Pixel Meta

10 anos da Hospedin: uma década de compromisso com a hotelaria

Tempo de leitura: 11 minutos
09-04_capa-blog-jpg (2)

Você já parou para refletir qual é o valor da sua palavra? Quando você se compromete com algo, certamente procura conquistar e manter a confiança das pessoas não é mesmo?

É por este motivo que a palavra compromisso está no título deste artigo. Conteúdo este, que preparamos com muito carinho para contar a história da Hospedin ao longo desses 10 anos.

Ao falar da nossa jornada, desejamos inspirar cada leitor que passar por aqui, trazendo na memória muitas conquistas, desafios e aprendizados.

Então, nos próximos minutos, convido você a conhecer uma história real, feita de altos e baixos, mas vivida com valores muito sólidos e participações especiais que nos permitiram chegar até este momento de comemoração.

Vamos lá?

Começos são sempre desafiadores

O que você faria se tivesse que mudar os seus planos completamente? E se você abrisse mão de oportunidades certas para mergulhar em algo que, no fim, não deu certo? Parece complicado?

E foi isso que aconteceu com o Joelson, fundador da Hospedin, entre 2013 e 2014.

Com as malas prontas rumo a um intercâmbio no Canadá, recebeu a desanimadora notícia de que seu visto havia sido negado. A notícia desanimou, mas não o impediu de colher os frutos do que ele havia plantado alguns anos antes desse episódio.

joe-ceo-hospein

O Joe, nosso founder e atual CEO, tem como formação de base Sistemas de Informação. Essa escolha se deu por seu interesse e familiaridade com a lógica que existe na área da programação.

A decisão do curso foi certeira, pois o primeiro contato com a área de negócios de uma empresa foi na faculdade. Ou seja, não basta ter um super sistema, se ele não atende a uma dor real das pessoas.

Antes mesmo de ter o visto negado, o Joe já havia feito a sua primeira versão do que, anos depois, se tornaria o Hospedin. Isso porque, antes da programação, a hotelaria já tinha passado pela sua jovem jornada profissional.

Foi a mudança de planos que o fez investir todo tempo e dinheiro (que ainda restava) no sistema de gestão de reservas on-line

Mas os desafios do mercado de hotelaria, que ainda era tímido para a tecnologia, principalmente para um software hoteleiro em nuvem e por assinatura, se mostraram cada dia mais empenhados em desbancar a ideia.

Mas desistir nunca foi uma opção para o Joelson. Com um forte objetivo em mente, ele segue até os dias de hoje.

Por que o PMS Hospedin já nasce diferente dos outros?

gif-10-anos-hospedin

No dia 10 de abril de 2014, o Joe finalmente passa a ter um CNPJ. E com isso, nasce a primeira versão do PMS Hospedin.

Desta forma, iniciava a sua missão de tornar a tecnologia acessível para a hotelaria independente e simplificar a gestão das reservas.

Com a proposta de um PMS simples, fácil, acessível financeiramente e sem burocracia, foi ganhando espaço entre os pequenos e médios pousadeiros da região.

O Joe trouxe para o DNA do Hospedin, a facilidade de uso, e a simplicidade, fazendo com que o sistema fosse intuitivo e gostoso de trabalhar. Aliás, essa é uma premissa que ele defende até hoje.

Por aqui, você não vai encontrar sistemas complexos e cansativos.

Nossa ideia é tirar as barreiras de gestão do dia a dia do hoteleiro, para que ele tenha tempo de fazer o seu negócio crescer.

Surgem as primeiras barreiras para conquistar os clientes

Ao escolher a hotelaria independente como foco do seu trabalho com o Hospedin, o Joe, ainda sozinho na empresa, enfrentou as primeiras dificuldades. Uma delas era a questão da internet, justamente por termos aqui, um sistema totalmente on-line.

Visto como um benefício para muitos, ainda era uma questão que gerava dúvidas para outros.

Contudo, a barreira que fez a Hospedin sair da zona de conforto, foi a falta de gestão que os pequenos e médios hoteleiros viviam em seus negócios. Enfrentando a sazonalidade e a falta de pessoa engajadas, uma parte considerável da hotelaria independente não via condições financeiras e operacionais para ter um PMS.

Mas nós sabíamos que, na verdade, eles tinham sim!

E que essa decisão, mudaria o jogo na busca por um meio de hospedagem que se diferencia e cresce no mercado. Os hoteleiros só precisavam descobrir como fazer isso.

Nossa visão educacional

blog-hospedin-10-anos

Sabiamente, enquanto muita coisa ainda era pouco divulgada na internet e no Google, o Joe compreendeu que para o mercado hoteleiro enxergar valor na solução que ele apresentava, era necessário que o setor – muitas vezes caracterizado por uma gestão familiar e manualizada – fosse apresentado à gestão hoteleira como um todo.

E ainda em 2014 nasce o Blog Hospedin.

Hoje, um dos blogs com maior autoridade em conteúdos hoteleiros do país. Já são 500 artigos publicados até aqui e visualizados por quase 300 mil leitores.

Desta forma, cumprimos com o objetivo de capacitar cada dia mais o setor com conteúdos gratuitos e de qualidade.

Tais conteúdos, hoje em dia, ultrapassaram as páginas do blog para serem vistos, também no Instagram, no Youtube e no Spotify com nosso Hospedin Break.

Quem confia em nós

Mesmo quando ainda era só o Joe sendo uma “Eupresa”, o sucesso dos clientes já era uma prioridade.

Por isso, além de desenvolver o produto, cuidar da manutenção, processar pagamentos e emitir notas fiscais, ele mesmo fazia o atendimento dos clientes, zelando pela satisfação e resolução dos problemas de cada um deles. 

Quando a empresa cresceu, essa cultura foi transferida para cada novo membro do time.

Nos dias de hoje, nos orgulhamos de ver um nível de satisfação do cliente (NPS) sempre na zona de excelência e nosso indicador de atendimento batendo recordes de satisfação acima dos 98%.

Se eu contar para você que nós atendemos em média 300 conversas no mês, esse número fica ainda mais surpreendente, não é mesmo?

Desde então, a premissa de que o sucesso do nosso cliente é o nosso sucesso se fortaleceu e foi ganhando cada vez mais destaque e importância internamente. 

Não à toa, o time de Relacionamento com o Cliente é hoje o maior da empresa, e cada colaborador preserva e promove a nossa cultura de proximidade e relação ganha-ganha com nossos clientes. 

Perceba isso nos feedbacks que recebemos recentemente:

A Denise Goulart Campos, proprietária da pousada Marina Inn é nossa cliente desde 2015: 

“Sou proprietária de uma pequena pousada em Búzios, desde 2015. Na verdade, aquele espaço foi crescendo aos poucos. Era, antes disso, a minha casa, refúgio de lazer da família, mas o tempo foi passando e cada um passou  a ter seus compromissos e, de repente, fiquei com um espaço gigantesco, sem experiência, e muitas despesas. 


Foi quando tivemos a ideia de abrir uma pousada. Mas como organizar quartos, horários, financeiro, como fazer as reservas sem problemas? Conversando com um amigo, ele sinalizou a Hospedin para nos ajudar nesse início.


Entretanto, uma ajuda que era para ser apenas inicial  virou uma constante. Eles fizeram um enorme diferencial no meu pequeno negócio, e me deram um status de empreendedora. Percebo em outros colegas que não utilizam, a grande falta que um programa como o Hospedin faz.  Eu só tenho a parabenizar vocês, sou fã e não deixo vocês por nada!”

Fato é que a cultura de crescer junto com os nossos clientes está tão enraizada em nós, que muito da evolução do PMS, assim como os novos produtos lançados, aconteceu atendendo aos feedbacks dos nossos clientes.

Levamos suas opiniões tão a sério que temos um espaço dedicado a receber e gerenciar todas as sugestões de melhorias dadas por eles. 

É a partir das análises de viabilidade dessas melhorias sugeridas, que o trabalho do nosso time de Produto é norteado. Hoje em dia, não é mais o Joe quem programa. Contudo, ele segue a frente das principais decisões tomadas com relação a evolução dos sistemas e com relação ao desempenho das pessoas que dão vida às nossas ideias.

E por falar em time Hospedin…

Nossos valores TREE

Nós acreditamos que não se constrói um time fora da curva, sem uma cultura forte.

Neste sentido, os nossos valores também merecem destaque. Representados pelo acrônimo TREE (Transparência, Resultado, Esforço e Evolução), o usamos para fazer uma analogia à árvore (significado da palavra tree em inglês), pois acreditamos que no presente precisamos semear boas ações para que no futuro possamos colher resultados inimagináveis

E basta ler a história da Hospedin até aqui para perceber que, de fato, nossos valores estão impressos em cada página dessa jornada e para nós, eles são inegociáveis. Por isso os aplicamos em cada ação do nosso dia a dia.

Nossa lema é: Está com dúvida sobre o que precisa ser feito, lembre-se dos valores TREE!

As pessoas no centro da empresa

O Joe sempre teve clareza de que a única forma de um negócio prosperar e ser bem sucedido é priorizando as pessoas. Nesse sentido, dois pilares sólidos norteiam a empresa desde o início: o foco no cliente e a valorização do time. 

Volta e meia, o Joe solta uma das suas emblemáticas frases que traduzem muito a sua relação com o time: “Se você quiser chegar mais rápido, vá sozinho. Mas se quiser chegar mais longe, vá acompanhado.”

E foi exatamente isso que ele fez ao longo dos 10 anos de Hospedin. 

Uniu, valorizou e contribuiu para a evolução de cada colaborador do time. Como resposta a essa gestão tão humanizada, ele construiu um time fora da curva, com senso de pertencimento e que traz um olhar de dono para suas funções diárias, a fim de entregar seu melhor todos os dias.

Apesar, de por quase um ano o Joe ter caminhado sozinho nessa jornada, na primeira oportunidade que teve trouxe um reforço importante para o time. A Carol é a colaboradora mais antiga da empresa e do alto dos seus 9 anos conosco segue contribuindo com sua dedicação especial.

De lá para cá, nos orgulhamos em dizer que o time Hospedin é formado por profissionais que têm muita vontade de aprender e crescer com a empresa. Somos um time que faz o que precisa ser feito, buscando evoluir 1% todo dia para deixar a vida de milhares de hoteleiros ainda melhor.

Como diz mais uma das boas frases do Joe: “Se você não está fazendo a vida de alguém melhor, você está perdendo o seu tempo.”

Hoje somos uma empresa 100% remota

Sendo o Joe antenado com as mudanças do mercado, lá em 2014 ele trouxe para a realidade da Hospedin um formato de trabalho que só se popularizou no Brasil após a pandemia.

Sim, diferente do que muitos de nós imagina, a Hospedin nem sempre foi uma empresa com modelo de trabalho remoto.

Quando tudo começou e a empresa era composta apenas por Joe e Carol, cada um trabalhava da sua casa. Com o crescimento da Hospedin, o Joe identificou a necessidade de trazer novos integrantes para o time e pouco a pouco foram chegando muitos dos rostinhos tão conhecidos hoje em dia.

E foi assim que, de uma “Eupresa”, a Hospedin, passou a ter uma sede. A modalidade de trabalho se tornou presencial e a nossa equipe viveu muitos momentos marcantes por lá. 

O mercado de trabalho nos mostrou que era preciso expandir os horizontes e vivenciar novas experiências, com novas pessoas, sem que o espaço geográfico fosse uma barreira.  

E foi aí que a Hospedin migrou para o modelo 100% remoto, o famoso home-office.

Diferente de muitas experiências vividas durante a pandemia, em que o trabalho remoto foi “jogado no colo” das pessoas, aqui o trabalho remoto é fluído e funciona de verdade

Isso porque a decisão de se tornar uma empresa remota, veio acompanhada de todo um planejamento e preocupação em garantir que o time estivesse alinhado quanto às necessidades da empresa e capacitado para esse novo mindset de trabalho.

E foi graças a esse modelo de trabalho remoto, que hoje o nosso time é formado por 29 colaboradores (até o momento) trabalhando de diferentes partes desse mundão (é meus queridos, até de Portugal).

Essa transição foi uma resposta às necessidades de força de trabalho qualificada, o que agregou na produtividade e desempenho do time.

Crises nos deixam mais fortes!

Como foi dito lá no começo do artigo, é o compromisso com nosso cliente que nos move. Ou seja, são nos momentos de crise que colocamos à prova essa dedicação com o mercado da hotelaria e com as pessoas que estão ligadas à Hospedin.

Nesses 10 anos, muitos foram os tropeços, erros, produtos que não voaram, ideias que não saíram do papel e crises.

Mas dentro deste contexto, vale a pena destacar um movimento que nos orgulha demais!

A Liga Hoteleira

Entre março de 2020 e meados de 2021, o mercado vivenciou um cenário atônito, com hoteleiros paralisados, sem saber o que fazer para lidar com uma situação tão complicada, como foi a pandemia do Covid-19. 

Surge, então, uma necessidade de movimento do setor para superar a crise que, combinada ao entendimento de que juntos somos mais fortes e capazes de dar a volta por cima, dá origem a Liga Hoteleira

A iniciativa, startada dentro da Hospedin, reuniu profissionais e empresas do segmento com o objetivo de ajudar na recuperação do mercado, impulsionando hoteleiros de todo o país a saírem do amortecimento causado pela crise, por meio da execução de ações aprendidas durante mentorias voluntárias.

Uma das idealizadoras desse projeto incrível que mudou a hotelaria desde então, Jú Vieira, nossa atual Gerente de Marketing, explica como se deu a ideia:

“Queríamos pegar os hoteleiros pela mão e ajudá-los a melhorar sua gestão, mas sabíamos que seria impossível fazer isso sozinhos. Então pensamos: vamos juntar pessoas especializadas e oferecer ajuda personalizada, condizente com a realidade de seus negócios. Afinal, sabemos que quando o mercado cresce, todos crescemos juntos. A esperança de dias melhores não poderia morrer”.

Realizada em duas edições (2020 e 2021), a Liga Hotelaria coleciona números impressionantes: 

Ao todo, mais de 300 hoteleiros se inscreveram para receber suporte em áreas como marketing digital, processos operacionais, atendimento, vendas, gestão de pessoas, precificação, assessoria jurídica e contábil. 

Contabilizando mais de 100 horas de mentorias gratuitas dadas por mais de 25 profissionais

A Liga Hoteleira, na verdade, foi um grande presente para nós, pois tivemos a oportunidade de vivenciar mais de perto a realidade do hoteleiro independente, estabelecer novas relações, fazer conexões com profissionais excelentes e ainda fortalecer a nossa marca.

Mas os desafios da pandemia não pararam por aí! 

Além de ajudar o mercado a se recuperar, foi preciso que o nosso personagem principal da história, voltasse todo o seu olhar para dentro e encontrasse forma de, na prática, manter a empresa firme diante dessa realidade.

E foi com muita transparência, cautela, planejamento financeiro e gestão eficiente que o Joe nos conduziu a um caminho de muito trabalho, mas também de muita satisfação. Pois com o seu olhar humano sobre nós, conseguiu não apenas manter a empresa e todos os nossos empregos, mas também cresceu o time nesse período. 

Não foi fácil passar pela pandemia, mas ao nosso modo e ancorados aos nossos valores, a Hospedin tornou mais leve esses 2 anos desafiadores.

Os próximos capítulos desta história têm nomes

Antes de finalizar essa história não poderíamos deixar de falar dos nossos novos capítulos que já estão sendo escritos desde 2023.

arte-03-_1_

Após 9 anos de muito aprendizado e vivência no mercado de hotelaria e tecnologia, resolvemos dar mais um passo adiante na nossa jornada de democratização da tecnologia para o mercado hoteleiro e lançamos nosso Gestor de Canais e Motor de Reservas.

Trouxemos ferramentas hoteleiras que são aliada na gestão das reservas e que contêm o conhecido DNA da Hospedin: ferramentas fáceis de usar, suporte ágil, personalizado e humanizado com processo de implementação acompanhado de perto. Além de um dos melhores custos-benefícios do mercado.

De março de 2023 até agora, também já aprendemos bastante com os nossos novos produtos e todo esforço tem sido dedicado a capacitar o setor para essas soluções e aprimorá-los constantemente para que possamos oferecer à hotelaria o que há de melhor em tecnologia.

Você faz parte dessa história!

A melhor parte dessa história é que no mundo empresarial ainda somos uma pequena criança em fase de desenvolvimento. E mesmo neste estágio nos orgulhamos de cada passo dado nos últimos 10 anos.

Se você chegou até esse ponto da leitura é porque também faz parte dessa história. De alguma forma, você está conectado a nós. Obrigada! 💜

Com uma equipe fora da curva, sistemas hoteleiros que tragam simplicidade e uma cultura de sucesso do cliente, estamos ansiosos para os próximos 10 anos e além, onde continuaremos buscando excelência e liderança em nosso setor. 

Onde buscaremos honrar a confiança conquistada até aqui!

Solta o play para conferir um resumão desta história:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.