Pixel Meta

6 boas práticas de uso do gestor de canais para não ter problemas

Tempo de leitura: 5 minutos
boas praticas uso gestor de canais

Existem inúmeros benefícios em um Gestor de Canais ou como é chamado no setor hoteleiro, o Channel Manager. No entanto, somente possuir essa ferramenta no seu hotel não vai trazer o potencial de sucesso que ele possui.

O uso adequado da ferramenta com suas boas práticas pode alcançar o resultado que você sempre almejou no gerenciamento das tarifas e reservas do seu estabelecimento. Por isso, é fundamental conhecer bem o software e aproveitar todas as facilidades que ele pode te oferecer.

Neste artigo você vai aprender e aplicar as boas práticas de gestão do Gestor de Canais para obter bons resultados. Vai entrar em contato com as principais dúvidas apresentadas pelos hoteleiros sobre o software e entender os benefícios de usar o Channel Manager corretamente.

A importância do Gestor de Canais

O Channel Manager é um software que permite ao hoteleiro gerenciar as tarifas e disponibilidades de reservas, centralizando tudo em um só lugar. E não importa a quantidade de anúncios que se deseja fazer e nem mesmo os diferentes canais de venda online porque o gestor de canais abarca todo o gerenciamento.

Se o seu hotel ou pousada começar a anunciar em diferentes plataformas online para divulgação como Booking, Expedia, TripAdvisor, dentre outros, não será confortável e, muitas vezes viável, fazer o controle dos espaços para reserva de forma manual. Afinal, o processo vai ficando mais complexo e você precisará de ajuda para fazer a gestão das reservas, para isso serve um gestor de canais.

O uso do gestor de canais aumenta consideravelmente as chances de vendas dos quartos e acomodações. Com o controle em uma só tela e o gerenciamento adequado é possível evitar o tão temido overbooking, e, assim, a imagem do seu hotel não é manchada.

Benefícios proporcionados pelo Gestor de Canais

A centralização e o compartilhamento das informações sobre as reservas e os quartos vagos em tempo real, além da manutenção de todos os sites envolvidos, mantendo-os atualizados, é um dos maiores benefícios do software. 

Imagina ter que fazer isso tudo manualmente e através do extranet com 30 canais, por exemplo.

Veja esses benefícios que seu hotel terá ao ter um gestor de canais:

Automação das informações

As informações são automatizadas imediatamente em todos os canais de vendas, sempre vai haver uma nova atualização nas demais plataformas conforme as necessidades do administrador e, desde que ele informe o sistema. 

Vale lembrar que a atenção precisa ser extrema nessa hora, pois será gerada a informação para todos os locais de divulgação do seu hotel.

Paridade das tarifas

Alguns canais de reservas online não aceitam disparidade entre seus parceiros, isso quer dizer que a sua oferta deve ser igual em um canal como a plataforma Booking e também na Expedia, por exemplo. 

Lógico que se o mesmo quarto estiver sendo oferecido em duas plataformas e em uma delas estiver mais barato, a reserva será feita por ali. 

Isso pode até trazer multas e advertências para o seu hotel por parte dos canais de vendas.

Confira Paridade tarifária: como superá-la e de quebra fidelizar o hóspede

Parceria na baixa temporada

Lotar um estabelecimento de hospedagem localizado na praia no verão é uma tarefa relativamente fácil, não é mesmo? Mas e a baixa temporada? 

A boa prática manda criar uma estratégia tarifária bem feita com promoções e divulgar por meio do Gestor de Canais. 

A visibilidade e, consequentemente, reserva podem aumentar.

Tempo livre

O Channel Manager dá liberdade para os funcionários porque o tempo utilizado para atualizar as tarifas nos canais é reduzido. 

Com isso, o seu funcionário pode executar outras tarefas menos mecânicas e agregar valor aos serviços, principalmente no que diz respeito ao atendimento.

Consequências do mau uso da ferramenta

Adquirir um software com tantos benefícios e não o usar em sua potência máxima é um erro que deve ser evitado a todo custo. 

Isso porque se configura em perda financeira, além de trazer consequências ruins por não saber usar o channel manager, ou mesmo, fazer mau uso dele.

Por isso, é bastante importante que se tenha um treinamento por parte da empresa que vende o software para o seu hotel, bem como o suporte técnico necessário. 

Na hora de fazer a aquisição tenha atenção a esse quesito.

Ao usar o software de forma inadequada ou sem todo o seu potencial, tem-se as seguintes más consequências:

  • Descentralização de informações: muita coisa em vários lugares pode trazer confusão e má gestão das reservas;
  • Risco de overbooking: com a falta ou demora em informar todas as plataformas e canais de vendas, nos quais seu hotel está listado, pode acarretar a reserva de uma mesma unidade duas vezes.
  • Quartos ociosos: Ao liberar um quarto no check out e não colocá-lo automaticamente à venda, seu hotel perde já que terá uma acomodação ociosa.
  • Disparidade tarifária: caso não se saiba usar a ferramenta para equiparar as tarifas em tempo real, as informações desencontradas podem criar dúvidas sobre seu estabelecimento;
  • Falta de conhecimento de métricas e vendas por canal: é preciso acessar os relatórios que o software oferece para que, assim, sejam traçadas estratégias de vendas. 

6 boas práticas de uso do Gestor de Canais

Imagine a seguinte situação: seu estabelecimento adquiriu o Channel Manager e quer ver os resultados que ele é capaz de trazer para a gestão das suas reservas, dentre eles, mais organização, visualização e vendas. 

Isso vai acontecer se forem aplicadas as boas práticas de gestão do Channel.

1- Conheça sua ferramenta

O Gestor de Canais é um grande diferencial competitivo, principalmente por automatizar o seu serviço de reservas. 

Ele pode ser integrado ao PMS e ter muitos canais de venda conectados ao mesmo tempo. 

Com um bom treinamento, você e sua equipe podem descobrir todas as funcionalidades do software e se valer disso para as vendas.

Leia mais Características indispensáveis em um channel manager

2- Transfira a responsabilidade para outro funcionário

Às vezes o cansaço toma conta de qualquer pessoa, isso é normal. 

No entanto, alimentar o sistema gestor de reservas nesse momento pode trazer consequências ruins, como no exemplo de errar o número de quartos livres e ocasionar o overbooking. 

Por uma boa prática de uso do software, passe a responsabilidade nesse momento para outra pessoa.

3- Confira as disponibilidades entre seu PMS e o Gestor de Canais

O mapa de reservas de seu PMS é o pano de fundo para alimentar o Gestor de Canais. Até mesmo uma reserva balcão inserida no seu mapa, vai bloquear a disponibilidade do quarto automaticamente nos canais de venda. 

Por isso, crie uma rotina de conferência das disponibilidades entre seu PMS e seu Gestor de Canais e não deixe nada de fora.

4- Mantenha o seu mapa de reservas organizado

Não deixe para a última hora para inserir as informações e manter o seu mapa de reservas organizado conforme as reservas vão entrando. 

O ajuste das reservas na véspera de inclusão de mais quartos vai se tornar muito mais complexo, é ideal ir organizando enquanto ainda há quartos disponíveis para facilitar seu trabalho e evitar overbookings. 

5- Mantenha-se atento às notificações

A integração entre o Channel Manager e o PMS facilita a chegada com clareza das informações que são de uso diário para o seu hotel. 

Sempre que uma reserva vinda do canal de venda não puder ser feita no seu mapa, seja por erro de disponibilidade, erro do canal de vendas ou por simples reajuste, você receberá uma notificação em sua conta – funcionalidade apresentada pelo Channel Manager da Hospedin.

6- Cancelamentos devem ser feitos no canal de origem da reserva

Se a reserva foi cancelada no canal e ainda não saiu do seu mapa de reservas, você poderá contactar o suporte da ferramenta para que possam lhe auxiliar na remoção da reserva.

Esse artigo esclareceu sobre o uso do gestor de canais? Para aprofundar ainda mais e ter confiança na contratação do serviço, conheça o Channel Manager da Hospedin clicando aqui.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.