Pixel Meta

O que é RMS e como se difere do PMS?

Tempo de leitura: 4 minutos
o-que-e-rms

Se você é proprietário de um meio de hospedagem ou faz parte do universo da hotelaria, já deve ter ouvido falar nos termos RMS e PMS, certo? Se sim, você sabe o que significam? 

Fazemos essa pergunta, porque é comum no nosso dia a dia escutar um termo ou nomenclatura diferente e não saber o que significa. E tudo bem, a gente descomplica esse amontoado de letrinhas e te explica tudo. 

Para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, conheça neste artigo a importância do RMS como ferramenta de gestão e como ele se difere de um PMS.

O que é RMS e qual a sua importância?

No contexto de hotelaria, Revenue Management ou RM está relacionado a estratégias para otimizar a receita através do ajuste dinâmico das tarifas de acordo com as condições de mercado e demanda.

Ou seja, a partir do conhecimento mais detalhado do padrão de consumo do cliente e com base na previsão de consumo futuro, é possível estabelecer estratégias de preços mais eficazes.

E é aí que entra o RMS ou Revenue Management System, que trata-se de um sistema de gerenciamento de receitas que opera lado a lado com o profissional de RM. 

Este sistema tornou-se sinônimo de produtividade e eficiência, já que ele otimiza o tempo e o dinheiro gasto nas operações do revenue management, facilitando em 100% essa gestão. 

Benefícios de se utilizar o RMS

A seguir, confira 4 benefícios na prática ao considerar utilizar este sistema: 

Otimização de receita

O RMS permite maximizar a receita ao ajustar seus preços com base na demanda e na disponibilidade.

Essa precificação dinâmica significa que você pode oscilar as suas diárias durante períodos de alta e baixa demanda com mais assertividade

Mais rentabilidade 

O RMS também ajuda a identificar oportunidades de cobrar mais por determinados serviços adicionais ou pacotes promocionais.

Assim, ao definir preços estratégicos, é possível aumentar sua margem de lucro.

Adaptação às flutuações do mercado

As demandas do setor hoteleiro estão sempre mudando, e o RMS permite que você ajuste sua estratégia de preços de acordo com essas mudanças.

Ao avaliar dados e tendências, você pode realizar uma análise preditiva e tomar as melhores decisões para se manter competitivo no mercado

Conhecimento profundo dos clientes 

Ao implementar o RMS, você coleta dados valiosos sobre seu público-alvo, como preferências de reserva, comportamento de compra e padrões de consumo.

Essas informações podem ajudá-lo a segmentar o mercado e personalizar suas ofertas, criar promoções direcionadas e melhorar a experiência do seu hóspede.
Como visto, implementar as práticas de RM alinhado ao uso do RMS pode trazer benefícios significativos para sua hospedagem! 

Principais desafios enfrentados com o RMS

Agora que você já sabe o que é um Revenue Management System, precisa estar ciente que essa ferramenta enfrenta desafios na hotelaria devido à natureza dinâmica do setor e à complexidade envolvida na gestão de preços. 

A seguir, conheça alguns dos principais desafios:

  • Flutuações na demanda: a demanda por acomodações pode variar significativamente devido a fatores sazonais, eventos locais e outros elementos imprevisíveis, tornando desafiador prever e gerenciar essas flutuações.
  • Concorrência intensa: o setor hoteleiro é altamente competitivo, por isso é importante estar atento às ações estratégicas de preço dos concorrentes para não impactar na gestão das receitas.
  • Diversidade de canais de distribuição: os meios de hospedagem costumam utilizar uma variedade de canais de distribuição, como plataformas de reserva on-line, agências de viagens e venda direta, e coordenar e otimizar os preços em todos esses canais pode ser um desafio constante. Nesse sentido, optar por um Channel Manager Hospedin pode ajudar a facilitar o controle, já que com a ferramenta é possível gerenciar as tarifas e disponibilidades das reservas anunciadas em diversos canais de venda
  • Complexidade nas estratégias de preços: desenvolver estratégias de preços eficazes, considerando diferentes segmentos de mercado, pacotes, descontos e promoções, pode ser complexo e exigir uma compreensão profunda do comportamento do consumidor.
  • Feedback dos hóspedes e reputação on-line: a reputação on-line e o feedback dos clientes têm um impacto significativo. Avaliações negativas podem afetar a demanda e influenciar nas decisões de precificação.
  • Treinamento da equipe: a falta de compreensão e treinamento adequados sobre as práticas de RMS pode ser um desafio, então é indispensável que a equipe esteja a par e bem informada sobre a implementação de estratégias eficazes.

Se você tem dúvidas sobre precificação, cálculo de diárias e como definir um preço que cubra os custos e gere lucros, a nossa Calculadora de Diárias Hospedin é o material que você precisa. 

Diferenças essenciais entre RMS e PMS

Você já entendeu o que é e como funciona o RMS. Mas, em que, de fato, essa ferramenta se difere do PMS? 

O Property Management System, ou PMS, trata-se de um sistema de gestão hoteleira, cujo principal objetivo é proporcionar uma gestão mais eficiente para o hoteleiro e seus funcionários, através da organização e centralização das operações da hospedagem. 

E quais as diferenças entre essas duas ferramentas?

O RMS concentra-se na análise de dados financeiros, previsão de demanda, estratégias de precificação dinâmica, controle de inventário e ajuste de tarifas para otimizar as receitas.

Opera como braço direito do profissional de RM.

Já o PMS tem o foco nas operações diárias da hospedagem e no gerenciamento de informações, como acesso a todas as reservas, entrada e saída dos hóspedes, check-in on-line, dados dos clientes, registros de pagamento, agilidade no atendimento e muito mais.

Seria o braço direito do hoteleiro/pousadeiro e sua equipe

Em resumo, ambos os sistemas desempenham papéis complementares e indispensáveis para o sucesso geral do estabelecimento quando utilizados eficientemente. 

Se você deseja mais tranquilidade e eficiência na gestão da sua hospedagem, conheça o PMS Hospedin e potencialize seus resultados. Clique aqui e peça seu teste grátis por 10 dias! 

banner-depoimento-cliente

E você, utiliza o RMS e PMS na gestão da sua pousada ou hotel? Deixe sua experiência nos comentários!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue aprendendo

Suporte

Atendimento de segunda à sexta-feira das 09h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00.
Copyright © Hospedin - Todos os direitos reservados
Ao usar o Hospedin, você concorda com nossa Política de Cookies.