A importância da gestão financeira para sua pousada

A importância da gestão financeira para sua pousada

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Muitos estabelecimentos acabam falindo, não por culpa do produto ou serviço, mas sim, por que não possuem uma boa gestão financeira. Aliás, este é o principal motivo que leva a maioria das empresas a falirem hoje em dia.

Isso é mais comum do que se imagina! O problema se agrava ainda mais pela falta de visão ou compreensão sobre a importância do assunto.

Não importa se você está abrindo uma pousada agora, ou se ela já está aberta há anos. Se você passa por dificuldades financeiras, é bom estar atento a algumas situações e ações que necessitam ser realizadas diariamente, e não somente no final do mês.

É muito claro que, como um todo, o negócio precisa ser gerido de forma atenta e dedicada. Seja no atendimento prestado, ou nas finanças da pousada.

Limpeza e atendimento tem forte impacto, mas se suas finanças não estiverem controladas, é provável que sua pousada sofra de muitas formas.

Mas então, o que fazer para ter uma excelente gestão financeira da sua pousada?

Se liga nas dicas que preparamos para você:

Cada operação na “ponta do lápis”!

Você já contabilizou ou costuma contabilizar tudo que entra e tudo o que sai do caixa de sua pousada, ou sempre há aqueles gastos e investimentos que não estão sendo incluídos?

Tudo e exatamente qualquer coisa – deve ser contabilizado, por mínimo que seja. Você deve manter um relatório diário sobre essas despesas, precisou comprar margarina, precisou comprar o fardo de arroz para a cozinha da pousada? Então adicione isso e tudo o que for retirado do capital.

Isso não trará benefícios somente na questão de saber quanto ao todo você gasta em cada departamento da pousada – restaurante – limpeza – recepção e etc. Mas também lhe dará melhores indicadores sobre consumo de cada produto ou alimento, quantidades necessárias, tempo de reposição, e o que mais se consome e o que menos se usa, assim, ter um balanço mais pontual fica fácil.

Meu preço é realmente compatível?

Seu preço está acima, abaixo ou na média do ofertado? Você pode dizer quase que instantaneamente – “Está na média”! Mas será mesmo? Como você pode mensurar isso?

Primeiro é preciso alinhar dentro dos seus serviços todas as coisas que o envolve e todas as despesas compostas para essa oferta.

Quais são os custos envolvidos?

  • Energia.
  • Material de limpeza.
  • Alimentação.
  • Água.
  • Colaboradores.

Em cima disso, você deve inserir uma margem aceitável para obter retorno, ou seja, o lucro tão sonhado! Mas, sem fazer disso, um valor exagerado, do contrário acabará perdendo para a concorrência e terá a pousada mais vazia do que cheia!

E o melhor modo de saber se seu preço está acima ou abaixo da média é conhecendo o preço da concorrência, principalmente da sua região, se seu preço estiver acima, é hora de analisar porque os preços estão tão elevados, talvez seja bom mudar de fornecedores, conseguir maiores descontos com pagamento à vista e reduzir o uso de alguns materiais – como água sanitária ou detergentes. É claro que esse é apenas um exemplo do que pode ser feito!

Leia também: Como calcular a diária do seu hotel ou pousada

Dinheiro emprestado para despesas pessoais

De maneira alguma o capital da pousada deve ser usado para despesas pessoais, muitos empreendedores já tiveram seus negócios e hotéis fechados por não saber fazer um uso sábio desse dinheiro!

Da mesma forma seu dinheiro pessoal não deve ser usado para a pousada. O capital de giro do empreendimento pertence para as despesas e aplicações necessárias a serem realizadas no intuito de promover sustento e segurança para o negócio, misturar as coisas, sempre traz prejuízos e descontroles.

E os custos excessivos?

Você já sabe que tudo o que é custo, envolve dinheiro e despesas, mas o que você acha que dá para minimizar nesses gastos?

Uma boa gestão financeira envolve uma percepção aguçada de fatos, por exemplo:

  • É mais barato comprar água sanitária ou cloro?
  • Quanto posso diminuir no uso desse material?
  • Se comprar uma quantidade maior do fornecedor ele fornecerá mais desconto?

O que der para minimizar, ou conseguir com maior lucro, ótimo! Dessa forma você reduz as despesas e consegue manter a qualidade do atendimento, sobre um preço ainda interessante para ambas as partes – você e seu cliente.

Só o que não deve ser feito é sacrificar o que é essencial, pensando em lucrar ainda mais!

Outro conselho que pode ser dado tem relação com um software de gestão financeira, com certeza ele ajudará e muito na administração de suas finanças!

Gostou das dicas? Na sua opinião qual é o problema mais recorrente na falha da gestão financeira de uma pousada? Comente!

Até o próximo artigo, grande abraço!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: