabalha em cima de um marketing diferenciado, que não apenas se importa com jovens, mas que também, se preocupa em oferecer o que há de mais excelente e motivador para esse perfil.
Não é novidade, que ao passar dos anos, a população envelhece – prevê-se que até 2025 haverão 22,9 milhões de idosos. Consequentemente o número de aposentados aumenta, e isso traz mais vantagens para quem possui uma pousada, já que significa que haverá maior quantidade de turistas, interessados em aproveitar tudo o que é disponibilizado e ofertado pelo local.
As necessidades desse público podem variar:
- Eles podem viajar motivados pela busca de uma mudança de ambiente.
- Eles podem viajar buscando repouso ou recreação.
- Podem fazer turismo pelo desejo de ter maior conhecimento cultural.
Consequentemente, por terem mais tempo para viajar e maior estabilidade financeira, acabam também estendendo o passeio por mais tempo, aumentando assim, os rendimentos da pousada, já que gastarão mais – por quanto tempo permanecerem nela.
O que os clientes da melhor idade desejam de uma pousada?
- Ambiente acolhedor.
- Profissionalismo.
- Recreação.
- Qualidade do serviço.
- Novidades e diversidades.
Cada cliente é único, mas apesar disso, a pousada pode sim, prestar um atendimento direcionado a este público, ações simples, tornam-se um atrativo, para que os hóspedes da terceira idade, se sintam confortáveis e bem-atendidos e assim desejem retornar algum dia.
Que benefícios sua pousada pode ter com a terceira idade?
Primeiro que sua pousada estará bem melhor equipada para receber pessoas dessa faixa etária, possuindo maiores qualificações e um atendimento diferenciado do comum.
Por exemplo, se um senhor de 70 anos tiver dificuldades de mobilidade, e sua pousada possuir todos os aparatos e apoios para que ele desfrute de uma viagem maravilhosa, qual a probabilidade desse mesmo cliente retornar?
99% mais vezes, que em uma pousada que não possui condições nenhuma de atender a esse perfil. Concorda?
Trata-se de ter sensibilidade de percepção e compreender que a população está envelhecendo e que o nicho hoteleiro deverá acompanhar essa realidade, fazendo tudo o que é possível para que os idosos possam ser estimulados ao turismo.
A baixa temporada é o pior período para os donos de pousadas, no entanto, é o preferido para a terceira idade, sendo assim, este é um bom motivo para investir nesse público, já que pode reverter a condição de uma pousada vazia, para uma cheia – nessa época. Dessa forma há diminuição dos impactos econômicos negativos da sazonalidade do local.
A rede hoteleira também tem melhores condições para atendimento. Ela se especializa, se torna mais forte e popular por fornecer serviços – que na maioria das vezes não é ofertado por nenhuma outra. Assim ganha o interesse e a fidelidade desses clientes.
Outro benefício é que atendendo a terceira idade, consequentemente, haverá maior qualificação na mão-de-obra – ou seja, os colaboradores poderão estar mais capacitados para atender bem essa demanda.
Estratégias para atração do público
A pousada pode fazer parceria com algum SPA, centros de lazer e saúde, e assim, além de promover um passeio diferenciado aos seus clientes, ainda pode lucrar com isso através de recomendações e encaminhamentos.
A pousada pode ter atendimentos que podem ser incluídos como serviços adicionais, exemplo:
- Massagista.
- Treinadora de yoga.
- Nutricionista.
- Médico ou enfermeiro
Se houver condições de prestar esse serviço sem adicionais de taxas, melhor ainda, mesmo que seja para entreter os hóspedes e deixá-los contentes com sua pousada!
Atividades recreativas, algum tipo de treinamento ou atividades de aprimoramento, podem ser colocadas em prática dentro da pousada, visando que a terceira idade, possa ter uma experiência positiva maximizada e que no final das contas, a viagem tenha valido a pena, para que em breve possam retornar para o mesmo local.
Exemplo de atividades: artesanato, passeios gratuitos, atividades físicas com personal trainer contratado pela pousada.
Como você pode ver, investir na melhor idade pode ser uma ótima solução de gerar melhores rendimentos ao seu negócio!