Acessibilidade na Hotelaria: Como atrair mais hospedes para o seu hotel

Acessibilidade na Hotelaria: Como atrair mais hóspedes para o seu hotel

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Idosos e pessoas com deficiência movimentam a economia e buscam por lazer. Confira porque é importante estar atento a acessibilidade na hotelaria e o que pode ser feito no seu hotel ou pousada.

Os números não mentem. De acordo com o Censo de 2010, no Brasil, 45 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência, sendo que, a deficiência visual foi a mais apontada seguida das deficiências motoras. E para completar, metade dessas pessoas está trabalhando, ou seja, gerando renda e movimentando a economia.

Além disso, existe um outro público que cresce consideravelmente e merece a atenção dos hoteleiros: os idosos. O público de terceira idade necessita de ambientes que tenham o mínimo de preparo para recebê-los. Apesar de estarem mais ativos, os idosos podem apresentar algumas limitações, principalmente, para locomoção.

O seu hotel ou sua pousada estão acessíveis para receber este público?
Além das várias vantagens existentes, a acessibilidade é amparada por lei.

Então, porque é importante estar atento a acessibilidade hoteleira?

Reforço da imagem do seu hotel

Assim como a sustentabilidade, a acessibilidade na hotelaria é muito bem vista pelas pessoas em geral. Essa é uma oportunidade para mostrar que seu estabelecimento tem uma preocupação social e está engajado para receber todos os hóspedes, sem restrições.

Aumento da renda e da taxa de ocupação

Normalmente, o público de PCDs – Pessoas com Deficiência e de idosos viaja a lazer acompanhado da família, amigos ou parentes. Se você está pronto para recebê-los, receberá também os hóspedes adjacentes. E esse será um público promotor do seu hotel ou da sua pousada.

Acessibilidade na hotelaria é amparada por lei

Existem leis e normas que buscam garantir a acessibilidade às pessoas com deficiências.
Tais regulamentações expõem questões relacionadas à estrutura física, sinalizações, mobiliário, circulação entre outros.
Confira a lei de Acessibilidade na íntegra clicando aqui

Quando se fala em acessibilidade logo se pensa naqueles sanitários cheio de corrimões e móveis que mais lembram um hospital. Mas, essa realidade vai muito além dos quartos e dos banheiros, que precisam ser aconchegantes e acessíveis ao mesmo tempo.
Abrangem as rampas, sinalizações externas e internas, alarmes de emergência, elevadores adaptados, estacionamento e calçadas adaptados, balcão de atendimento acessível, entre outros.

Até porque, de pouco adianta ter uma piscina linda ou um restaurante super atrativo se as pessoas têm dificuldades de chegar até eles.

Uma pesquisa realizada esse ano com os clientes do Hosped.in confirmou que 90% dos hoteleiros e pousadeiros investiu na modernização da estrutura física em 2016. Esse indicador demonstra que é comum investir na estrutura física anualmente, nos períodos de baixa temporada, e esse pode ser o momento e a oportunidade para executar pequenas melhorias de acessibilidade e trazer esse público promissor até o seu hotel.

Nos comentários abaixo, conte para nós, como você se mantém atento a esse público que cresce a cada dia.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
Share: